domingo, 17 de junho de 2012

MOTIVAÇÃO – DE ONDE VEM ESSA FORÇA?

Pessoas se automotivam quando descobrem algo que desejam muito e queiram conquistar, portanto, as pessoas não são motivadas umas pelas outras.


A motivação é uma força que se encontra no interior de cada pessoa e que pode estar ligada a um desejo. Uma pessoa não consegue jamais motivar alguém; o que ela pode fazer é estimular a outra pessoa. A probabilidade de que uma pessoa siga uma orientação de ação desejável está diretamente ligada à força de um desejo”.


Devemos lembrar que, antes de ser racional, o ser humano é, por função da sua própria natureza e existência, emocional.


Cada um de nós fazemos as coisas por motivos diferentes e as necessidades que justificam esses motivos podem e normalmente mudam ao longo da vida, sendo assim, aquilo que motiva alguém hoje, pode não motivá-lo num momento diferente.


Mas, afinal, o que é motivação? 
Como sentir-se motivado? 
Como fazer uso do entusiasmo para enfrentar as dificuldades cotidianas?


A resposta está na própria palavra. Motivação é o MOTIVO para a sua AÇÃO. É a razão pela qual fazemos o que fazemos. A motivação origina-se um desejo, quanto mais intenso e claro for este desejo, maior será a motivação. Frases motivadoras, palestras, livros de autoajuda contribuem muito para que as pessoas saiam da zona de conforto, mas eles não criarão nas pessoas o(s) desejo(s) que precisam para se sentirem verdadeiramente motivadas.


Pessoas se automotivam quando descobrem algo que desejam muito e queiram conquistar, portanto, as pessoas não são motivadas umas pelas outras.


Então como motivar colaboradores?


A primeira e mais desafiadora das etapas, é descobrir quem exerce os papéis de protagonistas, coadjuvantes e figurantes. Pode-se definir como protagonistas, os indivíduos que, encontrarão por si seu próprio caminho e cuidarão da própria automotivação. Os coadjuvantes necessitam de permanentes estímulos, pois são susceptíveis e facilmente influenciados pelas ocorrências externas. Quanto aos figurantes, pouco se pode esperar. São pessoas que dizem “o que Deus me der está bom”. Segundo Max Gehringer, “nas empresas existem três tipos de colaboradores. O bom, o ruim e o bonzinho. Dia mais, dia menos, o ruim vai para fora e o bom vai para cima. Mas, o bonzinho continua sempre no mesmo lugar”.


A partir dessa consciência, pode-se começar a pensar em um programa transformador. O PCM – Programa de Concretização de Metas é uma das excelentes alternativas. Trata-se de um programa customizado de como a organização pode atingir grandes resultados ajudando seus colaboradores a realizar suas aspirações pessoais.


À medida que a empresa vai atingindo resultados, os colaboradores vão sentindo que seu trabalho trouxe frutos positivos e que são partes integrantes da estrutura e passam a trabalhar com mais empenho. Todo mundo gosta de ver resultados, principalmente quando sabem que tiveram alguma influência nele.

"Se não for por seu talento, crie as oportunidades por sua intensa vontade.

Palestrante, coach, gestor e consultor empresarial com mais de trinta anos de experiência nas áreas comercial e gestão de pessoas liderando equipes multiprofissionais em empresas de todos os portes.

Ministra palestras desde 1983.

Autor do livro "Pensamentos. Criando novas ideias, inovando e aplicando à vida" e diversos artigos sobre gestão de pessoas, empreendedorismo, motivação, educação financeira, entre outros. Criador do PCM - Programa de Concretização de Metas.

Conhecido e reconhecido como “O PALESTRANTE QUE TRANSFORMA”, aborda temas polêmicos e reflexivos com uma visão diferenciada causando positivas e profundas transformações em todas as pessoas que participam de suas palestras e treinamentos.

Fonte: Articulista do portal TI Especialistas.
Colunista do portal Jundiaí Online.

Hasta  la vista, Baby!!!

sábado, 9 de junho de 2012

10 sugestões para valorizar os canais de comunicação interna

Muitas empresas fazem investimentos significativos nos canais de comunicação interna, com o objetivo de estreitar o relacionamento com os colaboradores e evitar que ruídos tomem conta dos corredores e comprometam o clima organizacional. Isso, obviamente, fortalece a gestão e se torna um diferencial estratégico. Contudo seja qual for o veículo de comunicação utilizado pela empresa, esse não pode ser apenas considerado um espaço onde as informações corporativas serão simplesmente "reunidas". É preciso que exista um diferencial, um conteúdo que seja rico e que atraia a atenção e a fidelização dos leitores, que nesse caso, são os funcionários. Confira abaixo, dez sugestões que podem enriquecer os canais de comunicação interna da sua empresa.

1 - Carta ou Espaço para Alta Direção. Se a empresa optar por um periódico, seja impresso ou virtual, é relevante que a diretoria aproveite esse espaço para enviar uma mensagem aos seus profissionais. Isso fará com que a diretoria aproxime-se dos diversos níveis hierárquicos que nem sempre tem chance de manter contato. Isso demonstrará aos leitores, no caso os colaboradores, a importância que eles têm para a sempre se manter próxima do leitor (colaboradores) e demonstrar a importância deles para a companhia.

2 - Como já é do nosso conhecimento, muitas empresas e profissionais renomados já se viram envolvidos em situações delicadas porque não tiveram a preocupação de manter uma comunicação clara e objetiva com o ambiente corporativo. Como consequência, rumores e fofocas ganharam proporções que poderiam ter sido evitadas. Os veículos de comunicação interna devem ser usados para divulgação de informações que relacionadas à empresa e que envolvam diretamente os colaboradores. Por exemplo, se um profissional do alto escalão ou alguém que tenha um poder de influência diante dos demais precisou ausentar-se por um motivo pessoal, informe que brevemente o colega voltará às suas atividades brevemente. Evite, por exemplo, que alguém aproveite a situação para fantasiar que ocorreu uma demissão sem justa causa.

3 - Para que um canal de comunicação torne-se atrativo, ele precisa ter uma linha editorial que venha atender não apenas às expectativas da empresa, mas também às necessidades dos funcionários. Se a organização estimula a conquista de metas com premiações, deve-se valorizar essa ferramenta para junto aos profissionais. Se as premiações forem semestrais, deve-se enfatizar como é possível que cada um torne-se um candidato para conquistar uma viagem, um bônus ou qualquer outro diferencial oferecido pela empresa.

4 - A responsabilidade social das empresas não serve apenas para trabalhar a imagem da instituição junto à população ou aos stakeholders, mas também ao público interno. Por esse motivo, caso a companhia invista em ações dessa natureza, informe aos colabores e como esses, por sua vez, podem tornar-se voluntários de algumas ações. Estimule a participação dos funcionários.

5 - A empresa está prestes a passar por um momento de mudança, graças à implementação de um programa interno? Os canais de comunicação interna são ótimas ferramentas de divulgação para que novos programas ganhem um reforço junto à quebra de resistência dos funcionários. Quanto mais as inovações forem esclarecidas e desmistificadas, mais chances o processo terá chances para alcançar o êxito esperado.

6 - Mantenha a Agenda do seu veículo sempre atualizada. Isso vale para a divulgação de treinamentos, eventos comemorativos, entre outros. Lembrando de informar corretamente as datas, os horários e os locais onde ocorrerão os mesmo. Dessa forma, os colaboradores poderão programar-se com antecedência e aproveitar as oportunidades seja essas de desenvolvimento ou de lazer.

7 - A empresa apareceu na mídia? Recebeu alguma premiação que a faz se diferenciar da concorrência? Faça os colaboradores terem orgulho de integrarem essa equipe e terem a certeza de que essas conquistas também são resultado da soma de esforços, de um trabalho em equipe. Faça referência de em qual veículo externo de comunicação a organização ganhou destaque (jornal, TV, rádio ou internet). Se possível, para esse último, divulgue link para que as pessoas possam acessar o conteúdo.

8 - Utilize o espaço dos canais de comunicação interna para resgatar os principais fatos que marcaram a história da empresa através de fotos ou textos. Valorize a cultura organizacional, reforçando sempre a missão, a visão e os valores corporativos.

9 - Sempre é bom quebrar um pouco da "informalidade" dos canais internos, para torná-los mais atraentes para os leitores. Lógico que dedicar espaço significativo sobre a empresa é relevante, mas criar um "Espaço do Funcionário", pode se tornar um plus para cativar os leitores. Nessa parte do informativo, pode-se dar abertura para os profissionais que foram destaque do mês, entrevistas com aqueles que participam de competições esportivas e conquistaram títulos, os que possuem algum dom para pintura, esculturas, artesanatos. Valorizar esse lado dos profissionais ajuda a humanizar a empresa, além de estimular essas pessoas a continuarem a acreditar em seus próprios talentos. Aniversariantes do mês também são bem-vindos nessa dos informativos.

10 - Outro diferencial que pode atrair os leitores e que sempre agregam valor aos canais de comunicação interna são os temas genéricos e de interesse não relacionados apenas ao negócio como, por exemplo, a importância de manter uma alimentação saudável, praticar esportes, deixar de fumar, realizar check-upsperiódicos, educação financeira, entre outros. Dessa forma, o veículo também fará uma prestação de serviço valiosa a todos os profissionais.


                                                               Fonte: Patrícia Bispo - RH PORTAL

Hasta la vista, Baby!!!!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O que fazer quando alguém resolve sabotar a sua carreira?

Você se considera um bom profissional. É comprometido, se dedica, trabalha intensamente, mas nada - nunca - acontece. Não recebe aumento de salário por desempenho, não obtém nenhuma promoção, sempre recebe feedbacks negativos e tudo que consegue ver é sua carreira patinando.


Se as coisas não estão fazendo sentido para você, é possível que esteja deixando de considerar um fato importante, o de alguém tentando sabotar seu desenvolvimento. De acordo com a consultora de gestão estratégica da Leme Consultoria, Márcia Pereira, a competitividade no mercado de trabalho, muitas vezes, motiva alguns profissionais a limitarem o crescimento de outros.


A lógica é simples, jovens de 24, 25 anos querem ser gerentes, querem promoções meteóricas, e, para isso, nem sempre se importam em passar por cima de tudo e todos. Cabe ao profissional que está enfrentando essa situação saber lidar com isso, ou fatalmente perderá sua motivação no trabalho.


A sabotagem

A sabotagem acontece quando um ou mais membros da equipe deixa de passar informações, justamente àquelas informações necessárias para que você faça seu trabalho e entregue resultados. Nesse caso, o profissional tem que tomar cuidado.


Além disso, é importante observar que uma equipe tem que mostrar resultados como um time. “Se um profissional começa a se destacar demais, sozinho, é um grande sinal de que algo está errado”, avalia Márcia. “A equipe tem que se destacar como um todo, pois o trabalho é em conjunto”.


É assim que o profissional começa a identificar que algo está errado. Ou seja, quando, de um lado, por mais que ele se esforce, não obtém resultados e, por outro, outros profissionais se destacam isoladamente. “Essa situação não é incomum no ambiente corporativo. Diversas pesquisas de clima já sinalizaram que isso acontece com bastante frequência”.


Competitividade acirrada

Mas, por que profissionais sabotam os outros? De acordo com a consultora, os principais motivos são dois. Primeiro, por conta da alta competitividade de mercado, aonde jovens querem ser gerentes e acreditam que só vão conseguir tal promoção através de tais comportamentos.


Em segundo lugar, está o desvio comportamental. “É uma questão cultural; por conta da sua educação ele se torna uma pessoa assim, sem caráter”, diz Márcia. Lembrando que competição é algo positivo no ambiente profissional, “a competição natural é bem vinda”, diz Márcia. O problema é quando ela prejudica os outros.


Pois bem. Depois de identificar que as razões para não estar progredindo na carreira advém de outros profissionais, o que fazer? A sugestão é tentar se aproximar deles. “Se você quer ficar na empresa, use usa inteligência emocional e conquiste o cara”, diz a consultora.


Mas se suas investidas não surtirem efeito, “se promova para o mercado”, aconselha Márcia. A ideia é buscar posições nas quais você possa crescer, evitando a perda de motivação no trabalho e na carreira.

Fonte:Viviam Klanfer Nunes -Infomoney

Hasta la vista, Baby!!!!!

sábado, 2 de junho de 2012

A equipe é a alma do negócio

Liderar uma empresa exige bem mais do que ser um bom empreendedor ou administrador. O líder precisa de uma equipe de trabalho com a qual realmente possa contar. Um pré-requisito para isso é aprender a transmitir, ouvir, sensibilizar, respeitar, cobrar e motivar. Tudo na dose e tempo certos. Um desafio e tanto.

As empresas que se propõem a prestar um serviço diferenciado devem obter da equipe muito mais do que apenas as horas de trabalho. Precisam conquistar a alma e o coração de cada colaborador. É a partir desta entrega que os diferenciais se revelarão na forma de novas ideias ou na busca permanente de melhorar as atividades rotineiras, com mais agilidade e qualidade.

Não existe uma fórmula padronizada para que a empresa consiga este nível de comprometimento das pessoas. Mas, certamente, quanto mais os colaboradores estiverem próximos dos objetivos finais do negócio, maiores serão as chances de sucesso deste conceito. Boa remuneração, segurança e benefícios não podem ser esquecidos, mas certamente não são somente eles que tornarão uma equipe unida e diferenciada.

As pessoas precisam se sentir efetivamente participantes do processo e, para isso, precisam conhecer o mercado, os clientes, os números da empresa, os demais players etc. Ou seja, os colaboradores precisam ser cobrados a sair da rotina para se desenvolverem e se tornarem pessoas de negócios. Sem essa motivação, a empresa será igual a tantas outras.

Como gestor há 16 anos de uma empresa de tecnologia e serviços, conheço, de fato, a importância de uma equipe diferenciada para a evolução dos negócios. São eles que estão em contato direto com cada processo, problema e oportunidade. Se tiverem a visão ampliada e se sentirem convocados a participar, certamente terão as melhores propostas para cada assunto. Pessoas que não mostram interesse por este papel não têm espaço em nossa equipe.

Para os líderes, sugiro que tragam os colaboradores para dentro do negócio. Não estabeleçam nenhuma meta e não definam nenhuma ação sem contar com a participação de parte representativa da equipe. Desta forma, todos se sentirão responsáveis por qualquer decisão que seja tomada e você poderá dizer que lidera uma empresa diferenciada.

Fonte: Rafael Rojas Filho, 
sócio e diretor comercial da Target Solução em Distribuição

Hasta la vista, Baby!!!