Administração
By Guia do Estudante
Administrar significa ter de determinar uma direção o tempo todo: onde investir, quem contratar, que posicionamento adotar no mercado, como promover a organização e escolher os parceiros ideais. "Nessa profissão, seja em organizações públicas ou privadas, é necessário tomar decisões constantemente. Por isso, não basta o bom senso, é preciso preparo, conhecimento e determinação", diz Leandro Vieira, diretor do portal Administradores Negócios Digitais, site voltado para a área de administração e negócios.
O profissional trabalha em praticamente todos os departamentos de uma organização. É responsável pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia da companhia e gere recursos financeiros, materiais e humanos. Conduz as relações entre a empresa e os funcionários, cuida dos processos de admissão, treinamento e demissão. Organiza planos de carreira e programas de benefícios. Outra possibilidade é atuar no controle dos estoques de matéria-prima e insumos, gerenciando os processos de compra. No setor financeiro, opera nas áreas de custos, orçamentos e fluxo de caixa. Pode se envolver, ainda, com a publicidade e o marketing. O administrador trabalha em diversos setores - de hospitais, fábricas e escolas a organizações não-governamentais, empresas públicas e aquelas dedicadas ao comércio eletrônico.
MERCADO DE TRABALHO
O campo de trabalho é amplo: cerca de metade dos cargos de uma empresa é para funções administrativas. Mas o mercado é muito competitivo. Aproximadamente 2 milhões de estudantes formam-se por ano, e não há vagas formais para absorvê-los. Ainda existe a concorrência de graduados de outras áreas que fazem especialização ou MBA e conseguem emprego em Administração.
Apesar disso, o mercado de trabalho para administradores no Brasil está crescendo junto com a economia. Grandes companhias estão ampliando seus quadros de funcionários, e as empresas familiares se profissionalizando e buscando candidatos com boa formação para fazer parte de seus quadros. "Empresas que tradicionalmente contratavam apenas profissionais de áreas técnicas, como Engenharia e Química, por exemplo, começam a perceber a necessidade de preencher cargos administrativos e de negócios, como compras, logística e marketing, com os formados na área e dotados de visão estratégica", afirma Marcos Amatucci, diretor nacional dos cursos de graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo.
Como a atuação do administrador é bastante ampla, esse profissional se faz necessário em todo tipo de empresa (fabril, comercial, serviços, agronegócio) e em praticamente todas as áreas, desde a comercial, passando por logística, financeira e compras, até recursos humanos. A região Centro-Oeste apresenta o mercado que mais se expande. Os principais empregadores estão no setor de agronegócio, em cidades como Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de empresas que oferecem programas de trainee, enquanto o setor público tem vagas em todo o país.
$ Salário médio inicial: R$ 1.800
O CURSO
Uma resolução do MEC, datada de 2005 e que passou a vigorar em 2007, estabeleceu que as linhas de formação específicas nas diversas áreas da Administração não podem constituir uma extensão ao nome do curso. Isso significa que as várias ênfases ou habilitações de Administração, como administração financeira ou de recursos humanos, devem constar apenas no projeto pedagógico do curso.Em geral, os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O curso dura, em média, quatro anos, e o dia-a-dia não se limita às aulas expositivas. O aluno cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso, além do estágio supervisionado.Outros nomes: Ciên. Ger. e Orçamentos Contábeis; Ciên. Imob.; Gestão de Coop.; Gestão e Comun. Empr.; Gestão e Empreended.; Log.
O QUE VOCÊ PODE FAZER
Administração de empresas: Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.
Administração esportiva: Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.
Administração financeira: Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.
Administração hoteleira: Gerenciar hotéis, flats, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.
Administração hospitalar: Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.
Administração de produção: Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.
Administração pública: Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.
Administração de recursos humanos: Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão-de-obra.
Administração rural: Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.
Administração do terceiro setor: Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.
Auditoria: Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.
Comércio exterior: Administrar e planejar negociações de compra e venda com empresas do exterior.
Controladoria: Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.
Empreendedorismo: Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.
Gestão ambiental: Planejar, desenvolver e executar projetos para a preservação do meio ambiente.
Gestão de qualidade: Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias. Coordenar programas que melhorem a qualidade de vida de funcionários e clientes.
Logística: Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos-de-venda.
Marketing: Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.
Peritagem: Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia-a-dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.
Sistemas de informação: Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.
ESPECIALISTA EM QUÊ?
A faculdade pode ser generalista, mas o mercado exige que o administrador domine alguma área. Saiba aonde você pode atuar
ADMINISTRAÇÃO AMBIENTAL: A conservação do meio ambiente é um dos pré-requisitos para uma empresa receber o certificado IS0 14000. E é o especialista dessa área quem formulará as estratégias para proteger e manter o patrimônio ambiental da companhia e da região onde ela está situada. A área combina conhecimentos de administração, marketing, direito e até de biologia. ONGs também oferecem oportunidades.
ADMINISTRAÇÃO BANCÁRIA: Bancos são o setor que mais contrata administradores. O conhecimento da área mistura finanças, estatística, contabilidade, direito e economia. O profissional gerencia instituições do setor, seus serviços e investimentos. Também é possível atuar em bolsas de valores, consultorias e auditorias.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS: É a formação mais ampla. O trabalho envolve todas as operações de uma empresa, como recursos humanos, logística, finanças, produção e marketing. O profissional atua em organizações de todos os portes, mas encontra mais oportunidades nas pequenas e médias empresas.
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO: O especialista dessa área trabalha de olho nos processos produtivos das indústrias, supervisionando desde a aquisição da matéria-prima até a distribuição e a qualidade do produto final. É outra área na qual o conhecimento de matemática é imprescindível. Preste atenção às aulas de logística.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: É o profissional da área que contrata, mas também que demite. O especialista em RH cuida das relações entre empresa e funcionários, recruta talentos, promove treinamentos, acompanha planos de carreira e de salários e funciona como intermediário nas negociações entre superiores e subordinados.
ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR: A missão desse especialista é garantir a manutenção e o crescimento sustentável das organizações não-governamentais. Ele gere a organização como uma empresa, supervisionando as finanças, os recursos humanos, as operações e marketing, além de coordenar a captação de recursos, sua aplicação nos projetos desenvolvidos e a prestação de contas para a sociedade.
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: A gestão das escolas particulares tem se profissionalizado nos últimos anos, oferecendo boas oportunidades. No entanto, o administrador de escolas precisa entender tanto de negócios quanto de educação. As especializações na área incluem aulas de pedagogia e psicologia.
ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA: Esta área deve seu surgimento à recente profissionalização dos clubes esportivos. O especialista gere clubes, associações e times, organiza campeonatos, negocia passes e patrocínios, cuida do marketing, em órgãos oficiais, ajuda a definir políticas para o esporte.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: O profissional da área cuida do dinheiro da organização: análises de custos e receitas, orçamento, rentabilidade, patrimônio etc. É bom ficar atento desde o primeiro ano da faculdade às matérias de matemática, estatística e contabilidade. Bancos e grandes empresas do setor de serviços empregam mais.
ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR: Até pouco tempo atrás, apenas médicos ocupavam postos de direção. Agora, os hospitais tendem a se profissionalizar, sendo governados como uma empresa. O especialista atua também em prontos-socorros e empresas de convênio médico e seguro-saúde. A rede privada emprega mais.
A faculdade pode ser generalista, mas o mercado exige que o administrador domine alguma área. Saiba aonde você pode atuar
ADMINISTRAÇÃO HOTELEIRA: O profissional da área gerencia hotéis, pousadas, flats, resorts, restaurantes e até parques temáticos. Cresceu muito na última década.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: O profissional da área atua em todas as esferas do governo, planejando estratégias, controlando orçamentos, coordenando serviços públicos e implementando programas econômicos, sociais, políticos e ambientais, entre outros. Dentro de empresas públicas, colabora na gestão e na modernização dos serviços.
ADMINISTRAÇÃO RURAL: O agronegócio exige a profissionalização das empresas do campo. O especialista gere fazendas e agroindústrias, supervisionando desde a aquisição de máquinas e matérias-primas até a produção, a estocagem e a comercialização dos produtos. Conhecimentos em comércio exterior e logística de distribuição são necessários.
AUDITORIA: O auditor analisa documentos dos diversos setores de uma organização, para descobrir se há problemas legais ou financeiros, por exemplo. Seu trabalho geralmente é feito dentro de consultorias especializadas, mas também pode atuar como auditor interno dentro de empresas.
COMÉRCIO EXTERIOR: O especialista gerencia as atividades comerciais da empresa com suas parceiras estrangeiras, identifica oportunidades de negócios em outros países, prospecta novos clientes e ainda cuida dos processos de importação e exportação, desde orçamentos e contratos até a distribuição e a adaptação da marca. É necessário dominar outros idiomas.
CONTROLADORIA: O profissional dessa área é especialista em finanças. Ele faz o planejamento e o controle dos orçamentos de uma empresa. Controla custos, monitora receitas e contabiliza a rentabilidade. Atua dentro de médias e grandes companhias e também em consultorias especializadas em finanças, bancos e auditorias.
EMPREENDEDORISMO: Área procurada por profissionais de todos os campos. O empreendedor detecta oportunidades, define estratégias de criação e implementação de um negócio, avalia a concorrência e as tendências de mercado, monitora o investimento, os recursos humanos, o plano de marketing e supervisiona a comercialização. Dentro de empresas, é chamado de endoempreendedor.
GESTÃO DE QUALIDADE: Pode atuar em vários setores de uma empresa. Na produção, por exemplo, é o responsável por otimizar o uso dos recursos e afinar os processos para diminuir custos e melhorar o produto. Em recursos humanos, o trabalho é implementar práticas que melhorem a qualidade de vida dos funcionários.
LOGÍSTICA: Da estocagem de matéria-prima à distribuição do produto nos pontos-de-venda, o profissional dessa área conhece os melhores caminhos e vive de olho no relógio para garantir o fluxo ideal do processo produtivo.O setor de transportes de carga é o que mais cresce.
MARKETING: O profissional dessa área precisa conhecer profundamente seu público, para pensar produtos para atendê-lo e planejar as melhores estratégias de comunicação, relacionamento e vendas.É uma das áreas mais procurada pelos estudantes, e oferece oportunidades em empresas de todos os portes.
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO: O especialista gerencia os sistemas (equipamentos e programas) utilizados no negócio, sua implementação, manutenção e atualização.
Por hoje é só pessoal!!!
That's all folks!!!
Hasta la vista, baby!!!
gostei mutio ta bem explicado... Obrigada ajudou a eu me decidir !!!!!!!!
ResponderExcluirValeu pela explicação !
ResponderExcluirEstá completamente explicado ; )
só queria saber só se cada um dessas áreas são estudadas em uma cadeira específica ...
ok, entendi!
ResponderExcluirmuito bom!
ResponderExcluirparabens!gostei do texto. muito bom
ResponderExcluiragora ja sei oque eu vou fazer muito obrigado
ResponderExcluirparabéns,o texto esta bem explicado,tirei todas as minhas duvidas,obrigado
ResponderExcluirbem explicado curti (Y)
ResponderExcluirNão muito detalhado gostei não palhaçada eh pra ajudar e não confundir
ResponderExcluirmuito bom,gostei dos detalhes
ResponderExcluirgostei muito das explicações
ResponderExcluirmuito bem detalhado adorei,agora confirmei o q realmente quero fazer!!!obrigado(a)!!
ResponderExcluirquanto ganha?
ResponderExcluirAdorei gostei muitoo Agora sei oque vou querer;)
ResponderExcluirAdorei gostei muitoo Agora sei oque vou querer;)
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