Não dá para reduzir o estresse se você não souber o que é. O estresse é um conjunto de reações do organismo a agressões que podem ter diversas origens e que perturbam o equilíbrio interno. Ele se manifesta quando nos preocupamos demais, quando estamos sob pressão ou nos sentindo ameaçados, quando sentimos medo de situações concretas e imaginárias, entre outros fatores.
O estresse é prejudicial, principalmente, se você não conseguir reagir bem a ele. Portanto, estar atento aos seus limites é fundamental. Se o estresse atrapalhar o seu desempenho e a sua qualidade de vida, é sinal de que está na hora de tomar atitudes contra ele. Outros sinais evidentes de que a pessoa está estressada são: esgotamento físico e mental, problemas de digestão, desânimo e irritação com freqüência, distúrbios nervosos, problemas de pele, depressão, ansiedade, obsessão pelo trabalho, entre outros.
.
Veja o que você pode fazer para controlar o estresse:
Mentalize que você pode transformar o estresse em algo positivo. O estresse eleva o nível de adrenalina. Aproveite essa energia para solucionar ou acabar com os fatores causadores do seu estresse. Descanse o máximo que puder, mesmo durante o dia. Se perceber que alguma situação irá irritá-lo, pare um pouco, pense em algo diferente que o faça relaxar. Respire bastante, suave e profundamente, e faça exercícios simples como massagear os ombros, os braços e a nuca. Procure ter música suave, em um volume baixo, para deixar o ambiente mais confortável. Sempre que possível alongue os músculos começando pelos pés até o rosto. Aproveite bem o seu sono. O seu tempo de sono deve ser revitalizante, relaxante e com qualidade. Evite ouvir e dar importância aos fatos ou boatos que podem causar ansiedade. Procure alimentar-se calmamente e várias vezes ao dia. Esqueça do relógio. Diminua o ritmo com que executa suas tarefas, assim você pode alcançar o equilíbrio.
Hasta la vista, Baby!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!