Você chega na empresa, logo cedo, porque receberá um futuro cliente em seu escritório. Logo na entrada, depara-se com uma equipe de manutenção que irá limpar toda a fachada. Para completar, você escuta o barulho do aspirador na sala de reuniões; afinal, hoje é dia de faxina. Tudo isso aconteceu por quê?
O exemplo é bastante drástico, mas mostra bem como uma pequena distração com a comunicação pode afetar o dia-a-dia da sua empresa. Você agendou essa reunião há algum tempo, durante um evento do qual participou, e não comunicou o fato a ninguém. Afinal, de quem é a culpa neste caso?
Você deve ter sempre consciência do quanto é importante que todos os funcionários conheçam sua empresa, para que participem e contribuam no cumprimento das metas e no crescimento da corporação.
O que seria correto?
A situação ideal, neste caso, seria que, agendada a reunião, você avisasse sua assistente. Ela, em contrapartida, providenciaria que a manutenção da fachada e a limpeza do escritório fossem feitas dias antes da visita do possível cliente. Se você pensar: "isto tudo é detalhe, ele não irá reparar!" - talvez não esteja valorizando as oportunidades.
Melhor ainda se a equipe fosse comunicada desta visita. Caso contrário, já pensou um funcionário desavisado e extremamente animado chegando na empresa, com aquele sonoro bom dia, contando piada e tudo mais, enquanto, na sala ao lado, você dá continuidade à sua reunião?
Mantenha seu time informado
Outro aspecto importante é que, fechado um novo negócio, a equipe seja comunicada da conquista, pois ela contribui, e muito, para a abertura destas novas possibilidades. E é a execução bem feita do trabalho deles que dá a você a oportunidade de divulgar sua empresa.
Por isso, procure estar próximo de seus funcionários, mostrando a eles a situação da empresa e, principalmente, para quem prestam seus serviços. Traçando um perfil de cada cliente, cada funcionário terá mais cuidado em agradá-lo, desempenhando sua atividade com maior motivação e convicção de que está fazendo a coisa certa.
Exercício a ser praticado diariamente
O uso adequado da comunicação é assimilado rapidamente, e de forma eficiente. Basta, portanto, que haja a preocupação em praticá-la. Procure identificar, em sua empresa, ou no departamento no qual trabalha, em que aspectos a comunicação poderia ser melhor aplicada, e mãos à obra!
Fonte: Infomoney
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