A motivação é algo que brota mais do coração que da mente das pessoas. Ninguém tem o poder de motivar ninguém. O que podemos fazer quanto muito, é sensibilizar as pessoas, tocando algo dentro delas que as leve, por si próprias, a abrirem esta porta.
A busca da motivação das pessoas é vital para atingir os tão esperados resultados de negócios. Sem motivação não há metas que se concretizem. A motivação é uma porta que só abre por dentro, É algo que brota mais do coração que da mente das pessoas. Ninguém tem o poder de motivar ninguém. Motivação é sempre automotivação, pois é a pessoa, a cada momento, que faz a escolha.
Motivação verdadeira não é ameaçar, sutilmente ou não, as pessoas com penalidades: isto é provocar o medo, a ira, a humilhação. A melhor imagem que representa uma pessoa motivada é um autêntico sorriso no rosto. A alegria é o melhor sinal da motivação.
Existem recursos perenes e voláteis para a busca da motivação. Os perenes se conectam as causas, ao passo que os voláteis se ligam mais aos efeitos.
Palestras, encontros e workshops de motivação têm impactos altamente positivos, trazendo percepções novas sobre as tarefas, os relacionamentos, os desafios, a visão nova que se pretende implantar. Quanto mais a palestra ou workshop estiver ligado, alinhada e integrada à realidade concreta de uma equipe ou empresa, maior a possibilidade de não se criar uma "ilha da fantasia" e construir pontes para a realidade do dia-a-dia.
Os líderes não têm poder de motivar ninguém, mas podem criar as condições para que as pessoas se motivem. Eles têm, no entanto, um enorme poder para muito facilmente "desmotivar". Na busca da motivação de suas equipes, os líderes podem criar condições para que ela floresça. É o papel do jardineiro, que prepara a terra, aduba, semeia, rega, tira as ervas daninha, afasta as pragas para que a motivação floresça. Os recursos para a verdadeira e total motivação indicam que os líderes devem assegurar os seguintes pontos, oferecendo condições para que as pessoas:
• Sintam-se participantes, conectadas e orgulhosas quanto aos propósitos de suas áreas, unidades de negócio e empresa.
• Tenham o treinamento e a capacitação para as tarefas que executam.
• Tenham as informações, equipamentos, ferramentas e materiais para o desempenho de seu trabalho.
• Tenham o reconhecimento emocional (reforço positivo) por resultados destacados que atingiram.
• Tenham a recompensa material proporcional à contribuição que trouxeram salários, benefícios, bônus, prêmios, participações, etc.
• Tenham a possibilidade de auto-realização, de crescer e de se desenvolver tanto como pessoas, tanto como profissionais.
• Tenham a possibilidade de criar, influenciar e melhorar processos, relações e ambiente de trabalho.
• Sintam-se integrantes e participantes das equipes.
Integrando causas e efeitos, com ações perenes e voláteis, a motivação virá com toda a certeza, e com ela a correspondente contrapartida de dedicação, desempenho, entusiasmo e alegria.
ACADÊMICO: Ademilson Fernandes da Silva
FORMAÇÃO: Cursando Superior técnico
em Gestão de Recursos Humanos
INSTITUIÇÃO DE ENSINO: FCG/FACSUL
LOCAL: Campo Grande/MS
DATA: Março de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!