Parabéns a todas as mães desse planeta!!!!
Um beijo especial às mamães da minha família.
Para elas indico um texto do blog da minha amiga Lilian da Paz - SER MÃE
http://liliandapaz.blogspot.com/2009/05/ser-mae-e-nao-esquecer-emocao-do.html
Também hoje começa o Campeonato Brasileiro.
Maior e mais disputado campeonato do mundo.
E como estamos falando em futebol
nada melhor que começar com uma polêmica pergunta.
E aí, você sabe qual a maior torcida do mundo?
Bem, leia abaixo texto do Blog Expresso da Bola da Globo.com
Qual é a maior torcida do mundo?
A resposta talvez nunca possa ser dada. Ainda não foi feita uma pesquisa séria em nível planetário e talvez nunca ninguém a faça. Mas o Expresso da Bola traz agora alguns números e informações interessantes para enriquecer este debate.
Qual é a maior torcida do mundo? É sempre complicadíssimo entrar neste tema. Tudo o que for dito, em números absolutos, é chute. Eu já vi no Museu do Real Madri, em letras garrafais, que os merengues têm a maior torcida do planeta. Apesar de a população espanhola ser relativamente pequena (44 milhões de pessoas), os dirigentes do clube afirmam ter muitíssimos torcedores espalhados pelo mundo, especialmente na ásia. Mas, neste mesmo museu, eles também dizem que Di Steffano foi melhor que Pelé… Então ficamos no “elas por elas”.
Já li em publicações internacionais que o Manchester United é o time de mais torcedores do mundo, pelos mesmos motivos. Eu daria mais crédito, devido à forte influência inglesa na Índia, em Bangladesh, no Paquistão, em Hong kong, na China… Países e territórios que não ligam muito para o futebol, mas que são absurdamente povoados. Eu admitira que os Red Devils são o time mais popular, o mais conhecido, o que mais tem a sua camisa vestida pelo mundo, ainda mais depois do fenômeno Cristiano Ronaldo. Mas usar a camisa é torcer? No Brasil vejo um monte de guris com a camisa do United mas, com certeza, eles torcem para os times daqui e nem ligam para o desempenho dos Fergusson boys.
Alguns falam no Spartak Moscou, mas os números sérios apontam algo próximo a 25 milhões de torcedores.
Revirando a internet, achei até quem dissesse que um clube indiano seria o de maior torcida no mundo. Um tal de Mohhamendan Sport Club, que anda em má fase mas é muito popular. Um clube fundado há 118 anos e que leva o apelido de “Panteras Negras”. Outra equipe citada é a do Dempo Sports, atual papão de títulos local. É possível que estes clubes tenham mega-torcidas mesmo. A Índia estima a sua população hoje 1 bilhão e 166 milhões de habitantes. Seis vezes a do Brasil. Digamos que se, miseravelmente, 4% dos indianos torcerem pelo tal Mohhamedan. Neste caso, o clube teria 46 milhões de torcedores. Recorde mundial. Se tivesse 10% dos torcedores, aí seria um massacre, com 116 milhões de pessoas! Os colegas do indianfootball.com informam, no entanto, que não há pesquisas sobre o tema no país, embora eles garantam que o futebol seja mais popular por lá do que pensamos, com jogos levando até cem mil torcedores aos estádios. Andei vendo os sites oficiais dos clubes da liga principal e vi fotos meio varzeanas, mas a verdade é que o Mohammedan joga os clássicos no Salt Lake Stadium, com capacidade para 120 mil torcedores e, oficialmente, o segundo maior do mundo na atualidade. Olha, jogar em um estádio para 120 mil pessoas, de fato, nos faz pensar, ao menos, em previsão de grandes públicos. Detalhe: o estádio NÃO é usado para outros esportes mais populares no pais, como o cricket e o hóquei. É de futebol e atletismo mesmo (se quiser conhecer mais sobre ele, veja http://en.wikipedia.org/wiki/Salt_Lake_Stadium).
Muitos dirão então: ah, mas aí é convardia! Comparar com Índia é maldade! Com a China então… Bem, mas se for assim, também não podemos comparar os clubes do nosso país de 191 milhões de pessoas com os da Argentina, por exemplo, país de 36 milhões de pessoas.
De todo modo, sendo covardia ou não, é com estes elementos que - até provem o contrário - o Flamengo segue absoluto na maior parte das listas difundidas por aí.
A mais famosa delas aponta os seguintes resultados:
1. Flamengo
2. Chivas (México)
3. América (México)
4. Corinthians
5. Boca Jrs.
_____________________
Eu diria, no entanto, que esta questão tem, pelo menos, duas respostas. Em números absolutos - e até que se comprovem os índices de algum clube indiano ou chinês - a honra é do Flamengo. Já teve até reportagem sobre isso no site da Fifa. Mas em uma contagem que também julgo bastante justa e importante, surgem novas forças. Que tal medirmos a torcida proporcionalmente, dentro de seu país?
Para isto já recorri ao meu exemplar novinho em folha do ALMANAQUE DO FUTEBOL SPORTV (de autoria dos amigos Lédio Carmona e Gustavo Poli). Comprei ontem, no lançamento, e já estou usando!
O livro tráz informações interessanes sobre o tema, especificando país a país. Vamos a elas:
ITÁLIA (fonte: Instituto Doxa)
Juventus - 31% dos torcedores
Internazionale - 22%
Milan - 16, 4%
Roma - 6%
ESPANHA (fonte: Instituto Line Staff)
Real Madrid - 33%
Barcelona - 23%
Atlético de Madrid - 5%
Valência - 5%
INGLATERRA (fonte: Popolus/The Times)
Manchester United - 16%
Liverpool - 12%
Arsenal - 10%
Tottenham - 6%
FRANÇA (fonte: Ipsos)
Olympique de Marselha - 16%
Lyon - 15%
PSG - 5%
Saint-Etienne - 4%
PORTUGAL (fonte: Record/Novadir)
Benfica - 44,1%
Sporting - 25,6%
Porto - 20,6%
Academica de Coimbra - 1,6%
ARGENTINA (fonte: La Nacion/Ipsos)
Boca Jrs - 38%
River Plate - 27%
Independiente - 8%
San Lorenzo - 5%
Só para lembrar os índices do BRASIL (fonte: Datafolha)
Flamengo - 17%
Corinthians - 12%
São Paulo - 8%
Palmeiras e Vasco - 6%
Obs: Infelizmente não achei os números da Turquia, onde o Fehnerbahce é uma religião.
De todo modo, com o que temos, eu também acharia justo dizer que, proporcionalmente, o Benfica é, disparado, o clube de maior torcida do mundo. Claro que Portugal tem uma população menor que a de alguns estados brasileiros (11 milhões de pessoas), mas notem bem: estou falando PROPORCIONALMENTE. Se estivessem no Brasil, os encarnados teriam 84 milhões de torcedores!
Em segundo lugar, o fenômeno Boca Jrs que, se estivesse no nosso país, teria 72 milhões de fãs.
Bem, não estão. Felizmente ou infelizmente. Para eles e para nós.
Assim, deixo a questão aberta aos amigos do blog, mas tenho certeza que acrescentando algumas informações relevantes.
Abração e podem opinar! Vamos debater (por favor, com educação e sem palavrões, racismo, homofobia, etc…).
Viva o futebol! Viva o torcedor!
Décio Lopes nasceu em São Paulo e vive no Rio de Janeiro. É formado em Jornalismo, com pós-graduacao em Administracão. Trabalhou por 14 anos na TV Globo, como repórter e editor chefe do Globo Esporte e Esporte Espetacular. Desde 2004 apresenta e produz o Expresso da Bola, no SporTV. Participa de diversos programas do canal. Já esteve em mais de 60 países, a trabalho ou lazer. Não conhece nenhum país melhor que o Brasil.
http://colunas.sportv.com.br/expressodabola/
E alguém ainda duvida que esta é a maior torcida do mundo?
Saudações rubro-negras
Boa sorte para o seu time neste Brasileirão 2009.
Hasta la vista, Baby!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!