Natal e o Ano Novo estão chegando. Minúsculas lâmpadas coloridas começam aos poucos a enfeitar as fachadas de casas e prédios. Árvores natalinas, presépios e bonecos de Papai Noel invadem vias públicas, lojas e shopping centers. As pessoas andam de um lado para outro à procura daquele mimo especial para presentear parentes e amigos.
E, como não poderia ser, esse espírito de confraternização também bate com força total à porta das empresas. Resultado: elas acabam “jogando a toalha” e resolvem promover animadas festas de final de ano. A decisão é boa para todo mundo, patrões e empregados, na opinião de Kathya Calmanovitz, gerente de projetos da Motivare, agência paulistana de incentivo, eventos e promoção.
“A iniciativa mostra que a empresa está preocupada em valorizar os funcionários, que se sentem mais motivados a vestir a camisa.” Para ela, a festa de fim de ano serve, de certo modo, para marcar o começo de um novo ciclo de vida da organização.
Afinal, se sua empresa fechou bem o ano, obrigado, nada mais justo que comemorar as vitórias. Mas, se ao contrário, a organização amargou situações bastante complicadas, aproveite a ocasião para lavar a alma e levantar a auto-estima do pessoal. Confira as dicas da consultora para conseguir realizar a festa de fim de ano com pé direito.
Peça sugestões – A primeira providência para tornar a festa uma iniciativa bem-sucedida é sondar como os empregados gostariam de celebrar a passagem do fim de ano. Assim, a chance de eles ficarem realmente motivados para participar da comemoração é, sem dúvida, muito maior.
Valorize os gastos – Pelos cálculos da consultora, uma empresa com cerca de 200 funcionários que decide contratar uma firma especializada desembolsa, em média, entre R$ 60 mil e R$ 180 mil para promover a confraternização. Esse valor varia em função da comida que será servida, do tipo de bebida, do local, das características da festa, entre outros fatores.
Kathya acredita que esse é um investimento relativamente barato, se a empresa levar em conta os benefícios advindos da festa. Na sua opinião, um dos mais importantes diz respeito ao comportamento dos funcionários. “Por algumas horas tem-se a sensação de que não há hierarquia, que todos estão no mesmo barco”, afirma Kathya. “Isso faz com que o relacionamento entre as pessoas fique mais intimista.”
Deixe os funcionários à vontade – Kathya faz questão de lembrar que festa de fim de ano tem de ser elaborada, organizada e realizada para os funcionários, e só para eles. Nada de convidar clientes, fornecedores, acionistas. A única exceção fica por conta de fábricas e daquelas empresas com grande número de operários. Nesse caso, é aconselhável estender o convite aos parentes. Os colaboradores normalmente ficam satisfeitos de estar compartilhando momentos de lazer e descontração com os familiares. A empresa, por outro lado, acaba também conquistando a simpatia de toda a família.
Escolha o lugar certo – A recomendação de praxe para quem pretende fazer a festa fora das dependências da empresa é reservar o local com até dois meses de antecedência da data da comemoração. Mas se isso não foi possível, não se desespere. “Será uma correria, mas sempre se dá um jeito”, diz Kathya. Ela aproveita, ainda, para dar outro conselho. “Comida e bebida são itens necessários sim, mas o que vai fazer diferença mesmo é o local da festa.”
Portanto, tente procurar lugares inusitados ou montar uma decoração especial para dar aquele charme a mais à confraternização. E, principalmente, não deixe de verificar se realmente oferecem uma infra-estrutura adequada às suas necessidades. Os banheiros estão em bom estado? A cozinha está devidamente aparelhada? O local é de fácil acesso? Tem estacionamento? A casa dispõe de uma equipe de seguranças? E quanto aos aparelhos de ar-condicionado?
Defina o tipo de festa – O que é a melhor opção para criar um momento de total descontração? Reservar um restaurante ou um salão de hotel com pista de dança e DJ? Montar a festa na própria empresa com direito a shows e sorteios de prêmios? Segundo Kathya, isso irá depender do perfil da companhia, dos recursos disponíveis e do número de convidados.
Atenção com os serviços de terceiros – Não se iluda. Tratar do planejamento à realização de uma festa de fim de ano dá trabalho, sim. E muito. Contratar firmas especializadas, portanto, pode ser a melhor alternativa. Mas, nesse caso, não esqueça de verificar alguns detalhes importantes, como ir pessoalmente à agência que pretende contratar e verificar se a empresa tem realmente estrutura para atender às suas exigências. Além disso, é preciso conhecer o portfólio de trabalhos já realizados e confirmar com os outros clientes a qualidade e a presteza dos serviços oferecidos.
Fonte: Cátia Rodrigues
RH Portal
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