quinta-feira, 17 de junho de 2010

Pesquisa sobre marcas relacionadas à Copa do Mundo

O Instituto QualiBest (www.institutoqualibest.com.br) acaba de divulgar os resultados de uma pesquisa nacional sobre marcas relacionadas à Copa do Mundo. Realizado durante o mês de maio de 2010, com 604 internautas das cinco regiões do Brasil, o estudo apontou que as marcas mais lembradas – sem nenhum tipo de estímulo – são Nike (44%), Coca-Cola (33%), Adidas (26%) e Brahma (19%).


Porém, quando estimulados com opções de marcas e produtos associados à Copa do Mundo, os internautas elegeram a Coca-Cola como primeira do ranking, com 67% das escolhas. Na sequência, destacaram-se as marcas Nike (58%), Adidas (42%) e Brahma (41%).


De qualquer forma, tanto de maneira espontânea quanto estimulada, estas quatro marcas foram mais lembradas pelos internautas brasileiros quando o assunto é Copa do Mundo.

Melhor propaganda


A pesquisa também questionou as campanhas publicitárias relacionadas à Copa do Mundo e 56% dos entrevistados disseram ter preferência por alguma publicidade, 25% responderam que nenhuma peça se destacou e 19% não se lembraram de nenhum comercial.

Questionados sobre o meio de comunicação onde os 81% dos entrevistados ouviram ou viram a campanha que mais gostaram, 89% citaram a TV. Muito distante, a segunda mídia foi a Internet, citada por apenas 9% dos participantes.


Dentre os internautas que gostaram de alguma campanha publicitária específica, as mais lembradas foram: Coca-Cola (22%), Seara (16%), Skol (15%) e Brahma (14%). Quando questionados sobre o que mais gostaram nas propagandas das marcas escolhidas, os pesquisados responderam que a Coca-Cola era "interessante" por descrever o sentimento do torcedor brasileiro. A Seara foi apontada como "divertida", graças à performance dos jogadores do Santos ao som de Single Ladies. A preferência pela campanha da Skol foi pelo "humor inteligente", por conta dos argentinos que bebem a cerveja e "se tornam brasileiros". Já a propaganda da Brahma foi apontada como "criativa" por retratar que o povo brasileiro é guerreiro.


Celebridades

A mesma pesquisa ainda apontou que 48% dos entrevistados não associam a Copa do Mundo a artistas ou celebridades que não sejam diretamente ligados ao futebol. Entre os 52% restantes, o narrador Galvão Bueno é o mais lembrado (10%), seguido de Ivete Sangalo (6%), Fátima Bernardes (5%) e Lula (5%).


Dados da Pesquisa


Coleta: questionário enviado via e-mail para preenchimento.
Amostra: foram obtidas 604 respostas de todo o Brasil, incluindo homens e mulheres cadastrados no Painel QualiBest, com mais de 18 anos de idade, das classes A, B e C.
Campo: 11 a 14 de maio de 2010.
Fonte: administradores.com.br
 
Gostou do texto?
Quer receber mais artigospor e-mail?
Cadastre grátis pelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!