segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Implantação da Gestão Ambiental na Hotelaria

Diminuir custos de produção e reduzir os impactos ambientais decorrentes das mais diversas atividades econômicas são os principais objetivos do Sistema de Gestão Ambiental .

A rede hoteleira, devido à nova matriz de classificação, é um dos ramos mais interessados nesse tipo de serviço.
O Sistema de Gestão Ambiental pode ser implantado em qualquer empresa, desde escolas até grandes indústrias.

De acordo com a nova classificação, os hotéis que quiserem exibir o status de "5 estrelas" terão que, efetivamente, investir no meio ambiente. "Preservar o meio ambiente passou a ser uma exigência para quem precisa preservar o próprio negócio", alertou o professor Alcir Vilela, coordenador do projeto Ecoeficiência, do Senac-SP. Para ele, as empresas se preocupam com as questões ambientais por vários motivos, como competitividade no mercado, pressão de órgãos ambientalistas no cumprimento da legislação, relacionamento com parceiros e preocupação com o meio ambiente como política interna da organização.

Para ser considerado com padrão "5 estrelas" os hotéis devem otimizar o uso de recursos naturais. Com o SGA é possível manter programas internos de treinamento de funcionários para a redução do consumo de água, energia elétrica e produção de resíduos sólidos, assim como investir na separação e acondicionamento adequado do lixo. A nova classificação vai levar em conta também a prioridade na aquisição de produtos biodegradáveis, armazenamento de produtos nocivos e poluentes e a qualificação de fornecedores também preocupados com questões ambientais.

Vilela explicou que o primeiro passo para a implantação do SGA é fazer uma avaliação ambiental da organização. Isso significa elaborar um diagnóstico inicial dos impactos causados ao meio ambiente. Depois disso, cria-se uma política ambiental e realiza-se um planejamento que estabelece claramente objetivos e metas a serem perseguidos pela empresa.

O Sistema de Gestão Ambiental pode e deve ser aplicado a qualquer organização, explicou Vilela. A complexidade e os custos de implantação dependem do tipo de empresa. Nos hotéis, a economia feita com o SGA – como redução de água e energia, por exemplo – são suficientes para custear as despesas com a implantação do sistema.

"Os hotéis têm um papel de vanguarda na melhoria ambiental do espaço em torno deles. A adoção de práticas como essa permite, inclusive, que os empresários desse ramo possam negociar com o poder público. Por estarem em conformidade com a legislação, podem demandar outras melhorias", sugeriu Vilela.

Fonte: UFV - Universidade Federal de Viçosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!