sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ecoturismo - Diagnóstico, Planejamento e Operação

1
Em tempos de efeito estufa, poluição e até escassez de água, a consciência ambiental é uma preocupação em todo o planeta e um especial desafio para o setor turístico, que precisa preservar a natureza para sobreviver.

O exemplo brasileiro de desenvolvimento sustentável, que vem da Associação de Hotéis Roteiros de Charme, conseguiu resultados tão positivos que foi apontado pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) como padrão para a indústria hoteleira mundial. Fundada logo depois da Eco-92, a associação é composta de 36 hotéis em 11 estados brasileiros.

Numa iniciativa pioneira para a hotelaria, a Roteiros de Charme desenvolveu o primeiro Código Voluntário de Ética e de Conduta Ambiental do setor. ''Empresa sustentável é aquela que não fica esperando do Estado o cumprimento de obrigações. Nossos associados não praticam apenas uma hotelaria de bom gosto, temos um sério compromisso social e ambiental'', garantiu o presidente da associação, Helênio Waddington.

A preocupação da associação é preservar os destinos turísticos onde estão localizados seus hotéis e promover a educação ambiental. ''O perigo do ecoturismo que invade e acaba com zonas de recursos naturais é um sério problema. É necessário organizar isso, educar as pessoas, treinar os guias e preservar a natureza'', afirmou Helênio.

O desempenho ambiental de cada um dos hotéis da Roteiros de Charme é monitorado por biólogos da associação. O trabalho é feito através de informações sobre natureza, identificação das espécies da fauna e flora regionais, economia e conscientização de funcionários, hóspedes e comunidades locais. ''Nosso compromisso também é social. Enquanto persistir a situação de miséria do país, não há possibilidade de preservação ambiental'', ressaltou o hoteleiro. ''Instruímos nossos hóspedes, por exemplo, a não regatear preços com artesãos. Muitas vezes R$ 5 economizados pelo turista podem fazer falta às famílias da região'', disse Helênio, que também é proprietário do Hotel Rosa dos Ventos, em Teresópolis.

Para Ivan marinho proprietário do hotel Fronteira Arte e Hotelaria, em Visconde de Mauá, os métodos do programa deixam seu hotel cada vez mais integrado a conceitos de meio ambiente e economia. ''A partir das visitas dos biólogos, baixamos os custos do hotel em 15%, sem prejuízo da qualidade do serviço'', afirmou.
 
Fonte: UFV - on-line Universidade Federal de Viçosa


Gostou?

Indique o Blog, repasse os artigos, cadastre-se, envie artigos e faça comentários.

Sua participação é importantíssima.

Seja nosso parceiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!