sábado, 29 de outubro de 2011

Programa de sugestões

Enquanto muitos funcionários ficam mais que felizes ao dar sugestões, outros, entretanto, por falta de confiança ou timidez, deixam de compartilhar suas ideias com seus colegas e líderes. E a sugestão deles não é menos importante ou pior que a dos outros funcionários que têm mais voz na organização. Pelo contrário, pode até ser melhor.

Sistema de sugestões é uma das partes importantes de qualquer empresa. É preciso cada vez mais pedir que os funcionários participem das decisões, deem ideias, sugiram melhorias, independentemente de quem são ou do cargo que ocupam.

O envolvimento pessoal, ou a falta dele, é um fator crítico para o sucesso ou o fracasso de qualquer liderança. Já está mais que comprovado que funcionários que se sentem parte da empresa participam ativamente das decisões, processos e estratégias, ficam mais energizados, são mais produtivos e diminuem o turnover.

Aqui estão algumas dicas para implementar um processo de sugestões (via e-mail, por meio de papel, na famosa caixa de sugestões ou da maneira que você achar mais conveniente para seus funcionários):

  • Elimine o preconceito de que todas as pessoas assalariadas não estão interessadas em sugerir melhorias.
  • Certifique-se de que todas as sugestões sejam lidas e avaliadas.
  • Comunique o que aconteceu com cada uma das ideias, por exemplo: se ela vai ser implementada ou não, por que não (a própria pessoa que sugeriu a ideia pode ajudá-lo a superar algumas barreiras da implementação), quando, como, etc.
  • Tente usar o máximo de sugestões possíveis.
  • Agradeça pessoalmente cada uma das pessoas que contribuíram, independentemente da ideia dada.
  • Divulgue o impacto positivo das ideias implementadas para incentivar ainda mais a participação das pessoas.
  • Enfatize que qualquer ideia é bem-vinda, e não apenas aquelas que são grandes, como economizar X%, aumentar as vendas em Y%. As pequenas também são válidas e contribuem para a organização.
  • Gaste sua energia arranjando formas de implementar a ideia, e não razões para rejeitá-la.
  • Certifique-se de que a missão e os valores da empresa estejam bem internalizados entre a equipe para que as sugestões estejam mais de acordo com a estratégia da empresa.
Com o tempo, vá “educando” seus funcionários na arte de sugerir ideias. Peça que estejam relacionadas a um resultado claro, como aumentar a produtividade, economizar tempo ou dinheiro, potencializar oportunidades, simplificar de alguma forma a vida deles ou a dos clientes ou reduzir processos sem danificar a qualidade.Veja alguns exemplos simples e rápidos de programas de sugestões bem-sucedidos:

  • O CEO de uma indústria automobilística prometeu aos seus funcionários que iria implementar pelo menos dez ideias sugeridas por eles ao longo de um ano e que cada sugestão teria uma resposta em, no máximo, dez dias. Isso fez com que os funcionários entrassem em uma competição saudável, pois todos queriam dar boas sugestões e, depois, levar o crédito pela implementação.
  • Um importante elemento de qualquer programa de sugestão é assegurar que os funcionários tenham acesso a dados importantes da empresa. Uma companhia de materiais para escritório divulga seus resultados financeiros, como vendas, crescimento, lucratividade e produtividade, no mural da cozinha, onde seus funcionários almoçam. E, uma vez por semana, o time de vendas faz uma reunião com todos os outros colaboradores para revisar o território e buscar ideias e sugestões de todos a fim de melhorar o atendimento aos clientes e aumentar os resultados.
  • Para encorajar a participação no programa de sugestões, uma empresa do ramo de seguros resolveu dar um incentivo: para cada sugestão dada, o funcionário receberia um pedaço de papel no formato de uma fatia de torta para colar em um desenho de uma torta inteira. Quando ele conseguisse os oito pedaços da torta, poderia então trocar por um vale-almoço ou um café da tarde com seus colegas.

Então, se você já possui um programa de sugestões na sua empresa, aproveite essas dicas para deixá-lo ainda mais eficiente e trazer mais resultados. Se ainda não tem, está na hora de começar a pensar nos seus funcionários como verdadeiros ativos da empresa, que podem ajudá-lo, até mesmo, a tomar as melhores decisões.

Um grande abraço e até a semana que vem.

Fonte:Júlio Clebsch
Editor da revista Liderança

Hasta la vista, Baby!!!!

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Esta ideia do programa de sugestões é muito boa, pena que grande parte das empresas não aderem e perdem oportunidades de melhorias e crescimentos.

    Adailton

    ResponderExcluir

Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!