sexta-feira, 25 de maio de 2012

Trabalho em equipe pode trazer melhores resultados para seus projetos

“Nenhum homem é uma ilha”

Sabemos que nenhum homem é uma ilha, portanto, não pode viver isolado. A experiência humana é passada pela convivência em grupo, é na troca constante e continua que nos desenvolvemos observando comportamentos, corrigimos erros, acertamos diálogos, crescemos como indivíduos e nos desenvolvemos como espécie.

Baseando-se nessa frase e parando para analisar ao nosso redor, veremos que o ser humano precisa do outro para poder conviver, tanto na sua vida pessoal e, muito mais, em sua vida profissional.

No ambiente de trabalho é essencial o trabalho em equipe, trabalhar em conjunto para poder obter melhores resultados, afinal, várias cabeças pensam melhor que uma, e o interessante é poder juntar idéias, trocar conhecimentos e experiências, e assim agregar melhores resultados para sua equipe.

O grupo que quer se tornar uma equipe deve ser orientado por quatro princípios básicos: união, disciplina, trabalho e profissionalismo, sem isso, não há como obter sucesso. Para isso é preciso que todos estejam dispostos a trabalharem em prol de seus clientes, trabalhar lado a lado confiando em seu colega de trabalho e tendo uma grande cumplicidade.

Outra parte importante para uma equipe é o seu líder, o gerente que vai ser o “cabeça” desse grupo, quem irá direcionar seus companheiros de trabalho em suas atividades, auxiliando e dando todo o respaldo que eles necessitarem.

Algumas dicas do que deve ou não ser feito para um bom trabalho em equipe.

- Fazer fofoca do colega ausente: É importante manter sempre a ética e o profissionalismo em seu ambiente de trabalho, para poder manter a harmonia, o respeito aos colegas e evitar maiores complicações no relacionamento interpessoal.

Falar dos outros é sempre delicado, portanto, se você tem algo a dizer para seu colega diga diretamente a ele, desta forma, evita que o comentário seja mal interpretado e retransmitido por outros funcionários.

– Rejeitar o trabalho em equipe: Trabalhar em grupo é importante para o seu crescimento e os demais, já que bons resultados dificilmente nascem de ações individuais.

Trocar seus conhecimentos e poder aprender com seus colegas, dividindo o trabalho para poder colher melhores resultados. Se um funcionário não estiver disposto a trabalhar em equipe será um elo quebrado e, certamente, não trará o resultado esperado pela equipe.

- Não ser antipático: Procurar sempre um bom relacionamento com seus colegas.

O fato do trabalho exigir concentração do colaborador, não significa que ele não possa ser cordial.

- Não deixar conflitos pendentes: Resolver com seu colega todos os mal entendidos, não deixando que um pequeno assunto tome uma grande proporção e gere problemas posteriores.

- Escutar seu colega: É importante escutar a todos, Isso estimula a participação e a receptividade de novas idéias e soluções

Toda relação com outra pessoa é uma troca, por isso, é importante escutar quem esta ao seu lado e ouvir que informação ela tem a passar, pode ser de extrema importância e ajudará você em seu trabalho.

- Respeitar a diversidade: Saber que as pessoas são diferentes, tanto no seu lado profissional como no pessoal, e respeitar, utilizando essa diversidade para agregar maiores valores e conhecimentos.

- Não perder a calma com sua equipe: Saber dialogar em todos os momentos sem perder a calma e mantendo sempre o respeito.


Fonte:Commit Vídeos Institucionais 

Hasta la vista, Baby!!!!!

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