quinta-feira, 12 de julho de 2012

Tudo começa com um bom atendimento.

O EMPREENDIMENTO TEM INÍCIO COM UMA BOA IDÉIA, NA MAIORIA DAS VEZES COPIADA E ADEQUADA A REALIDADE E AO MOMENTO, TUDO É MINUCIOSAMENTE CALCULADO, CAPITAL DE GIRO E ESTOQUES, INSTALAÇÕES, MOVEIS, MARKETING, DIVULGAÇÃO E PROPAGANDA, DESIGN, LOGO-MARCA, FACHADA E TODO E QUALQUER DETALHE É ANALISADO PREVISTO E REVISTO, PORÉM AQUELE QUE PODEMOS GARANTIR SER O PRINCIPAL DETALHE, A PRINCIPAL MINÚCIA , O MATERIAL HUMANO, O TÃO AFAMADO RECURSOS HUMANOS, NA MAIORIA DAS VEZES É ESQUECIDO OU PELO MENOS NÃO É DADA A DEVIDA IMPORTÂNCIA A ESTE ELEMENTO, QUE PARA O CLIENTE A SIMPLES FALTA DE UM SORRISO PODE LEVAR POR ÁGUA A BAIXO, TODO O INVESTIMENTO.
É IMPRESSIONANTE COMO OS EMPREENDEDORES E OS EMPRESÁRIOS DE HOJE, EM SUA ESMAGADORA MAIORIA CONSEGUEM DEIXAR DE DAR A DEVIDA IMPORTÂNCIA AOS RECURSOS HUMANOS DO SEU EMPREENDIMENTO, PRINCIPALMENTE EM SE TRATANDO DO PESSOAL DE VENDAS E ATENDIMENTO, MUITAS VEZES, POR DE TRATAR DE UMA LOJA DE DECORAÇÃO POR EXEMPLO, ATÉ SE PREOCUPAM EM TER ARQUITETOS, PAISAGISTAS, DECORADORES, MARCENEIROS,TAPECEIROS, INSTALADORES E MONTADORES DE QUALIDADE OU TERCEIRIZA SERVIÇOS COM QUEM COMPROVADAMENTE TEM EXPERIÊNCIA E QUALIDADE NOS SERVIÇOS, ESQUECENDO QUE O AMBIENTE COMEÇA A SER DECORADO, AS CORES, A HARMONIA, O PAISAGISMO, O DESIGN PARA UMA PLENA SATISFAÇÃO DO CLIENTE NO ATENDIMENTO PERSONALIZADO, ONDE O GOSTO DO CLIENTE É APRIMORADO PELO PROFISSIONAL QUE O ATENDE INDICANDO AS TENDÊNCIAS E NOVIDADES QUE O MERCADO OFERECE, DENTRO DE UMA IDÉIA MUITAS VEZES JÁ FORMADA NA CONCEPÇÃO DO CLIENTE, QUE COM SUTILEZA, PODE SER MELHORADA OU MUDADA, CONTUDO, COMO ISTO PODE ACONTECER? SE A SUA EQUIPE DE VENDA OU ATENDIMENTO NÃO ESTIVER NO MESMO NÍVEL DE QUALIDADE DO EMPREENDIMENTO? TODA A ESTRUTURA MONTADA DE ALTA QUALIDADE COM PRODUTOS E SERVIÇOS PRESTADOS PODE RUIR DE HORA PARA OUTRA, DEVIDO A FALTA DE COMERCIALIZAÇÃO, QUE SÃO AS VENDAS, QUE INJETAM ÂNIMO, MOVEM TODO OS DEPARTAMENTOS DA EMPRESA E QUE NA VERDADE É O OBJETIVO PRINCIPAL DE QUALQUER EMPRESA COMERCIAL.
APROFUNDANDO UM POUCO MAIS A QUESTÃO PODEMOS CITAR COMO EXEMPLO, UM RESTAURANTE QUE COMO JÁ FOI FALADO, INVESTE EM TODOS OS DETALHES ATÉ EM COZINHEIROS ESPECIALIZADOS, COM GRAND CHEFS, ALIMENTOS PRÉ SELECIONADOS, AMBIENTE CLIMATIZADO, E OUTROS INGREDIENTES QUE SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O PREPARO DE UM BELO PRATO QUE DEVERIA COMEÇAR NO ATENDIMENTO, QUANDO DA RESERVA DA MESA PARA O JANTAR, NO MANOBRISTA, NA RECEPÇÃO, DA CHEGADA ATÉ FECHAMENTO E RECEBIMENTO DA CONTA. COMO CONSEGUIR TER UMA EQUIPE DE VENDA E ATENDIMENTO DE NÍVEIS ELEVADOS, PREPARADA PARA RECEBER, ATENDER E ATÉ ASSESSORAR O CLIENTE NA COMPRA DO SERVIÇO OU PRODUTO SE NÃO HÁ INVESTIMENTO EM TREINAMENTO?
MUITOS EMPREENDIMENTOS SÃO FADADOS AO INSUCESSO, PORQUE EM NENHUM MOMENTO EM SEU PROJETO, PENSOU EM SUA EQUIPE DE VENDAS, EM SEUS PROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO, ENFATIZANDO AINDA QUE QUANTO MAIOR O NÍVEL DE SUA EQUIPE DE VENDAS MAIORES SERÃO OS RESULTADOS. NO ENTANTO CABE RESSALTAR QUE GRANDE MAIORIA NÃO ENTENDEU OU NÃO ANALISARAM COM CAUTELA, QUE NÃO É O NÍVEL DE ESCOLARIDADE QUE DETERMINA O PROFISSIONAL DE VENDA, É CLARO QUE UM BOM NÍVEL INTELECTUAL AJUDA MUITO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE VENDAS, PORÉM DEVE-SE OBSERVAR PERFIL, ELOQÜÊNCIA, INTREPIDEZ, CAPACIDADE DE CONVENCIMENTO E GOSTO PELA ARTE DE VENDER, QUE SOMADO A TREINAMENTOS ESPECÍFICOS, E DIRECIONADOS COM APROFUNDAMENTO DO CONHECIMENTO DOS PRODUTO OU SERVIÇOS OFERECIDOS, PERIODICAMENTE E COM ALGUMA FREQÜÊNCIA, EM POUCOS MESES JÁ SERÁ POSSÍVEL VER OS RESULTADOS.
FALANDO DE EMPREENDIMENTOS NOVOS, NA VERDADE A EQUIPE DE VENDAS DEVERIA SER TREINADA ANTES DE COMEÇAR A ATUAR MESMOS OS MAIS EXPERIENTES CRIANDO-SE, ASSIM UM PADRÃO DE ATENDIMENTO.
AS GRANDES EMPRESAS JÁ ENTENDERAM ISTO, POR ESTE MOTIVO SÃO GRANDES E PERMANECEM GRANDES, PORÉM O QUE É PRECISO QUE SEJA VISUALIZADO PELAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS É QUE O CUSTO PARA TREINAR, FRENTE AOS RESULTADOS, É MÍNIMO, O FAMOSO CUSTO-BENEFÍCIO É EXTRAORDINÁRIO, MUITAS VEZES EM UM TREINAMENTO DE UMA EQUIPE DE VENDAS, BASTA QUE UM VENDEDOR ASSIMILE O CONTEÚDO, PARA QUE O RETORNO SEJA EFETIVADO, AS VEZES JÁ NO PRIMEIRO MÊS PÓS TREINAMENTO, COM UMA ÚNICA VENDA, OU UM CONJUNTO DE VENDAS, QUE JAMAIS FARIA, ANTES DE TER SIDO TREINADO.
UMA COISA É CERTA, SE TRATANDO DE VENDAS: TUDO COMEÇA COM UM BOM ATENDIMENTO!!!

FONTE: ULISSES OLIVEIRA É CONSULTOR DE EMPRESAS, 
PALESTRANTE E TRAINER 
E AUTOR DE CURSOS NA INTERNET EM VENDAS, 
ATENDIMENTO, E LIDERANÇA 
www.buzzero.com/ulisses-oliveira.html

Hasta la vista, Baby!!!!

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