sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Líder carismático: Característica ajuda a alcançar objetivos

A história está repleta de líderes capazes de mobilizar multidões por uma causa – sejam em seus países ou ultrapassando fronteiras. O mundo corporativo, por sua vez, também é pontuado por lideranças marcantes que promovem inovações ou levam empresas a conquistarem resultados surpreendentes. E, por trás dessas conquistas muitas vezes está escondida uma característica considerada simples mas muito importante, o carisma.



O líder carismático tem uma forte habilidade de se envolver - e envolver as pessoas - em torno de um objetivo. Ele é capaz de transmitir confiança, motivação e atrair, pela sua fala, seguidores, pois tem uma grande capacidade de se expressar. Ele fica marcado por isso”, descreve Clara Linhares, professora de Gestão Estratégica de Pessoas da Fundação Dom Cabral.

Segundo Clara, este tipo de liderança consegue contagiar os demais pelo seu estilo próprio, ou seja, o carisma é um traço da sua personalidade. “É uma pessoa que usa o poder pessoal para atingir os objetivos e suas ideias transparecem nas suas ações”, observa.

A professora exemplifica esse conceito por meio de um case do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, retratado no filme Invictus. O filme retrata a chance que Mandela percebeu de unir a população ainda dividida pelo apartheid (regime de segregação racial) e pelas diferenças econômicas, quando a Copa do Mundo de Rúgbi aconteceu no país.

O filme mostra a força de Mandela, depois de passar 27 anos preso, exilado e maltratado”, diz ela. Outro exemplo de líder carismático que fez diferença na história por meio de suas conquistas, na visão de Clara, foi o pacifista Gandhi, que lutou pela independência da Índia.

E, de acordo com a professora da Fundação Dom Cabral, é possível aprender a ser um líder carismático, embora ressalve que não se trata de uma tarefa simples. O consultor norte-americano Brian Evje, em artigo na revista Inc. especializada em Empreendedorismo, também defende que os líderes podem desenvolver de certa forma o seu lado carismático.

Para ele, o carisma se traduz num conjunto de capacidades que incluem habilidades para articular ideias, visões e objetivos, inspirar confiança e engajar as equipes. Segundo Evje, algumas destas características podem ser aprendidas ou refinadas. O consultor recomenda que, neste caso, o líder decida quais atributos quer focar e por que; pratique sempre e reconheça que nem sempre precisa ser carismático.

Clara Linhares lembra que estes tipos de líderes, em geral, são habilidosos o bastante para não deixar as pessoas confundirem carisma com amizade. Também tendem a centralizar o poder. Por fim, a professora alerta que um líder carismático também pode conduzir pessoas para alcançar objetivos negativos, usando sua capacidade de convencimento. “Às vezes, líderes carismáticos fazem o papel de atores, ou seja, vivem como se tudo fosse uma representação sobre um palco”.


Fonte: Abílio Diniz
presidência do Conselho de Administração 
do Grupo Pão de Açúcar


Hasta la vista, Baby!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!