sábado, 16 de março de 2013

O paradoxo do planejamento

Gostaria de iniciar a Palavra do Máster deste mês tomando emprestadas as palavras de Dwight D. Eisenhower: “Nenhuma batalha jamais foi vencida de acordo com o plano, mas, nenhuma batalha foi vencida sem um... Os planos são inúteis, mas, o planejamento é indispensável.

Não parece que planejar é paradoxal?

Entendi que o que Eisenhower quis dizer é que o valor do planejamento está na simulação mental, ou seja, o processo cognitivo necessário para criar o plano em si.

Assim como eu, você se deparou com muitos empresários que dizem ter muitos planos na cabeça. Nós os incentivamos a escrever e registrar seus planos porque isso ativa o seu RAS e os induzem à realização dos planos. Como todos sabemos, e isso foi bem destacado num dos ActionNEWS de nosso colega Coach Marcelo Teixeira, no livro "What They Don't Teach You at Harvard Business School", Mark MacCormak fez uma descoberta interessante na turma do MBA de 1979. Dentro do grupo, 3% tinha escrito suas metas, 13% tinham pensado em algumas metas e os restantes apenas ficaram felizes por estar fora da escola (tenho certeza de que você se lembra desse sentimento). 

Qual o resultado depois de uma década?

O grupo que não tinha suas metas escritas teve o DOBRO de sucesso em comparação aos 84% daqueles que não tinham objetivos ao deixar Harvard.

O grupo com objetivos escritos estava conseguindo resultados DEZ VEZES maiores do que em média os outros 97%.

Certamente, mesmo o grupo que tinha suas metas por escrito não executou e alcançou 100% dos resultados. Estou seguro disso. Mas como disse o General Eisenhower acima seria impossível ter sucesso sem nenhum planejamento.

Como isso me ajudou?

Levou-me a reflexões sobre minhas atividades do ano. O que planejei, o que executei, que estratégias usei, o que funcionou, o que deixou de funcionar, o que não executei; e aprendi que devo melhorar ainda mais o meu planejamento.

A maioria de nós, Coaches, trabalha sozinho. Um grande risco que corremos é cair numa zona de conforto e, principalmente, no desânimo. O que pode nos ajudar a vencer essa situação? O que tem me ajudado?

Coloquei diante dos meus olhos para que eu veja diariamente a fórmula da mudança:I+VxP+S>R. E tenho comigo como uma lição a frase usada pela Coach María Inês Morán no seu Skype: “Tu vida empieza donde termina tu zona de confort.

Assim sendo, é fundamental que façamos uma retrospectiva de 2012 e um plano SMART para 2013. E gostaria de compartilhar com todos os meus colegas Coaches um trecho de um texto de Roberto Shinyashiki, com algumas paráfrases em colchetes, que diz:

Não conheço ninguém que conseguiu [alcançar seus objetivos], sem [esforço]. Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos neste objetivo. [Bons resultados] consegue-se à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare a maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina. A [conquista de suas metas] depende de dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é combustível dos perdedores… Quem quer fazer alguma coisa encontra um MEIO. Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA.”

Portanto, por mais paradoxal que possa parecer, planejar é indispensável.

Arriba de la Línea, siempre!


FONTE: ActionCOACH Daniel Moreira
Master Regional ActionCOACH Brasil - FMR6


Hasta la vista, Baby!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!