quinta-feira, 23 de maio de 2013

Perdi meu emprego. E agora?

"Perdi meu emprego. E agora?"


Acredito que como eu, inúmeras pessoas estejam passando pela mesma situação. E por saber o quanto é "desesperador" acordar, saber que as contas do dia a dia não vão esperar e seus sonhos de conquistas terão que ser repensados ou adiados, passo a frente um texto que achei legal, e muito válido nos dias de hoje.

Perder o emprego é como ter o carro roubado. Aquele modelo tão desejado, que você dirigia todos os dias, com o qual você já havia se acostumado, num certo dia, após tê-lo deixado num estacionamento habitual, ao voltar constata que ele não está lá. Quem já passou por essa experiência sabe o que é isso. Uma sensação de vazio toma conta do seu ser e sua mente é forçada a crer que se enganou ou esqueceu onde realmente deixou o carro. 

Se ficar disponível no mercado não era um desejo, a pessoa fica como se tivesse sido roubada. No primeiro momento vem uma série de dúvidas e questionamentos depois começa a aceitar e, quase que paralelamente, vem a preocupação com as conseqüências da demissão. 

Pode até parecer irreal, mas o melhor a fazer depois de um aviso de demissão é não entrar em pânico. A tendência é que isso acontece cada vez mais todos os dias, embora seja uma triste realidade para a grande maioria. Pessoas nessa situação podem aproveitar para reinventar, crescer, evoluir e até conseguir algo melhor.

01. Tenha uma atitude empreendedora - Não fique esperando o telefone tocar, comece a preparar seu plano de ação. Muitas pessoas “perdem” muito tempo para perceber que é preciso atuar como se tivesse que ser aceito novamente no mercado de trabalho. A partir de agora atue de uma nova forma. Coloque-se como “empresário de si mesmo.” 

02. Reative sua lista de contatos – Fale para as pessoas o que está acontecendo com você e se for preciso peça ajuda. O ideal seria que você já tivesse uma lista de contatos quentes antes de precisar deles, porque do contrário, talvez fique constrangido de entrar em contato com essas pessoas somente quando precisar. O que você pensaria de um amigo que só te liga quando está precisando de você? 

03. Mantenha-se atualizado – O mundo hoje muda muito rapidamente, você precisa manter-se atualizado com os acontecimentos do mundo. 

04. Aprenda sobre seus futuros patrões – Assim que você tiver decido onde quer trabalhar, procure obter o máximo de informações sobre seu futuro local de trabalho, perfil do diretor, etc, isso ajudar você na hora da contratação, assim como o seu desempenho dentro da nova organização. 

05. Mantenha uma atitude positiva – Não é muito raro encontrarmos pessoas falando mal do antigo chefe e dos problemas que enfrentava por causa daquele colega invejoso, portanto coloque seu foco naquilo que deseja e não naquilo que não quer mais pra si, o que passou, passou, a partir de agora bola pra frente. 

06. Sorria e mude seu dia - Recentemente li num artigo que o gerente de pessoal de uma grande loja de departamentos em Nova Iorque prefere empregar um vendedor com o segundo grau incompleto e um simpático sorriso no rosto a contratar um pH.D ou doutor em administração de empresas que tenha cara sisuda e pouca polidez no trato com as pessoas. 

07. Esteja sempre preparado – Afirmam as Sagradas Escrituras que Noé começou a construir a sua arca bem antes de começar o dilúvio. Portanto é fundamental que, mesmo que você esteja muito bem em seu emprego, continue se preparando. Vivemos numa era de incertezas e é fundamental estar preparado para o venha a acontecer. E você está preparado para dar a volta por cima quando esse temido dia chegar?

Boa sorte a todos que estejam passando o mesmo que eu. E acreditem, que quando queremos, PODEMOS.

Fonte: Regina Panazzo - Administradores

Hasta la vista, Baby!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!