terça-feira, 18 de junho de 2013

Carreira e Sucesso: o lado positivo do medo

Você concorda com ideia de que o medo é positivo? 


Eu sei que parece uma ideia estranha, mas já já você vai me dar razão. Só que, primeiro, eu quero deixar claro que não estou falando daquele medo tipo pânico ou fobia, que é muito intenso e às vezes tem que ser tratado. Não. Eu falo do medo que todo mundo sente, do frio na barriga, da paúra.
Esse medo tem um lado positivo porque ele nos faz crescer, mudar, nos superar. O medo nada mais é que um mecanismo de autopreservação. E uma das coisas que ele faz é nos colocar em estado de alerta.



Você já reparou que quando tememos alguma coisa, prestamos a maior atenção nela para não fazer bobagem? Tudo que fazemos com uma pontinha de receio, fazemos com mais cuidado.


Para tomar uma decisão arriscada, por exemplo, o medo de errar faz a gente ir atrás de informação, pedir a opinião de alguém ou simplesmente ser cuidadoso. Isso é muito positivo! O medo também faz a gente se mexer de vez em quando.



Se a vida fosse um mar de rosas, se nada acontecesse para ameaçar a estabilidade do nosso trabalho, por exemplo, será que a gente estaria sempre evoluindo, sempre se superando? Eu tenho minhas dúvidas.



Agora é só bater um ventinho de crise no mercado e todo mundo trata de mostrar serviço com medo de ficar sem trabalho é ou não é? Mais um ponto positivo para o medo!



Eu sei que ninguém gosta de sentir aquele aperto no estômago, aquele calafrio que o medo dá. Mas se sentir medo é inevitável, é melhor que ele seja aliado do que inimigo, você não acha?



O medo mobiliza, empurra para frente, tira a gente da acomodação. 


Se você quer transformar o seu em energia crescimento, faça o seguinte: identifique o seu medo. Pergunte para você mesmo: “Eu tenho medo de quê?”. Será que é medo de fracassar? Medo de arriscar e se dar mal? Medo de mudar? Medo do que os outros vão pensar?



Se você reconhecer o seu medo, saberá como enfrentá-lo. 


O que não pode é ficar com medo do medo e tentar evitá-lo, porque com isso você perde uma grande oportunidade de se superar.


Fonte: Leila Navarro - Palestrante


Hasta la vista, Baby!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!