terça-feira, 30 de junho de 2009

Apresentação do TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O que determina o sucesso na apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC), exigido ao término da graduação? Na opinião da vice-diretora da FEA (Faculdade de Economia e Administração) e professora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), Elisabete Adami, a resposta seria a segurança no conteúdo."O primeiro fator fundamental é o aluno ter segurança sobre o trabalho que fez. O grande erro é não conhecer bem o tema", afirmou.

Orientador

De acordo com Elisabete, se há uma falha no momento da apresentação do trabalho, a culpa também é do orientador, que não cobrou dos alunos a discussão sobre o tema, para que eles desenvolvessem de forma mais clara e objetiva. Para a professora, 80% do sucesso da apresentação do TCC são responsabilidade do orientador."Quando oriento, faço com que os alunos treinem, com que respondam perguntas difíceis. Faço o papel do advogado do diabo. Eles enfrentam tantas dificuldades no processo que já vão preparados para a banca", disse. Por isso, é preciso saber escolher bem o orientador. Os principais quesitos a serem analisados nesse momento são o conhecimento que ele possui do tema que será tratado e também de metodologia de trabalho, já que ela pesa bastante na nota final.

Banca

Na escolha da banca, esses mesmos quesitos devem ser considerados. Em relação ao comportamento do aluno, nesse momento, confira as orientações dadas pela professora:

  • Tenha calma durante a exposição;
  • Não encare a banca como inimiga;
  • Respeite as questões que ela coloca;
  • Responda delicadamente;
  • Cumpra o horário para a resposta.

Por Flávia Furlan Nunes - InfoMoney

Hasta la vista, Baby!!!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

7 exercícios para aumentar as vendas

Se alguém perguntar onde fica guardado o segredo para o sucesso, talvez nenhum de nós acerte a resposta. E por um motivo especial: porque ele está guardado em um lugar onde só você e eu, separadamente, podemos manipular conforme a nossa vontade.
Estranho? Não para Brian Tracy, um vendedor com 22 anos de carreira de sucesso, que afirma só ter percebido que sua virada mais importante em vendas foi descobrir que o segredo do sucesso estava no pensamento. O Pensamento que faz Vender virou um programa de áudio que já foi vendido para mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, que duplicaram e triplicaram suas vendas e seu rendimento em poucas semanas. Este programa finalmente chega ao Brasil sob forma de livro (Ed. Landscape em parceria com VendaMais) e já começa a semear resultados entre os seus seguidores. Menos é mais Você certamente já ouviu falar do Princípio 80/20 em vendas, também conhecido como Princípio de Pareto. Ele estabelece que os 20 % melhores vendedores fazem 80% do dinheiro, e os 80% piores só fazem 20% do dinheiro. Em síntese: podemos dizer que quatro ou cinco pessoas em cada 100 finalizam tantas vendas e ganham tanto dinheiro quanto todos os demais juntos. Se os 20% melhores vendedores ganham 80% do dinheiro, os 5% a 10% desses 20% melhores ganham muito mais. Você deve ter bons motivos para querer fazer parte desta fatia de mercado, principalmente porque esses 20% melhores ganham 16 vezes o rendimento médio dos 80% restantes. E os 4% melhores ganham, em média, 16 vezes o rendimento médio dos demais integrantes do grupo dos 20% melhores. Por causa da regra 80/20, algumas coisas que você faz valem muito mais do que outras, ainda que demorem o mesmo tempo para serem feitas. Seu objetivo é se concentrar nas atividades que contribuem com o maior valor para sua vida e seu trabalho. E, naturalmente pertencer a esta amostragem inicialmente de 20% dos melhores. Logo em seguida, 10% dos melhores, 5%, 4% e assim por diante. Mas quais são os fatores que distinguem esses indivíduos e essas empresas e faz deles vitoriosos, com tamanha diferença? A conclusão é a de que pequenas diferenças em habilidades podem causar enormes diferenças em resultados. Traduzindo: “a diferença entre os melhores em desempenho e os de desempenho mediano ou medíocre não é uma enorme diferença em talento ou habilidade. Frequentemente, são apenas algumas pequenas coisas, feitas repetidas e consistentemente. Sorria, isso é bem mais fácil do que você imagina. Brian Tracy sinaliza que em vendas, é preciso ser um pouquinho melhor e diferente em cada uma de suas áreas-chave, de modo a acumular uma extraordinária diferença de renda. Ele ressalta que uma pequena melhoria de habilidade ou capacidade, apenas 3% ou 4%, pode fazê-lo chegar à margem vitoriosa e colocá-lo entre os 20% melhores, e depois entre os 10%. As metas e o desempenho de cada um Metas eficientes, são metas escritas. Prova de que metas escritas funcionam, são os vendedores de alto desempenho. Eles traçam metas anuais, mensais e diárias e têm uma meta anual de renda realista, porém desafiadora. Os melhores vendedores de cada área sabem exatamente quanto vão ganhar em cada ano e em cada parte do ano. Se perguntar para eles, poderão ouvir suas projeções de resultados diários. Já os vendedores de baixo desempenho não têm idéia de quanto vão ganhar. São aqueles que precisam esperar até o final do ano para receber seus formulários de imposto de renda e ver o que aconteceu. Para estes, todos os dias são uma aventura financeira. Com qual deles você se identifica hoje? Qual deles você quer ser amanhã? Quanto mais você praticar, menos esforço precisará fazer para obter ótimos resultados. Você se moverá em uma trilha rápida em sua carreira de vendas. Pense grande e estabeleça para si mesmo uma meta de renda para este ano que seja de 25% a 50% a mais do que ganhou no ano passado. Imagine-se continuamente como o melhor da sua área. Traga como referência mental os vendedores mais bem pagos de sua indústria e projete-se mentalmente como um deles. Ande, fale e trate os outros como se você já fosse uma estrela das vendas. Você decide que o que os outros conseguiram você também pode conseguir. Não há limites para o seu pensamento, muito menos para você. Duvida? Por que você não paga para ver? Dica de Ouro Brian Tracy contou que muitas vezes pergunta para as suas platéias: “Qual porcentagem das decisões de uma pessoa está baseada em emoções e qual está baseada em lógica?”. Quase todos dizem que as pessoas são 90% emotivas e apenas 10% lógicas. Contudo, a resposta certa é que as pessoas são 100% emotivas. Pensar requer tempo e esforço, mas as emoções são instantâneas. Por isso é que as pessoas compram emocionalmente e depois justificam logicamente. Se um cliente se sente bem quanto a você e sua empresa, se gosta de você e o respeita, se você tiver um bom relacionamento, então o poder de ‘gostar’ frequentemente levará à venda.” Exercícios de ação A seguir, sete exercícios simples, rápidos e fáceis que selecionamos do programa de Brian Tracy para o seu estudo: 1 – Decida, hoje, tornar-se um vendedor totalmente confiante, com grande auto-estima. Repita diversas vezes para você mesmo: “Eu gosto de mim!”. 2 – Visualize-se constantemente como o melhor em sua área de negócios; lembre-se que a pessoa que você “vê” é a pessoa que você “será”. 3 – Decida antecipadamente que, não importa o que aconteça, nunca desistirá; o fracasso não é uma opção. 4 – Recuse-se a aceitar a rejeição pessoalmente; aceite-a como um fato normal e natural de venda. 5 – Siga os líderes em sua área; aja como as pessoas mais bem pagas e mais bem-sucedidas que você conhece. Descubra o que elas estão fazendo e faça as mesmas coisas, até atingir os mesmos resultados. 6 – Tome hoje a decisão de juntar-se aos 20% melhores em seu negócio; lembre-se de que ninguém é mais esperto ou melhor do que você. Dentro do razoável, qualquer coisa que qualquer pessoa tenha feito, você também poderá fazer. 7 – Ponha em prática qualquer idéia nova que imagine que possa ajudá-lo de alguma maneira. Quanto mais coisas você tentar, mais probabilidade terá de acabar triunfando.
Alessandra AssadDiretora da AssimAssad Desenvolvimento Humano.
Formada em Jornalismo, pós-graduada em Comunicação Audiovisual e MBA em Direção Estratégica, é professora universitária e em MBAs, colunista de vários meios de comunicação e palestrante.
De 2003 a 2009, atuou como diretora de Redação da revista VendaMais, a maior revista de vendas do Brasil. É autora do livro Atreva-se a Mudar! – Como praticar a melhor gestão de pessoas e processos.
Hasta la vista, Baby!!!

domingo, 28 de junho de 2009

A Pneumonia mental

Toda vez que vejo o frio chegar, lembro-me dos cuidados que temos que tomar para evitar o resfriado, a gripe e a pneumonia. Assim, nos agasalhamos, nos resguardamos, tomamos vários cuidados. Sabemos que ficar expostos ao frio rigoroso por muito tempo pode danificar a nossa saúde física. Ao mesmo tempo, vejo que não tomamos os mesmos cuidados com o que chamo de “pneumonia mental”. Conheço muitas pessoas com “pneumonia mental”. Elas só enxergam problemas, horrores, desgraça. Só falam em doenças, mal de outras pessoas; vivem para reclamar de tudo e de todos. Elas não acreditam em nada. Nem em si próprias! Da mesma forma como não ficamos no frio sem agasalho, pois sabemos os riscos que corremos, deveríamos evitar pessoas negativas, ambientes carregados de inveja, notícias ruins que invadem a nossa mente, pois, com certeza, contrairemos “pneumonia mental”. Da mesma maneira que é nossa obrigação nos prevenirmos da pneumonia física, é também obrigação nossa e indelegável, a prevenção da “pneumonia mental”. Se você se expuser a ambientes negativos, com certeza se tornará uma pessoa negativa, amarga, sem entusiasmo. Você se tornará uma pessoa doente, desprovida de força de vontade para enfrentar desafios. Faça um exame de consciência e veja se você não se expõe demasiadamente a ambientes e situações que o farão contrair a “pneumonia mental”. Faça uma auto-análise e veja se você tem consciência de que é sua responsabilidade evitar pessoas e ambientes negativos que façam você sentir-se mal, descrente de tudo e sem ânimo. Pense se você tem consciência de que só você pode tomar esses cuidados e tomar as atitudes certas para manter-se mentalmente saudável. Cuide-se para não se deixar contaminar pela “pneumonia mental”.
Pense nisso. Sucesso!
Hasta la vista, Baby!!!

sábado, 27 de junho de 2009

Psicopatas organizacionais

Quando falamos de psicopatas não nos referimos a pessoas delirantes, nem com uma alteração da realidade que lhes faz viver em um mundo alheio ao dos demais”, explica Piñuel. O pesquisador e autor argumenta que há provas de como pessoas absolutamente normais e sem patologias mentais são afetadas pelo poder, que as transforma em pouco tempo em personagens terríveis em suas relações com os demais. Piñuel também fala que durante seus estudos, identificou que o setor público e as administrações públicas são os lugares que oferecem as características mais idôneas para que se este tipo de comportamento que favorece os psicopatas organizacionais se desenvolva. Um regime sancionador lento e burocrático garante a impunidade para suas condutas. Esse tipo de pessoas que se tornam chefes tende a ingressar em corporações e empresas muito hierarquizadas, onde é permitido a eles desdobrar e expandir suas tendências agressivas e sádicas. Trata-se de indivíduos frios e calculistas que sob uma aparência positiva confundem e seduzem para alcançar seus objetivos. Todos podemos nos converter em um psicopata, o problema essencial é não sabê-lo e pensar que só os outros o são. Segundo o professor Philip Cimbrado, da Universidade de Standford (EUA) os elementos situacionais e a pressão do grupo ajudam nisso. Não se trata só de uma questão de conduta. Os especialistas apontam ainda outras causas que favorecem os indivíduos manipuladores como, por exemplo, as empresas que geram indiferenças em relação a atuações perversas com o mecanismo “obediência à autoridade”. A solução para o problema, segundo o especialista espanhol no seu livro, não passa por recorrer à moral ou à ética individual de cada diretor, “mas por um redimensionamento organizacional inteligente”. Um tipo de organização que dificulta ou impede que estes mecanismos se desencadeiem, identificando-os com antecedência.
Hasta la vista, Baby!!!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

A pessoa certa, na função certa

Um dos maiores desafios na gestão de pessoas, é colocar a pessoa certa, no lugar certo. Será que aquela pessoa é realmente incompetente e incapaz ou ela está no lugar errado? Será que as habilidades e comportamentos que ela é capaz de emitir, são os requeridos para a função em que ela ocupa? Será que ela está feliz fazendo o que estamos pedindo a ela, ou está infeliz por sentir ou saber que está na função errada? Conheço dezenas de exemplos reais em que pessoas que eram consideradas funcionalmente fracas e estavam prestes a ser dispensadas, mostraram-se incrivelmente competentes em outra função, na mesma empresa. Como enfrentar essa realidade? Antes de recrutar, selecionar ou promover alguma pessoa, é preciso fazer uma análise comportamental da função a ser preenchida. Quais os comportamentos e habilidades são exigidos para aquela função? Essa análise é feita, observando e descrevendo quais os comportamentos que você deseja que a pessoa emita. Ex.: A função exige muito relacionamento com pessoas estranhas? Exige arquivar documentos? Exige redigir cartas, memorandos, etc.? Exige falar ao telefone? Exige falar em público? Exige conhecimento geográfico de alguma área específica? Exige a elaboração de cálculos matemáticos? Quais? A partir de uma análise comportamental e de habilidades necessárias (o que a pessoa realmente irá fazer e como deve fazer) é que você poderá colocar a pessoa certa no lugar certo. É muito comum promover alguém que era muito competente e torná-la incompetente na nova função. Nem sempre um bom vendedor será um bom gerente de vendas. As habilidades e comportamentos exigidos de um gerente são completamente diferentes dos exigidos para um vendedor. Por isso, muitas vezes, não dá certo. Uma simpática e expedita garçonete nem sempre será uma boa secretária. As habilidades e comportamentos exigidos são diferentes para as duas funções. Observar comportamentos e atitudes e colocar as pessoas certas na função certa é um dos maiores segredos do sucesso das empresas.
Pense nisso. Sucesso!
Escrito por Luis Marins
Hasta la vista, Baby!!!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Encontrei esta notícia no Radar-On Line da revista Veja dessa semana.
ECONOMIA
No ramo das drogarias
Depois de levar o Ponto Frio, o Pão de Açúcar estuda comprar uma rede de farmácias. As negociações seguem em duas frentes. Numa, conversa com a Drogaria São Paulo. Na outra, pode comprar a parte da Droga Raia, que possui mais de 200 lojas em vários estados.

A importância da leitura

A Atitude e comportamento de hoje trata sobre importância da leitura. Por que deveríamos ler todos os dias?Por que deveríamos cultivar este hábito? Por vários motivos. Em minha opinião, o principal e mais importante deles é a motivação diária. Motivação é como banho. Deveríamos tomar todos os dias!! Não é todo dia que você pode ir num treinamento, em uma palestra, ouvir um consultor na rádio, ou seja, ter alguém para te ajudar.É neste momento que entra a importância da leitura. Você sabia que a média de leitura no Brasil é de meio livro por ano?? Eu tenho a meta de ler 4 livros por mês, confesso que nem sempre eu consigo, mas no mínimo 2 eu leio. Normalmente gosto de ler diferentes temas em paralelo. Não termino um para começar outro. Mas esse é o meu jeitão de ser, você deve encontrar o seu. Tudo aquilo que você quiser aprender, aprimorar em termos de conhecimento, está disponível nas livrarias do nosso país. Um livro traz, muitas vezes, um conhecimento de uma vida, compilado em páginas, que pode ser absorvido em muito pouco tempo. Sem medo de errar sei que já li mais de 500 livros em minha vida. Você consegue imaginar o que este hábito pode fazer por você? Tenho disponível uma lista dos 25 que realmente foram transformadores. Se você tiver interesse envie um e-mail através do site www.rodrigocardoso.com.br que terei o maior prazer em mandar essa lista para você. Livros que são obrigatórios para quem quer atingir o sucesso, para quem quer manter-se feliz e motivado diariamente, livros que à medida que são lidos, são praticados e geram resultados extraordinários. Nesta lista, muitos deles eu li 3, 4 vezes. É impressionante como ao ler pela segunda vez você descobre coisas novas que pareciam que não estavam ali antes!! A dica de hoje é criar o hábito de ler pelo menos 15 minutos TODOS OS DIAS. Nesta freqüência é muito provável que atinja uma boa meta de ler 1 livro por mês. Se quiser seguir a sugestão da lista, nesta velocidade, você terá leituras transformadoras para os próximos 2 anos pelo menos. Crie esse hábito e comprove por si só os resultados extraordinários.
Hasta la vista, Baby!!!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Emprego: Como se dar bem na primeira entrevista?

Bom Dia!!!
Essa dica vai pra minha amiga Alessandra.
Obrigado por prestigiar o Blog.
O primeiro contato pessoal é sempre o mais importante, principalmente em uma entrevista de emprego ou estágio. Esse é o melhor momento para o candidato mostrar ao interlocutor seu conhecimento, suas habilidades, desenvoltura e qualidades pessoais. Os jovens que atualmente se inserem no mercado de trabalho e, pela primeira vez, comparecem a entrevistas pessoais sentem certo desconforto no modo de agir e insegurança ao falar com o profissional que avaliará seu desempenho. Conseguir um estágio não é tarefa das mais fáceis para inexperientes no mercado, não pela trajetória profissional que ainda não possuem, mas sim por ainda não terem conhecimento sobre a maneira com que devem agir com o selecionador. De fato, o primeiro contato, mesmo que de maneira indireta, que se tem com a empresa é o currículo. Para obter sucesso nessa fase e ser convocado para uma entrevista, este deve ser limpo, claro, objetivo e completo. Quanto mais conhecimentos e cursos o jovem possuir, maior será a chance de que este se sobressaia sobre os demais e avance um passo na conquista da vaga. Há algumas atitudes importantes que os jovens devem saber para agir da maneira correta na entrevista:
Aparência conta sim! - Engana-se quem pensa que estamos vivendo em um mundo mais “moderno” e que quesitos como aparência e postura já não tem mais tanta importância. Para as mulheres, é aconselhável que deem preferência a roupas claras e sem decotes. Unhas bem feitas, maquiagem leve e pouco uso de perfume também são notados. Já para os homens, ainda vale o uso de traje social e sapato, além barba e bigode bem feitos. Em caso de tatuagens e piercings, é preferível escondê-los, pois ainda há aversão a esses chamados “modismos”;
Fique calmo – É natural que surja nervosismo no momento de apresentar-se ao interlocutor e falar sobre si. Mas procure ficar tranqüilo e treine antes com alguém o que irá falar. É preciso passar a impressão de confiança e naturalidade, pois mostrar insegurança no momento de se posicionar a alguém mostra que esta pessoa talvez não saiba lidar com adversidades ou pressões;
Esqueça as gírias – Falar bem não significa falar de maneira difícil e sofisticada. Há pessoas que naturalmente possuem boa comunicação, mas outras talvez precisem aprimorá-la. Comunicar-se bem significa, primeiramente, ter um bom posicionamento e olho no olho com o interlocutor para então falar sobre a sua vida pessoal e o conhecimento que possui com clareza e objetividade. Procure não prolongar muito suas explicações, pois você pode se perder no foco da conversa;
Fale somente o necessário – É comum os entrevistadores pedirem apenas para que os candidatos se apresentem, sem dar mais explicações. A dica é que comece a falar brevemente sobre sua vida pessoal e hobbies para depois mostrar seus conhecimentos. Por fim, deixe claro os seus interesses na vaga e no futuro profissional. Não se esqueça, o melhor é que responda somente o for perguntado e que seja firme nessas respostas;
Proatividade e liderança – Grande parte das empresas pede pessoas que tenham bom relacionamento interpessoal e saibam como lidar com trabalho em equipe. A maneira que os entrevistadores tem de saber quais candidatos se encaixam nesse perfil é propor uma dinâmica em grupo. Nesta etapa, é preciso mostrar-se capaz de liderar, sabendo ouvir as outras pessoas para que juntos cheguem a um acordo comum, propondo novas ideias e alternativas;
Cuidado com a liberdade concedida – Alguns entrevistadores procuram deixar os candidatos bem à vontade, principalmente em entrevista particular, para saber como essa pessoa é realmente. Se isso acontecer, aja com naturalidade, não se esquecendo de evitar gírias e certa intimidade e brincadeiras; a postura deve ser mantida do início ao fim. É importante ressaltar que, se após a entrevista o candidato não for selecionado, é preciso encarar de maneira positiva. A passagem por seleções o ajuda a adquirir experiência e confiança para as próximas oportunidades e se portar de maneira ainda melhor. Aperfeiçoe seus conhecimentos e sua maneira de falar, o que vale para o selecionador é o “encantamento” pela pessoa devido às suas habilidades, à postura e, principalmente, para os jovens, o seu conhecimento e vontade de aprender.
Hasta la vista, Baby!!!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Vivendo e trabalhando melhor

“Assim, precisamos rever o conceito de trabalho e sua prática, de tal forma que passe a ser significativo e pleno para o trabalhador, útil para a sociedade e em harmonia com o ecossistema . Reorganizando e praticando nosso trabalho dessa forma , poderemos recapturar sua essência espiritual.” ( Fritjof Capra ) No passado, tolerava-se uma filosofia de trabalho filha de uma cosmovisão fragmentada. Hoje, isto é inadmissível. É imperativo uma visão coerente, abrangente, global, em outras palavras , holística. O homem precisa saber de maneira consistente o que faz e para que serve seu trabalho. A falta de visão , de participação, gera moral baixo, qualidade pobre, baixa produtividade e conflitos desnecessários em todos os níveis da organização. Enfim , traz a decadência econômica , que dificulta, se não impossibilita , o progresso social e o desenvolvimento pessoal. Uma visão bem formulada pode ser responsável por moral elevado , alta qualidade e produtividade, senso de participação, sentido de propósito, minimização de conflitos , fortalecimento da auto-estima e criação do que Baker chama a comunidade da visão. Para alcançar o nível de comprometimento necessário à criação de uma comunidade da visão que leve à conquista de uma qualidade de vida e de trabalho plenas, este, deve ser encarado como uma oportunidade de desenvolver no homem suas faculdades, superar a tendência à centralização no próprio ego, re-descobrindo a importância da convivência e da colaboração. Este enfoque é o substrato da nova visão do trabalho .Uma visão global, holística. Todos sabemos que as pessoas são o maior recurso de uma organização. Esta consciência deve gerar a compreensão de que cada ser humano deve ter atendidas todas as suas necessidade. Sabemos que se alguma necessidade significativa não for atendida , o indivíduo como um todo sofrerá. O resultado disso será , é claro, perda de eficiência e eficácia no trabalho. Ao tomar decisões precisamos ter em mente que todas elas afetam o indivíduo como um todo.Nossas decisões e as inovações que elas propõem devem ter um significado e devem procurar minimizar uma rotina aborrecida, monótona, repetitiva, com tarefas desagradáveis, inserindo elementos de humor, criatividade, divertimento, gerando satisfação e prazer. Afinal, por que ser feliz apenas nas férias? Esta é, aliás, talvez a mais importante função do líder: fazer com que as pessoas sintam que aquilo que fazem tem significado. Esta postura faz com que os participantes de uma tarefa tenham sua auto-imagem fortalecida, torna-os participantes de um processo maior, alguma coisa que vale a pena. O trabalho precisa ter um sentido, ser uma missão, quase uma oportunidade de ser heróico. No novo humanismo que vivemos, o ser humano volta a ser único e a estar acima dos procedimentos . Tratar a todas as pessoas de uma mesma maneira significa que não nos importamos suficientemente com o outro para descobrir o que o torna único. Flexibilidade e adequação são conceitos que devem ser resgatados na busca de práticas onde a uniformidade precisa dar lugar a práticas individuais baseadas em circunstâncias e necessidades individuais. Uma organização, cujos indivíduos tenham uma visão positiva em relação às mudanças, que tenham descoberto como transpor barreiras, cria um sistema natural em vez de mecânico. A estrutura natural de uma organização é capaz de modificações e crescimento contínuos; ao contrário da rigidez da estrutura mecânica que faz sempre a mesma coisa.Uma das grandes vantagens da flexibilidade do sistema natural, holístico, é que aceita imperfeições porque é capaz de se auto-ajustar, de adaptar-se rapidamente às inevitáveis modificações do ambiente interno e externo. Nesta época em que vivemos, em que o novo paradigma é uma realidade insofismável e uma força irrefreável, o trabalho passa a ser visto como um veículo de transformação, cuja maior finalidade não é produzir coisas, mas construir o homem . Não é mais tão importante a forma que toma o trabalho de cada um de nós; o que é de vital importância é nossa atitude em relação a esse trabalho. E a chave para criar esta visão do trabalho é o compromisso com a qualidade. Um ser humano comprometido com a qualidade, está também comprometido consigo mesmo a desenvolver suas auto-estima, suas habilidades, auto-respeito e autodisciplina para ser o melhor e para dar o melhor de si. Está disposto a buscar oportunidades de enfrentar desafios e desenvolver suas próprias forças e potencialidades. A conscientização, o comprometimento, podem transformar qualquer trabalho em um potencial de auto-expressão , diversão, criatividade e promoção dos objetivos sociais, permitindo reorganizar os elementos da atividade de tal forma que sejam instrumentos de auto-expressão. Mesmo que a maior parte das tarefas em uma empresa tenham opções limitadas para a criatividade, na medida em que o trabalho pode ser feito de uma maneira diferente, que os grupos de melhoramento sugerem modificações e melhorias contínuas, é criada a oportunidade de projetar as habilidades e valores dos seres humanos envolvidos no processo. Talvez o fator mais determinante do sucesso no estabelecimento de um clima de comprometimento e conscientização seja a descoberta de que os seres humanos podem modificar suas vidas modificando suas mentalidades. Ter uma atitude positiva é a peça chave do sucesso. A atitude mental positiva nos leva à persistência. É uma função da liderança criar um ambiente mental positivo, pois, o líder é , antes de tudo um visionário. Possui a habilidade de pensar naquilo que ainda não existe e , portanto, deve ser criado.Ele é capaz de mapear o futuro com excelência em mente . O seu neocórtex tem a capacidade de criar o mapa de um território ainda inexplorado, porque inexistente . Uma visão firme, detalhada e arrojada aliada a outros atributos da liderança garante o sucesso. Assim, é preciso a cada indivíduo permitir-se pensar no “impossível”. E ter ousadia suficiente para realizá-lo. Para realizarmos o futuro precisamos intuir , mais do que saber, que como nos apontam há séculos os antigos navegadores portugueses, que podem servir de paradigma a todos nós, navegadores do futuro, “Navegar é preciso . Viver não é preciso. “ Viver num mundo de transformações rápidas não é preciso, não é exato; mas é necessário. Viver em meio a transformações é navegar, buscando correntes mais favoráveis, melhores ventos . E os melhores instrumentos para desenvolver esta arte são os atributos da liderança: comprometimento, habilidade de comunicação, integridade, senso de realidade e intuição. De fato, o comprometimento da liderança gera a energia necessária para que o sonho se transforme em meta. Sem comprometimento, a visão será sempre um devaneio. Jamais gerará responsabilidade , poder e confiança. Comprometimento deve gerar comprometimento, responsabilidade e ação para conquista de metas. Isto só se efetivará se todos e , sobretudo, os que estiverem em posições de liderança, tiverem desenvolvido em grau as habilidades de comunicação. Cada vez mais, torna-se necessário facilitar o fluxo de informação, convencer, persuadir. Para fazê-lo em sua plenitude é necessário desenvolver alta competência em leitura e na expressão escrita: precisão para descrever, precisão para analisar e comparar , e, precisão para expor o próprio pensamento por escrito; capacidade para descrever, analisar e criticar o ambiente social ;capacidade para a recepção crítica dos meios de comunicação de massa;capacidade para planejar, trabalhar e decidir em grupo;capacidade para localizar, acessar e usar a melhor informação acumulada. Comunicar é aumentar a área de experiência comum. Ao fazê-lo, um líder costuma se socorrer de um dos mais ricos recursos da linguagem verbal: a metáfora. Considerada a linguagem dos deuses, a metáfora nos permite atingir o subconsciente de nossos interlocutores, impregnando-o com a visão e com as atitudes que deverão ser tomadas para alcançá-la. Comunicar, acessar a mente de outro ser humano, é um processo que pressupõe integridade . Esta qualidade do líder é o cimento que mantém unidos os demais atributos da liderança. É a integridade que assegura comprometimento com a busca constante da excelência, garante abertura e transparência e gera credibilidade. Ser íntegro significa guiar-se por um irrepreensível sistema de valores e dotar o grupo de trabalho , a empresa , enfim, de altos valores que a distingam das demais . Um líder íntegro está sempre disponível para as pessoas; é sensível a suas necessidades , é generoso por natureza e preocupa-se com a integração de cada componente do grupo. Nele, os dois hemisférios cerebrais estão sempre em harmonia e ele pode, assim , criar um clima de harmonia geral, com otimização da energia vital. Outro atributo indispensável à criação da visão é a intuição, conceituada como uma função do hemisfério cerebral direito que nos possibilita tomar decisões corretas a partir de dados incompletos. Esta maravilhosa habilidade tem sido reprimida sistematicamente pela visão mecanicista vigente durante todo o período de existência do paradigma newtoniano-cartesiano. Felizmente, a quebra dos antigos padrões e a melhor compreensão do funcionamento da mente humana, está nos liberando para empregar este instrumento capaz de nos auxiliar na tarefa de “navegar” nas águas rápidas e caóticas da mudança. Afinal, a intuição tem sido historicamente a grande aliada dos navegadores- dos povos antigos aos grandes descobridores do ciclo das grandes navegações durante o Renascimento. Um grupo de cérebros alinhados, pensando em conjunto, desenvolvendo um excelente processo de comunicação, demonstrando respeito mútuo e guiando-se pela intuição chegará a melhores resultados do que qualquer indivíduo sozinho. Bons ventos a todos!
Hasta la vista, Baby!!!!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Crédito faz bem

Nada é mais importante em sua vida financeira do que seu crédito. Graças a ele, vivemos em lares melhores do que os que construiríamos com nosso próprio suor, pois podemos comprá-los de empresas que usam capital e tecnologias caras para construí-los. Também é graças ao crédito que podemos nos mudar para dentro desses lares ainda jovens e contar com os mesmos itens de conforto de que nossos pais desfrutam. Numa visão mais ampla, o crédito nos permite contratar planos de saúde, que por sua vez asseguram que seremos atendidos em caso de emergência, por mais grave que seja. Quanto mais bem avaliado for nosso crédito, mais limites teremos no cheque especial e no cartão de crédito, mais baratos serão nossos juros, menos tarifas pagaremos, mais mimos receberemos de nossos bancos e prestadores de serviços financeiros. Seu banco nunca lhe mandou presentes?? Então, você tem um longo trabalho a fazer por você mesmo. O conceito é simples. Basicamente, você deve fazer as instituições financeiras acreditarem que você tem sua vida financeira tão equilibrada que eles pouco terão a melhorá-la com os serviços ou produtos que se esforçam para vender. Instituições financeiras lucram em cima das dificuldades de seus clientes, mas clientes com problemas lhes consomem recursos e dão trabalho para serem administrados. Os melhores clientes dos bancos são os que menos precisam de seus serviços, pois são os que possuem comportamento mais previsível. Investem regularmente, só assumem financiamentos que conseguem pagar com o pé nas costas, não usam o limite do cheque especial e gastam todos os meses no cartão de crédito valores elevados e que oscilam pouco. Os bancos não precisam dedicar horas de um gerente para convencer bons clientes a contratarem produtos lucrativos para a instituição, pois esses clientes naturalmente têm a iniciativa de contratar o que lhes prouver. Seu desafio é convencer seu banco de que você é um bom cliente ou, se não for ainda, que está no caminho certo para se tornar um excelente cliente em poucos anos. Cuide melhor, portanto, de seu crédito.
Por Gustavo Cerbasi
umtoquedemotivacao.com
Hasta la vista, Baby!!!!

sábado, 20 de junho de 2009

Feedback

Feedback é o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desempenho no sentido de atingir seus objetivos. Para que haja êxito na comunicação do feedback as barreiras devem ser rompidas e estabelecida uma relação de confiança e segurança. O feedback pode ser de dois tipos: aberto - é óbvio e direto. Obtido através de perguntas e de observação, durante a realização de exercícios e testes. Mostra o que o ouvinte captou e o que não captou. Pode ser falsificado. velado - é obtido através da prática de observar a reação do ouvinte a estímulos externos. Pode se obtido na sua expressão, posição, movimentos e atitude. Como é expressado inconscientemente, diz a verdade. O que fazer antes de dar feedback
Quando vamos dar feedback precisamos conhecer alguns dados importantes, tais como: Se o feedback for individual: Por que queremos dar feedback a outra pessoa? para puni-la. para desabafar e sentirmo-nos aliviados. parademonstrar nossa inteligência e habilidade. para ajudar outra pessoa a alcançar seus objetivos de maneira mais efetiva. . E quanto à pessoa que recebe feedback? é difícil dar feedback a uma pessoa que não está preparada para recebve-lo ou não sinta a sua necessidade. a pessoa pode estar solicitando feedback porém não recebe por diversas razões, pois sentem não ter nada de útil para lhe falar ou sentem que ela não está reparada, ou sentem que o feedback não lhe será útil,. … etc. as pessoas precisam do feedback, tanto do positivo quanto do negativo, precisam saber não apenas o que estão fazendo ineficientem,ente mas tambem o que realizam com eficiência. Porque certas pessoas acham difícil dar feedback? nossa cultura tem certas normas contrárias à expressão de sentimentos pessoais aos outros. têm medo de que, se derem feedback, a pessoa fique chocada e com isso perca um amigo. receiam que ao darem feedback a outra pessoa os ataque ou puna. temem que seu feedback seja mal interpretado. não sabem como lidar com o assunto.
Porque as pessoas comumente reagem ao feedback?
Como o feedback é visto geralmente como crítica, as pessoas muitas vezes reagem defendendo-se de uma das seguintes maneiras: preferem não ouvir o que lhes é dito - rcepção seletiva. duvidam dos motivos da pessoa que lhe dá o feedback. negam a validade dos dados do feedback. racionalizam procurando justificar seu comportamento. atacam as pessoas que lhes dão feedback, apontando-lhes tambem alguns de seus erros. Se o feedback for de grupo: O grupo tambem tem necessidade de receber informações sobre o seu desempenho, sua atmosfera de trabalho, se existe rigidez nos procedimentos, sub-utilização de pessoas, se existe confiança no lider, se existe maturidade no grupo, …etc. Os mesmos problemas envolvidos no feedback individual estão presentes no de grupo, em maior ou menos grau O grupo pode receber feedback de: membros atuando como participantes-observadores. membros selecionados para desempenhar uma função específica de observador par ao grupo. consultores externos ou especialistas que vem para fazer observalçose, valendo-se de perspectivas mais objetivas. formulários, questionários, folhas de reação, entrevistas.
Importância do Feedback
É muito importante obter feedback. Existem muitos métodos para descobrir o que os clientes, parceiros e fornecedores pensam ou sentem sobre os serviços e produtos de sua empresa. Através do feedback podemos identificar necessidades e responder aos seguintes questionamentos:
Você sabe … - O que o seu cliente, parceiro e fornecedor querem?- O que eles precisam?- O que eles pensam?- O que eles sentem?- Que sugestões teriam para apresentar a você?- Se estão ou não satisfeitos? FEEDBACK é uma forma de comunicação que auxilia uma pessoa ou grupo entender como sua atuação está afetando outras pessoas ou grupos. Ao dar feedback Para ter eficiência, o feedback deve ser: descritivo ao contrário de ser um processo de avaliação: ao relatar um evento, sem julgamentos, reduzem-se as possibilidades de reações defensivas. Quem ouve, usa o dado e a informação como julgar conveniente; específico ao contrário de verbalizar uma generalização: “na última reunião você fez o que tem feito outras vezes, deixou de ouvir a opinião dos demais e novamente fomos forçados a aceitar sua decisão”. Ao verbalizar desta maneira, indicou-se o comportamento na determinada reunião e em outras, porém, não se acusou a pessoa de “controlador ou autoritário”. compatível com as motivações e objetivos de ambos (emissor e receptor): quando atende apenas ao interesse de desabafo do emissor pode ser muito destrutivo, de acordo com a agressividade presente, irritação ou raiva. direcionado a esferas de atuação em que o receptor tenha possibilidade de aperfeiçoar: características pessoais, idiossincrasias, limitações de raciocínio e outras manifestações individuais não podem ser apontadas como falhas mas toleradas como próprias daquele indivíduo. solicitado , desejado e oportuno: é útil quando os observadores podem ajudar e mais próximo do comportamento ou fato em questão. referir-se à pessoa presente: falar no próprio nome e não fazer referências a terceiros - “muita gente já falou sobre isso de você”. O feedback serve para aperfeiçoar o comportamento de alguém em relação a nós e nosso grupo.
Como receber feedback
Ouça cuidadosamente e evite interromper. Saiba que é incômodo e, às vezes, até doloroso. Respire fundo para relaxar os músculos. Faça perguntas se precisar esclarecer alguns aspectos. “Como eu faço ou digo para você me ver como agressivo?” Reformule o que o outro está lhe dizendo, para que confira se ouviu e entendeu. Reconheça o que é correto e adequado no “feedback”. Concordar que seus relatórios estão atrasados é bem diferente de concordar que você é irresponsável. Assimile, com calma o tempo, o que ouviu. Peça tempo para pensar, se necessário.
Hasta la vista, Baby!!!!!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Planejamento estratégico é peça fundamental para empresas

É cada vez maior o número de empresas que, diante da complexidade no cenário empresarial e de tantas turbulências e incertezas, estão buscando ferramentas e técnicas que as auxiliem no processo gerencial. O Planejamento Estratégico é uma das possibilidades e se mostra como instrumento indispensável para a manutenção e crescimento das empresas, principalmente em tempos de crise.O especialista em novos negócios, Renato Senatore, afirma que ao contrário do que alguns pensam, projetos deste tipo são importantes também para pequenas e médias empresas. No mercado atual uma importante condição para sobrevivência das instituições está ligada à clara definição de seus objetivos e ao traçado antecipado dos possíveis caminhos a serem percorridos para atingí-los.Senatore usa um case atual para exemplificar a relevância que o planejamento possui. "Nas últimas semanas vimos o caso da Fiat, que fez oferta pelas atividades da General Motors na América Latina, esse é um exemplo de como o mercado é rotativo, e principalmente, de quão importante é a inovação e o planejamento nas organizações, ou seja, a GM, que é uma das grandes montadoras do mundo, não se renovou, manteve seu padrão com carros potentes, exuberantes e, consequentemente, caros e "gastões", quando o mercado pedia o contrário".Segundo o especialista, devido à grande repercussão das questões ambientais e dos reflexos que a crise econômica traz para os vários setores, há a necessidade de que empresas renovem seus processos e produtos. "Atualmente, a palavra de ordem é economia, seja monetária ou de recursos naturais, sendo assim a Fiat foi correta em suas alterações, renovou sua frota, tem carros modernos, que gastam e custam pouco, daí boa parte da responsabilidade de seu crescimento". Senatore afirma que as empresas precisam entender, que é necessário acompanhar o mercado, e que não adianta apostar em estratégias que deram certo no passado, e hoje são obsoletas. E nesse âmbito o planejamento estratégico é uma ferramenta indispensável.No exemplo usado pelo especialista observa-se a inversão de papéis entre as duas empresas, sendo que em 2000, a GM comprou 20% do capital da FIAT em troca de 5% de seu capital. O negócio se mostrou infrutífero, pois em fevereiro de 2005, a GM anunciou o fim da transação.
Por Pollyanna Melo com assessoria
Hasta la vista, baby!!!!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A importância do Follow up

"Follow-up" significa "acompanhar", "seguir". Dar seguimento às coisas é uma verdadeira arte que poucas empresas sabem desenvolver. Temos muitas idéias, muitas boas idéias. Começamos a implantar quase todas elas ao mesmo tempo e... não cuidamos e não damos seguimento à sua implantação. Em pouco tempo, todas elas desaparecerão. Não ficará uma sequer. Tenho visto esta realidade em muitas empresas. Desde o uso do crachá (que é implantado com toda a cerimônia e em pouco tempo esquecido), até cartas de cumprimentos pelo aniversário de clientes, muitas coisas têm início e desaparecem com o passar do tempo por falta de "follow-up". Você se lembra das reuniões com os gerentes, vendedores, seus subordinados, que você disse que iria fazer todas as segundas-feiras? Você se lembra de ter prometido aos seus vendedores que sairia com eles semanalmente para visitar clientes? O que aconteceu? Na verdade quase sempre temos idéias demais e queremos implantá-las todas ao mesmo tempo. Falamos e prometemos as coisas sob o impacto da emoção do momento e ficamos literalmente desmoralizados perante nossos subordinados, porque quase tudo o que falamos não tem seguimento. Dificilmente vemos o fim ou mesmo o resultado de nossas idéias porque na maior parte das vezes nos descuidamos de sua implantação, de fazer um verdadeiro "follow-up". Sem "follow-up" nada vai prá frente. As ordens, orientações, pedidos que fazemos para a nossa secretária e para nosso pessoal precisam ter um "follow-up". Numa pesquisa que fizemos com empresários, verificamos que a maioria das boas idéias são abandonadas por falta de "follow-up" e não porque eram ruins. Elas dariam certo, seriam mesmo uma diferenciação espetacular para a empresa, desde que fossem implantadas como planejado, com atenção aos detalhes e completo "follow-up". O que ocorre, porém, é que essas boas idéias foram abandonadas, simplesmente por que houve descuido, falta de acompanhamento em sua implantação. E não raras vezes, essas mesmas idéias darão certo em outras empresas, muitas vezes nossas concorrentes, que as implantarão com atenção aos detalhes e completo "follow-up". Para esta semana, gostaria de sugerir que você analisasse, com seu pessoal, quais as idéias que já foram implantadas em sua empresa e que não tiveram continuidade por falta de cuidado e de "follow-up". Repense essas idéias e veja realmente as razões pelas quais foram abandonadas. Por certo você descobrirá que muitas delas foram abandonadas à própria sorte e se lembrará de que nada progride sem que seja realmente acompanhado e avaliado. E daqui em diante, ao implantar alguma coisa em sua empresa ou mesmo começar algum projeto em sua vida particular, lembre-se de cuidar com atenção dos detalhes e fazer um bom "follow-up" .
Só assim, o sucesso ocorrerá.
Boa Semana. Sucesso!
Escrito por Luiz Marins http://www.anthropos.com.br/
Hasta la vista, baby!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

A importância do reconhecimento

O "Reconhecimento" é um dos fatores de sucesso mais importantes para nós mortais. Pouco adianta atingirmos um determinado sucesso se não formos reconhecidos, Há até aquela piada de que um sujeito vivia solitário numa ilha e salvou a Sharon Stone de um naufrágio, ficando sozinho com ela na ilha por duas semanas. Depois desse tempo, ele pediu a ela que se vestisse de homem e desse a volta na ilha. Encontraram-se do outro lado da ilha e ele virou-se para ela (vestida de homem) e disse:
- Zé! Você não vai acreditar no que eu vou lhe contar.
Estou sozinho numa ilha com a Sharon Stone!
Estar com a Sharon Stone numa ilha, sozinho, poderia ser muito bom, mas era preciso que alguém soubesse disso, isto é que alguém "reconhecesse" aquele feito. Da mesma forma em nossa empresa. É preciso que chefes e colegas percam o medo de elogiar, de "reconhecer méritos" nas pessoas. Temos a tendência de repetir comportamentos que nos são positivamente reforçados e o valor do reconhecimento está justamente aí. Quando "reconhecemos" um valor, esse valor tende a multiplicar-se tanto para a pessoa que foi alvo de nosso reconhecimento quanto para as demais pessoas. Assim, o reconhecimento é fundamentalmente importante para o sucesso pessoal e profissional de qualquer pessoa. Um "muito obrigado", um bilhete de reconhecimento, uma carta, um cumprimento sincero valem muito e nós sabemos disso. Temos que perder o medo de agradecer e reconhecer nos outros pessoas que nos auxiliam e nos ajudam a obter o que queremos. Ninguém vence sozinho. Sabemos disso. E se sabemos disso deveremos também saber "reconhecer" isso com ações concretas de "reconhecimento" e gratidão. Vejo diretores, gerentes, supervisores, pais e mães que têm medo de elogiar. Ainda existem "superiores" que acham que "chefiar" é encontrar erros, punir. Inseguros na sua chefia essas pessoas vivem a buscar alguma coisa para criticar. É preciso que nos acostumemos a pilhar nossos subordinados fazendo as coisas certas para que possamos reforçar esses comportamentos através de elogios. Quando uma pessoa só é cobrada pelos seus erros, vai desenvolvendo uma auto-estima baixíssima e os erros começam a se multiplicar até que a pessoa começa a acreditar não ser capaz de acertos até mesmo nas coisas mais simples. Faz parte também do reconhecimento dar crédito a quem realmente merece. Assim, também tenho visto chefes que "furtam" idéias de seus subordinados dizendo serem aquelas idéias de sua propriedade ao invés de creditá-las ao verdadeiro autor. Um chefe que tem o hábito (sic) de furtar idéias de seus subordinados acabará ficando isolado, pois que nenhum de seus colaboradores virá com idéias novas com o medo de tê-las furtado pelo chefe. Por incrível que possa parecer essa é uma prática muito comum de chefes inseguros que não compreendem que sua chefia será a cada dia mais valorizada quanto mais suportada pelo seu pessoal subordinado. Há tempos atrás, um chefe precisava "bajular" seus superiores para manter-se no cargo. Hoje parece ser o oposto. Ele precisa ser apoiado pelos seus subordinados para manter-se. E esse suporte será maior quanto maior for a capacidade de um chefe em oferecer reconhecimento ao trabalho, esforço, dedicação e comprometimento de seus subordinados.
Pense nisso.
Escrito por Luiz Marins
Hasta la vista, baby!!!

terça-feira, 16 de junho de 2009

10 Mandamentos de qualidade do dia-a-dia

1. Ao acordar, não permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia. No máximo, comente seus planos no sentido de tornar seu trabalho cada vez mais produtivo. Pensar Positivo é Qualidade. 2. Ao entrar no prédio de sua empresa, cumprimente cada um que lhe dirige o olhar, mesmo não sendo colega de sua área. Ser Educado é Qualidade. 3. Seja metódico ao abrir seu armário, ligar seu terminal, dispor os recursos ao seu redor. Comece relembrando as notícias de ontem. Ser Organizado é Qualidade. 4. Não se deixe envolver pela primeira informação de erro recebida de quem talvez não saiba de todos os detalhes. Junte mais dados que lhe permita obter um parecer correto sobre o assunto. Ser Prevenido é Qualidade. 5. Quando for abordado por alguém, tente adiar sua própria tarefa, pois quem veio lhe procurar deve estar precisando bastante de sua ajuda e confia em você. Ele ficará feliz pelo auxílio que você possa lhe dar. Ser Atencioso é Qualidade. 6. Não deixe de alimentar-se na hora do almoço. Pode ser até um pequeno lanche, mas respeite suas necessidades humanas. Aquela tarefa urgente pode aguardar mais 30 minutos. Respeitar a Saúde é Qualidade. 7. Dentro do possível tente agendar tarefas (comerciais e sociais) para os próximos 10 dias. Não fique trocando datas a todo momento, principalmente a minutos do evento. Lembre-se, você afetará o horário de vários colegas. Cumprir o Acordo é Qualidade. 8. Ao comparecer a estes eventos, leve tudo o que for preciso para a ocasião, principalmente suas idéias. E divulgue-as sem receio. O máximo que pode ocorrer é alguém poderoso - ou um grupo - não comprá-la. Em dois ou três meses, talvez você tenha chance de mostrar, com mais ênfase, que estava com a razão. Saiba esperar. Ter Paciência é Qualidade. 9. Não prometa o que está além do seu alcance só para impressionar quem lhe ouve. Se você ficar devendo um dia, vai arranhar o conceito que levou anos para construir. Falar a Verdade é Qualidade. 10. Na saída do trabalho, esqueça-o. Pense como vai ser bom chegar em casa e rever a família, o que lhe dá segurança para desenvolver suas tarefas com equilíbrio. Amar a Família é a Maior Qualidade.
(por Haroldo P. Barbosa)
Hasta la vista, baby!!!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Promessa é dívida. Fotos: Uma Noite no Oriente

Boa noite!!!
Quando prometo alguma coisa, cumpro.
Estão aí algumas fotos ("furtadas" do orkut da Letícia) do show "Uma Noite no Oriente" do Grupo Tablado Árabe. Dessa vez não irei fazer comentários, pois uma (ou algumas) imagem(ns) vale(m) mais que mil palavras.

Quer mais?

OK!! Uma foto de todo o grupo.

Gostou? E você quer mais fotos?

Faça o seguinte:

Assista ao próximo show do Grupo.

Hasta la vista, Baby!!!

A Importância do Marketing Interno

Conheço grandes grupos empresariais de renome e mesmo empresas de médio porte que preocupam-se bastante bem com sua imagem externa e tem um incrível descuido na tarefa fundamental de cuidar da imagem interna ou de "vender a empresa para seus próprios funcionários", ou ainda no que hoje se chama de "marketing interno" ou mesmo simplesmente na "comunicação interna". É incrível como boa parcela dos funcionários de uma empresa desconhece totalmente os planos, projetos ou mesmo a realidade da própria empresa - onde ela está investindo, abrindo filiais, etc. - sentindo-se muitas vezes "traídos" por serem os últimos comunicados dos progressos e dos insucessos da empresa em que trabalham. É preciso cuidar com extremo carinho e cuidado da comunicação interna. Principalmente quando se trata de grupos empresariais de grande porte, a ausência de comunicação sistemática é altamente desmotivadora. Ficar sabendo das coisas pelos jornais ou pela boca de pessoas de fora da empresa, é algo que nenhum funcionário perdoa à sua empresa. E não bastam só os famosos boletins ou jornais empresariais que poucos lêm e para os quais ninguém manda notícias relevantes. É preciso um trabalho sério de "marketing interno" que deve ter os mesmos cuidados ou até maiores do que as ações de marketing externo. Assim, reuniões, murais, comunicados, jornais, vídeos, exposições, seminários, etc., vem sendo hoje utilizados com grande preocupação como instrumentos de comunicação interna com o objetivo de realmente "conquistar o cliente interno - o funcionário - para a empresa". Nesta semana, gostaria de sugerir que você fizesse um diagnóstico do processo de comunicação interna na sua empresa. Seus funcionários sabem dos planos e projetos da empresa? Eles participam? Opinam? Como ficam sabendo? Formal ou Informalmente? Qual foi a última vez que você fez um seminário, reunião geral, etc. onde todos os seus funcionários graduados, principalmente gerentes, tiveram a oportunidade de ouvir dos seus companheiros e dizer a eles o que estão fazendo, como e por quê? Sem conhecimento não há integração. Sem integração não haverá qualidade. Sem qualidade não haverá sucesso. Cuide com muito cuidado da comunicação interna de sua empresa. Faça um bom marketing interno. Faça com que todos conheçam, de fato, o que é, o que quer e para onde vai a empresa para a qual trabalham. Boa Semana. Sucesso!
Escrito por Luiz Marins
Hasta la vista, baby!!!

domingo, 14 de junho de 2009

Saiba como despertar a energia interior

"Trabalhe e estude com gratidão e prazer, sem medos e com determinação, assim se sentirá mais forte e sadio"
Algumas pessoas dizem que ficam cansadas e doentes de tanto trabalhar e ficam com esgotamento nervoso de tanto exercício mental. Mas existem aquelas que a força interior e a saúde aumentam quanto mais trabalham e se exercitam mentalmente.
Qual será o segredo para não sentir cansaço e fortalecer e aumentar a força física, mental e espiritual? Não é difícil, pois dentro de cada um de nós existem todas as forças que precisamos para trabalhar, estudar e sermos mais felizes. Quem descobre essa força interior tem êxito em tudo que faz. Quando alguém pensa ser apenas um corpo material que se desgasta quanto mais se usa, ele se enfraquece e adoece. Porém, quando sabe que é um filho de Deus, dotado de força infinita, trabalha e estuda cheio de agradecimento, acreditando que dentro de si existe a fonte da força infinita. Aprendi com o Mestre Masahuru Taniguchi, da Seicho-No –Ie, como invocar essa força interior quando me sinto cansada ou tenho desafios a vencer. Ele ensina a mentalizar constantemente essas palavras, durante dois ou três minutos, quando se cansar e para readquirir força:“Ó Deus que estais no âmago de minha alma e que sois a força infinita, manifestai-Vos vigorosamente!” Esse método funciona e é tão fácil.Quando estiver no ônibus, no metrô, indo para o trabalho ou para a escola, feche os olhos e invoque essa força infinita com essas palavras. Pode também mentalizar com os olhos abertos, quanto está dirigindo, nadando, praticando esportes, fazendo caminhadas ou corrida. Experimente isto e perceba como logo se sente renovado e com um novo vigor. Com a prática contínua, você adquire autoconfiança, pois de seu interior surgem mais habilidade e talentos. Seu corpo se tornará mais saudável, aumentando a capacidade da memória e eficiência em seus afazeres. Compreenda que de nada adiantará se fizer duas ou três vezes e desistir. Você deve adquirir o hábito de dirigir essa afirmação positiva, em apenas alguns segundos, ao mais íntimo de si mesmo. E assim, você conseguirá se concentrar, recobrar a tranqüilidade e superar as dificuldades com mais desembaraço. Em vez de ficar pedindo auxílio dos outros, é mais fácil chamar a força infinita que está dentro de você. Não fique apenas lendo esse texto, pratique! Aja! Saia da teoria e descubra que essa força está em você. Sem fazer pedidos, Deus já nos deu tudo que precisamos, mesmo que não lembremos Dele, Ele nunca se esquece de nós. Entretanto, por meio da força da palavra, de mentalizações positivas, nós extraímos de dentro o que necessitamos e despertamos a autoconfiança. A força infinita é como um diamante que temos dentro do bolso, sem perceber que o temos. Dentro desse “diamante”, dessa chama divina existe um tesouro interior. No entanto, se não tivermos consciência disto e não lembramos de sua existência, não poderemos obter o que desejamos. Mentalize, muitas e muitas vezes: “Dentro de mim existe a força infinita! E, com essas simples palavras, desperte esse poder. Que obstáculos impedem que essa força infinita se manifeste? Sentimentos de raiva, ódio, mágoas, insatisfação, avareza, tristeza, cobiça, preocupação com o futuro e amargura pelo passado são fortes atritos mentais. Tais emoções desgastam e consomem inutilmente a força infinita que está surgindo de dentro e causam atrito entre as pessoas. Assim com uma máquina precisa de lubrificante para diminuir o atrito entre as peças e evitar o consumo desnecessário de energia, o mesmo acontece conosco. Se houver atrito no coração, essa força interior é desperdiçada e consumida por esses venenos da mente.
Quais seriam os lubrificantes da mente? Temos “óleo-gratidão”, “lubrificante-alegria”, “lubrificante-amor”.
Mas onde se encontram esses lubrificantes? Estão dentro de você mesmo. Busque-os dentro de si mesmo. Sinta gratidão que amacia a mente e faz desaparecer a insatisfação e atrito entre as pessoas. Extraia da palavra ‘obrigado’ a força motriz que trará harmonia. Quando acontecimentos desagradáveis acontecerem, ou se sentir deprimido, feche os olhos e mentalize: “Como sou filho de Deus e tenho a proteção de Deus, as coisas só têm que melhorar para mim”. Adquira o lubrificante-alegria, dirigindo a si mesmo as palavras: “Somente coisas boas acontecerão para mim” Para amaciar e abrir seu coração, extraia da fonte interior, o óleo-amor. Se você se cansa, fica doente por causa do trabalho é porque falta amor ao que faz. Tem preocupações desnecessárias pelas coisas do futuro e tem medo em relação ao trabalho. Trabalhe e estude com gratidão e prazer, sem medos e com determinação, assim se sentirá mais forte e sadio. Se tem atritos nos relacionamentos é porque está faltando amor. Amor que é paciência, respeito, aceitação, bondade, compaixão, gratidão. Amor é a força que cura as dores da alma, cura os sofrimentos e alivia o peso do trabalho. Cultive mais o amor distribuindo compreensão e amabilidade. Fique em paz! Deus em mim saúda e agradece Deus em você!
por Emilce Shrividya Starling
Hasta la vista, baby!!!

Show do Tablado Árabe

BOM DIA!!!
Quem não foi, perdeu. Quem foi, ficou como eu, maravilhado com a apresentação do Tablado Árabe no show "Uma Noite no Oriente", realizado ontem à noite no Dom Pietro.
Apesar do frio a noite foi pra lá de "quente". Lindas coreografias, um guarda-roupa nota dez e, é claro, belas e competentes dançarinas.
Foi meu primeiro show do gênero e, confesso, virei fã de carteirinha.
Parabéns à todos do Grupo.
Por hoje fico devendo as fotos do Show. Pra deixar você com água na boca, copiei uma foto da apresentação "12 faces do Harem" realizado no Cine-Theatro Central em 2008..
À noite estarei "roubando" as fotos do Orkut da Letícia (rsrsrs) e copiando imediatamente para o Blog.
Bom domingo.

sábado, 13 de junho de 2009

Férias: Melhor hora para investir no currículo

Com a chegada das férias, os jovens ficam entusiasmados com o período de descanso e lazer que vão vivenciar no mês sem aulas. Planejam viagens, combinam de sair, dormem bastante, mas não param para pensar que talvez seja a hora de começar a focar um pouco mais na carreira profissional. Para esse período do ano, algumas instituições de ensino preparam cursos especiais de curta duração que auxiliam os futuros profissionais no desenvolvimento de atividades específicas. Tais estudos, de preferência relacionados à área em que o aluno deseja atuar, acrescentam experiências para o currículo e para vida profissional. Trata-se de uma decisão que pode fazer toda diferença no currículo e na carreira, já que aproveitar as férias para buscar um diferencial pode chamar a atenção e favorecer um interesse da empresa por você e não pelo outro candidato. Outro ponto importante que ajuda a criar coragem para estudar nas férias é saber que em agosto muitas empresas abrem processos seletivos para estagiários. Por isso, seguem algumas dicas para ser mais competitivo no mercado de trabalho, independente da área que irá seguir:
  • Aperfeiçoe seus conhecimentos em línguas estrangeiras: O mundo está cada vez mais interligado e unificado. Em multinacionais, por sua vez, que estão mais presentes no cenário nacional, a cobrança de conhecimento em línguas estrangeiras e a fluência nas mesmas deixa de ser um diferencial para ser uma exigência;
  • Aprimore seus conhecimentos em informática: Hoje, o computador é uma das ferramentas mais utilizadas no ambiente de trabalho, seja na organização ou na realização das tarefas. Por isso, é importante saber mexer e trabalhar com o instrumento e seus programas;
  • Participe de cursos que desenvolvam técnicas de expressão verbal e corporal: Saber fazer uma boa apresentação é importantíssimo, principalmente no processo seletivo ou em grandes reuniões. Cursos que desenvolvem a expressão verbal e postura são muito procurados, pois ajudam na autoconfiança, segurança e desenvoltura em situações de tensão;
  • Solte-se em um curso de teatro: Para os tímidos, as aulas de artes cênicas não auxiliam apenas em técnicas de interpretação, mas também no autoconhecimento, desenvolvimento corporal e segurança. Hoje, muitas pessoas fazem cursos de teatro, mesmo sem querer seguir carreira, apenas para desenvolver os sentidos e o autocontrole que o curso proporciona;
  • Divirta-se em grupo: Os esportes coletivos auxiliam no desenvolvimento das relações interpessoais e no espírito de cooperação. São indicados principalmente para os jovens que sentem dificuldade na convivência social ou divisão de tarefas; e
  • Participe de projetos sociais: Os jovens que participam de trabalhos voluntários demonstram aos recrutadores iniciativa e o papel de um ser humano transformador, que busca mudar a sociedade. Esse perfil de estagiário interessa muito as empresas por chamar a atenção pela preocupação do jovem que vai mais além do conhecimento técnico e do pensamento corporativo.
Giuliano Bortoluci é Diretor de Comunicação do Site Estagiários.com, especializado no encontro dos melhores talentos e oportunidades de estágio para iniciar a carreira no mercado de trabalho. A empresa está há 10 anos no mercado e oferece todas as soluções online para emissão e impressão das documentações e formalizações jurídicas necessárias às contratações de estagiários, nos termos da Lei vigente.
Hasta la vista, Baby!!!!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

A necessidade e o acaso

Bom dia!!!!
Feliz Dia dos Namorados!!!!
Para este dia selecionei um texto interessante sobre o amor.
O Autor do texto é desconhecido. Boa leitura
A necessidade cria o amor ou ele existe?
A questão é delicada e conduz a uma resposta que confunde mais do que explica. Sim, a necessidade cria o amor. Sim, o amor existe. Na verdade, fomos condicionados pela sociedade e seus contos de fada a acreditar que o amor é uma coisa que acontece quando menos se espera, que domina nosso coração, que interrompe nossos neurônios e nos captura para uma vida de palpitações, suspiros e lágrimas. Que o amor não tem idade, não tem hora pra chegar, não tem escapatória. Que o amor é lindo, poderoso e absoluto, que vence todos os preconceitos, que vence a nossa resistência e ceticismo, que é transformador e vital. Esse amor existe e ai de quem se atrever a questioná-lo. Rendo-me, senhores. Esse amor existe mesmo, é invasivo e muitas vezes perverso, mas também pode ser discreto, sereno e indolor. Costuma acontecer ao menos uma vez na vida de todo ser humano, ou três vezes, aos 17, 35 e 58 anos, ou pode acontecer todo final de semana, se for o caso de um coração insaciável. Mas também pode acontecer nunquinha, e aí a outra verdade impera. Sim, a necessidade também cria o amor. A pessoa nasce idealizando um parceiro para dividir a janta e as agruras, a cama e as contas, os pensamentos e os filhos. Passam-se os anos e esse amor não sinaliza, não apresenta-se, e o relógio segue marcando as horas, lembrando que o tempo voa. Esse ser solitário começa a amar menos a si mesmo, pelo pouco alvoroço que provoca a sua volta, e a baixa estima impede a passagem de quem quer se aproximar. É um círculo vicioso que não chega a ser raro.
Qual é a solução: solidão ou imaginação? O nosso amor a gente inventa, cantou Cazuza, no auge da sabedoria. A necessidade faz quem é feio parecer um deus, quem é tímido parecer um sábio, quem é louco parecer um gênio. A necessidade nos torna menos críticos, mais tolerantes, menos exigentes, mais criativos. A necessidade nos torna condescendentes, bem-humorados, otimistas. Se a sorte não acenou com um amor caído dos céus, ao menos temos afeto de sobra e bom poder de adaptação: elegemos como grande amor um amor de tamanho médio. O coração também sobrevive com paixões inventadas, e não raro essas paixões surpreendem o inventor. O amor pode ser casual ou intencional. Se nos faz feliz, é amor igual.”
(autor desconhecido)
Hasta la vista, baby!!!

Contratações mais caras da história do futebol - Atualização

Bom dia!!!
Outro dia mostramos a lista de contratações mais caras do futebol mundial.
Hoje, após as novas contratações do Real Madri, estamos atualizando essa lista.
Bem, o residente do Real divulgou que não irá parar por aí. Se tivermos novidades novas listas serão divulgadas.
Um ótimo final de semana prolongado.
Os dez mais caros da história: 1-Cristiano Ronaldo (Manchester United para o Real Madrid, em 2009) 94 milhões de euros (R$ 256.2 milhões)
2-Zidane (Juventus ao Real Madrid, em 2001) 75 milhões de euros (R$ 204.4 milhões)
3-Kaká (Milan ao Real Madrid, em 2009) 65 milhões de euros (R$ 177.1 milhões)
4-Figo (Barcelona ao Real Madrid, em 2000) 61 milhões de euros (R$ 166.2 milhões)
5-Crespo (Parma ao Lazio, em 2000) 56 milhões de euros (R$ 152.5 milhões)
6-Mendieta (Valencia ao Lazio, em 2001) 48 milhões de euros (R$ 130.7 milhões)
7-Ferdinand (Leeds ao Manchester United, em 2002) 47 milhões de euros (R$ 128.1 milhões)
8-Shevchenko (Milan ao Chelsea, em 2006) 46 milhões de euros (R$ 125.4 milhões)
9-Verón (Lazio ao Manchester United, em 2001 46 milhões de euros (R$ 125.4 milhões)
10-Buffon (Parma ao Juventus, em 2002) 45 milhões de euros (R$ 122.6 milhões)

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Enfrentar é preciso

É engraçado: as histórias de grandes conquistas, superações extraordinárias e feitos heróicos às vezes nos oprimem, em vez de nos estimular. Isso porque, lá no fundo, desconfiamos que somos incapazes de realizar coisas difíceis. Um bom herói sempre precisa de confiança, coragem e auto-estima, qualidades raras de serem encontradas no mercado hoje em dia. Então, por achar que somos muito mais limitados do que realmente somos, e também por certo comodismo, abdicamos de usar recursos ainda não experimentados para enfrentar cara a cara as dificuldades, os riscos e os obstáculos. Parece ser bem mais fácil jogar a toalha e dar as coisas por perdidas, ou se esquivar delas, como se não existissem. Acontece que as adversidades parecem ter o estranho hábito de sempre nos esperar ali na esquina, especialmente quando fazemos questão de fugir delas. É como diz o caipira, na sua santa sabedoria: “Quanto mais rezo, mais assombração me aparece”. O especialista em Programação Neurolingüística (PNL) Anderson Andrade afirma: “O pensamento gera hábitos, que promovem atitudes, que provocam ações, que determinam acontecimentos”. Pode-se dizer que a nossa realidade é resultado dos pensamentos dominantes da nossa mente, assim como nossas ações e reações dependem da nossa maneira de ver o mundo. Forma-se, então, uma cadeia interligada de pensamento-ação-acontecimento. É por isso que, quanto mais rezamos, mais assombração aparece: se temos medo dela, ela está presente em nosso pensamento, gerando nossas ações e promovendo acontecimentos relacionados ao nosso temor. Por isso, se temos pavor das adversidades, se não as enfrentamos como algo normal e natural da vida, elas não vão sumir - pelo contrário. O melhor a fazer é sempre imaginar que temos uma vida tranqüila e feliz. Assim, quando os obstáculos realmente aparecerem, podemos ser capazes de olhar para eles com um espírito sereno e encará-los como eventualidades que fazem parte da vida. E a dificuldade, que poderia ser vista como uma montanha íngreme, passa a ser uma colina ultrapassável.
(artigo adaptado - de Liane Alves, no site da Revista Vida Simples)
Hasta la vista, baby!!!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A força da motivação pela razão no enfrentamento dos problemas

Há muitas coisas na vida que não compreendemos. Há muitas coisas na vida que não desejamos. Há muitas coisas na vida que poderiam ser diferentes do que são. Há muitas coisas na vida sobre as quais temos muito pouca ação modificadora. Essa é a vida de todos nós. O que fazer? Resignar-se? Esperar um milagre? Revoltar-se? Perguntar por que eu? Na verdade a resposta parece ser um pouco de tudo. É claro que temos que nos resignar frente à realidade. É claro que podemos sempre esperar um milagre. Mas não há razão para revolta, para o eterno amargor, para uma morte antecipada, tornando a vida um verdadeiro inferno, amplificando os problemas que já existem. Quando temos um grande problema devemos saber que teremos que ser melhores que a média das pessoas. Temos que saber que muitos irão se compadecer de nós – uns genuinamente, outros falsamente – mas que a grande maioria não estará preocupada com a nossa dura realidade. Nós, pela razão, e não pela emoção, é que temos que enfrentá-la. E, a própria razão nos dirá que não adianta ficar perguntando, por que eu? Ninguém nos dará essa resposta de maneira satisfatória. Nós é que temos que dá-la ao mundo, mostrando a nossa capacidade de enfrentar o problema e ter a firmeza para fazer o que a maioria não seria capaz. É essa “motivação cognitiva”, pela razão e não pela emoção, que nos fará levantar e caminhar, fazer o que tiver que ser feito para não nos entregarmos de vez à doença que não pediu licença para se instalar, ou ao problema que nos aflige. A emoção nos fará sentir dó de nós próprios. A emoção nos fará muitas vezes sentir vergonha de nossa incapacidade física. A emoção nos fará esperar a ajuda dos outros, que, já sabemos, nem sempre virá. É a razão que nos fará prosseguir e vencer. É a plena consciência de nossos limites e possibilidades que deve nos dar a força e os motivos para lutar, perseverar, ter disciplina nos tratamentos, acreditar na ciência e seguir em frente. A motivação cognitiva é uma porta que só se abre por dentro. Só você pode abrí-la. E você a abrirá no momento em que entender, pela razão, e não pela emoção, que há pessoas em condições muito mais difíceis e que precisam de você. Você a abrirá aumentando a sua fé, sua esperança e sua caridade.
Pense nisso.
Escrito por Luiz Marins
Hasta la vista, baby!!!