quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Lidando com o seu Chefe

Como se relacionar com o protótipo do “chefe difícil de lidar?”

Lidar de forma eficaz com um chefe de difícil convivência é um desafio muitas vezes razoavelmente fácil de ser manejado. Primeiramente, você deve tentar entender as razões do comportamento dele. Partindo do princípio que seu chefe geralmente se comporta de uma forma razoavelmente educada, e que um determinado comportamento parece ser resultado de uma sobrecarga de estresse, mais do que uma característica inerente, as chances desse comportamento se modificar são grandes.

Mas se seu chefe tem um comportamento hostil crônico, um estilo de interação abusivo, independentemente da carga de estresse no local de trabalho, as chances desse comportamento se modificar são menos prováveis. Nesse ponto, você precisa considerar a possibilidade de procurar orientações de um profissional de recursos humanos, ou alguém confiável, para avaliar as possíveis resoluções desse problema.

Em segundo lugar, você precisa saber lidar com as suas próprias emoções negativas, independentemente do comportamento do seu chefe, assim você não vai reagir de forma autodefensiva o tempo todo (como responder às provocações ou obstruir o andamento do trabalho).

E o terceiro ponto. Uma vez entendendo e gerenciando suas emoções negativas, você pode trabalhar em uma forma de comunicar as suas reclamações e preocupações – mas de uma maneira construtiva –, trabalhando em prol da solução do problema.

Você se sente injustamente criticado por seu chefe, então, qual a melhor maneira de contrapor ao seu chefe e demonstrar seu desconforto com a situação?

Você precisa discutir suas preocupações e não confrontar seu chefe. Aí está a diferença. Você precisa conversar com ele sobre a situação de uma forma não antagônica. Como em um casamento, é preciso lidar com as queixas de uma maneira que não traga riscos à sua relação.

Qual a melhor maneira de responder às críticas excessivas do seu chefe?

Veja as críticas como uma valiosa fonte de informação para fazer as coisas de uma forma melhor, não como um ataque pessoal. Separe o seu ego pessoal da sua pessoa profissional. Tente controlar seus impulsos de reagir emocionalmente ou de forma defensiva.

Tente ver essas críticas como uma oportunidade para traçar um plano, com seu chefe, de seu futuro profissional. Posicione-se como parceiro da sua chefia nesse plano de desenvolvimento, em vez de se ver como vítima do poder.

Qual o nível de estresse no seu trabalho? Vem aumentando ou diminuindo?

As organizações ficaram mais enxutas e foram reorganizadas radicalmente nos últimos 10 a 15 anos, e isso trouxe maiores pressões e estresse. Há um medo persistente a respeito do desemprego e segurança no trabalho que está presente na maioria das pessoas empregadas atualmente. E o impacto da perda da posição de trabalho nos indivíduos e nas famílias é enorme.

Como é possível fazer que os empregados ajudem a diminuir o estresse no local de trabalho?

Quando os profissionais se sentem menos propensos a se enxergarem como “vítimas das circunstâncias que estão fora de seu controle”, eles se sentem mais motivados. Profissionais que são informados contínua e consistentemente sobre as avaliações de seu rendimento, assim como terem mais responsabilidades que estejam em sintonia com seus planos de carreira, tendem a ficar menos ansiosos e mais motivados.

Embora uma pequena parcela dos empregados ache que a segurança da manutenção dos seus cargos não é mais uma realidade, quando motivados por essas informações e pelo aumento de responsabilidades que podem nortear seu futuro, eles, em termos gerais, lidam melhor com suas atividades diárias.

Algumas vezes os empregados ficam hesitantes em falar com seus chefes sobre as críticas que eles têm sobre o trabalho. Há algum modo de deixá-los menos temerosos sobre possíveis retaliações nesse aspecto?

Esse tipo de medo de retaliação diminui quando são feitas críticas ao chefe de uma forma menos emocional e de uma maneira que não seja se colocando na defensiva. Dessa maneira – planejando o que será falado e sendo diplomático – é possível evitar que seu chefe se irrite com as críticas e, portanto, pense em retaliações.

Qual a melhor maneira de lidar com o estresse no ambiente de trabalho?

O estresse está sempre no centro das discussões. O que pode causar o estresse laboral em um profissional pode não ter o mesmo efeito em outros. Para os trabalhadores, a chave para lidar com esse estresse é saber especificar, dentro do ambiente de trabalho, o que especificamente causa essas respostas no seu organismo e na sua saúde mental. Uma vez identificado o que os deixa vulneráveis, esses profissionais podem criar estratégias para gerenciar o próprio estresse e aprender a lidar com esses estressores.

Se o indivíduo acha que não consegue gerenciar esse processo sozinho, ou se sente sobrecarregado, pode ser uma boa ideia consultar um profissional específico, como um psicólogo. A colaboração de um profissional pode ajudar enormemente esses indivíduos a lidar com seu próprio estresse.


Fonte: Agradecimentos a Marilyn Puder-York,
psicóloga clínica em Nova York, EUA,
especializada em assuntos relacionados ao estresse no trabalho.



Créditos: este material aparece originalmente em inglês como Managing your boss. Copyright © 2010 da American Psychological Association (APA).


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