sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Integração: a metodologia é antiga, mas a boa prática é sempre atual

Quem já participou de um processo de integração pode ter algumas críticas. Mas, desde que planejado adequadamente e bem executado, torna-se um instrumento importante no objetivo de situar o novo funcionário quanto ao novo emprego.

Muitos podem dizer que a prática deve ser utilizada apenas nas grandes empresas. Engano. A integração pode, e deve, ser aplicada nas pequenas e médias empresas. Claro que a metodologia será um tanto diferente: tempo de duração menor, número de integrantes reduzido.

Integração nas MPEs

Nas pequenas e médias empresas a integração pode significar, em muitas situações, uma conversa clara, pausada e descontraída entre o funcionário recém-admitido e algum membro da empresa: de preferência, seu supervisor ou o próprio diretor.

Isso mostra que a empresa valoriza sua admissão, além de fazê-lo compreender o que se espera, realmente, de seu trabalho.

Valorização do funcionário

Neste processo, podem-se incluir informações básicas da empresa, como sua história, quadro societário, hiearquia e normas gerais de funcionamento (horários, intervalos, ausências, compensações de feriado).

Passada esta primeira fase, é importante situar o funcionário quanto à atuação da empresa, ou seja, quais os produtos ou serviços prestados, quais os seus principais clientes e concorrentes.

É importante lembrar que, quanto mais informações o novo funcionário tiver sobre a empresa e, especificamente, sobre o seu trabalho, mais instrumentos terá para o cumprimento de suas atribuições, sentindo-se mais seguro com isso.

Lembre-se que o tempo dedicado nesta tarefa não deve nunca ser considerado perdido, mas sim investido, já que proporcionará ao funcionário melhores condições de trabalhar corretamente, evitando erros que lhe levariam a interrupções ou retomada de atividade. Isso sim seria uma perda.

Documentação do processo

Outra dica importante: depois de estabelecido o hábito de se realizar a integração em sua empresa, por mais simples que ela seja, redija um manual a respeito.

Talvez isso dê algum trabalho agora mas, no futuro, lhe servirá de instrumento valioso para outros processos.
 
 
 

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