sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A interrelação entre o sucesso profissional e o relacionamento interpessoal

No mundo corporativo, o sucesso profissional depende, diretamente, da habilidade das pessoas em saber se relacionar com as outras, quer seja de diferentes níveis hierárquicos, quer seja de mesmo níveis hierárquicos.

A capacidade de se relacionar bem é um comportamento fundamental em corporações em que a produtividade e os resultados são imprescindíveis para a sobrevivência num mercado tão competitivo como está atualmente.

Para se relacionar bem com as pessoas do trabalho são necessárias algumas habilidades, entre elas:

Ser simpático: pessoas simpáticas conseguem bons companheiros de trabalho por serem agradáveis;

Sorria: estar sorrindo no ambiente de trabalho está diretamente relacionado à simpatia. Pessoas que conseguem sorrir, até mesmo quando estão diante de dificuldades, conseguem "aliados" e a resolução dos problemas torna-se mais fácil;

Atenção: ser atencioso com os colegas de trabalho surpreende toda uma equipe, haja visto que as pessoas, normalmente, têm dificuldade em olhar nos olhos quando um outro está se dirigindo a ela;

Afirmação: pessoas que elogiam sinceramente e buscam sempre palavras de incentivo conseguem ser admiradas e seguidas;

Admiração: quando você elogia seu colega de trabalho, você abre espaço para ele e consegue ser admirado;

Assertividade: a assertividade está muito relacionada a saber dizer o que tem que ser dito, de forma cortês, independente do que tem que ser dito. O como ser dito tem muito mais valor do que o que tem que ser dito. Por isso, escolha palavras de acordo com o vocabulário do seu companheiro. Facilitar sua compreensão o faz ser admirado por todos;

Cortesia: a cortesia é uma das habilidades que os colaboradores mais buscam em empresas e, de acordo com as tendências atuais, a que menos será valorizada. Muito se cobra de forma agressiva. É importante, nesse caso, ressaltar que a cobrança deve sempre existir para que haja resultados. Mas utilizar a assertividade e a cordialidade facilitam o relacionamento, até mesmo em situações de cobrança;

Escuta ativa: não basta ouvir. É preciso escutar. A escuta ativa denota atenção com o interlocutor. Por isso, quando ele estiver falando com você, verbalize expressões como: "ah, sim!", "uhum", "sim, entendo", "perfeito, claro"... essas e outras expressões durante um diálogo, além de favorecer o entendimento da mensagem, transmite a imagem de uma pessoa educada, simpática e atenciosa. Escutar ativamente é uma das habilidades fundamentais para ser admirado pelos seus colaboradores.

Essas e outras habilidades podem ser praticadas de acordo com o momento, com as situações. Mas é muito importante ressaltar que a capacidade de se relacionar bem com uma pessoa é um comportamento; portanto, um hábito. Pratique constantemente, diariamente, e verá que o sucesso e a ascensão profissionais serão meras consequências de tal comportamento.

Fonte: Juliana Freesz

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