sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O Gestor determinado e o comparativo

Um das maiores descobertas de um profissional é quando o mesmo se dá conta que além de sua obrigação diária com a empresa ao qual faz parte, o mesmo identifica-se envolvido com suas tarefas, isso de fato acontece com muitos profissionais em pleno desenvolvimento, na busca por sua carreira.

Um exemplo é o profissional já integrado em uma determinada área, onde deve-se cumprir seu horário e suas funções pertinentes ao seu cargo, de fato nem todas as profissões tem tantas metas e variações em seu dia a dia como um Gestor, e não encare isso como um problema, de fato para quem trabalha com foco no desenvolvimento de uma política organizacional, sempre tem como meta os resultados, e isso o torna um profissional competitivo no mercado, lembrando que existem dois tipos de Gestores,para este comparativo, sendo eles:


O GESTOR DETERMINADO


Este tem como visão o futuro de sua organização, desenvolvendo ações práticas para busca diária de resultados, onde componente deve atender determinações, sendo sempre na busca pela melhoria, nunca se satisfaz com o talvez e nem sempre encara com alegria o resultado eficiente, estes são alguns critérios que pode alavancar você como um diferencial, pois tendo este foco em suas metas, de fato, isso o torna um profissional determinado com a organização.


Jamais pense que determinação é o algoz do dia a dia, muito pelo contrário, um Gestor consciente e objetivo é sempre o mais cativante no mundo organizacional.



O GESTOR COMPARATIVO


Nunca se sabe, mas sempre aparece como uma solução, fazendo comparações com outras empresas e desenvolvendo ações em seu foco pessoal, o maior problema deste perfil, é que nem todas as organizações compreende isto como de fato uma solução.



Pense talvez que como Gestor, ele deve estar direcionado ao comando e chamando para si os resultados eficientes, e quando não, torna publico, lembrando da falta de eficiência da equipe envolvida, ser comparativo as vezes os deixa um pouco perturbado, visto que sua empresa nem sempre alcança suas metas, já que foi direcionado de maneira errada suas metas, neste caso, pense sempre na sua empresa como uma pessoa enferma, para dor um remédio como solução, portanto a auto medicação nem sempre é a solução. Sempre que uma empresa apresentar sintomas tais como, queda no faturamento, perda de mercado, baixa na produção, ineficiência comercial e outros tantos problemas, lembre-se que um Gestor estratégico deve estar envolvido, pois quando falamos por exemplo na área da Qualidade, não conformidade, de fato é algo que não atendeu de maneira correta uma especificação, ou seja, para cada ação mal planejada, como retorno uma reação resultante.



O que muitas empresas praticavam e ainda praticam é auto medicação corporativa, mencionando sempre que toda a queda foi devido a algo, isso mesmo, sempre existira um culpado, em casos mais críticos, empresas fecham as portas por falta de Gestão determinada e é esta ferramenta que deve ser utilizada, a determinação, pois sem ela não existe um por que, lembre-se que sua Gestão será vista como o principio de uma política bem atendida. Nunca se culpe por falta de visão, pois isso vem com sua vivência profissional, o que deve-se lembrar é, como, quando e onde deve acontecer estas ações estratégica, como exemplo pensaremos agora em uma empresa, ao qual fatura milhões ao ano, e sempre tem dificuldade de manter seu quadro funcional ativo, isso mesmo, a rotatividade de funcionários, se talvez tivesse sido usado o fluxo correto, a mesma não estaria enfrentando esta dificuldade, pois a rotatividade gera despesas oriundas de demissões, treinamentos, investimentos em estrutura adequada a cada funcionário, então qual seria a ferramenta correta para se tornar um Gestor determinado ? eis a ferramenta.



1° Passo: Avaliação;



2° Passo: Interpretação da real situação pelo Gestor e o grupo;



3° Passo: Planejamento;



4° Passo: Tomada de ação;



São apenas exemplos conforme cada caso, mais lembre-se que avaliar e planejar é a raiz da conformidade organizacional.



E para você Gestor determinado, fica uma dica, a cada dia uma nova meta e cada meta o planejamento deve estar envolvido.



E claro para você Gestor comparativo, comparar é de fato muito bom, mas nem sempre eficiente, compare sua empresa com sua política e necessidade, e nunca vícios profissionais.



E a todos os Gestores em administração, Qualidade, Recursos humanos e outras áreas, ser Gestor é ser a distancia entre a meta e o resultado

Fonte: Zafenate Desidério

Idealizador e editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil.

Fundador e administrador do Portal Qualidade Brasil

http://www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!