quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

7 lições da Disney - parte 2/2

Lição número 5: 

Múltiplos postos de escuta.

Talvez a lição mais importante ou pelo menos está no top list delas.

Apesar de escrever, falar, mandar sinais de fumaça, parece que o dono do negócio não aprendeu ainda que a melhor forma de crescer é ouvir o seu cliente.

O marketing é importante, o planejamento também, a execução mais ainda, contudo sem o foco no cliente nada disto serve.

E como ter foco no cliente se você não sabe como o cliente pensa?

Para saber como o cliente pensa, melhor ouvi-lo.

Crie pesquisas de satisfação na recepção do seu escritório;

Quando atende-lo, pergunte como foi a recepção e os funcionários;

Faça o cliente oculto;

Depois destas pesquisas realizadas, obtenha os resultados e comece a investir nas mudanças. Os clientes indicarão o caminho.

Percebeu que os clientes não conhecem determinada área do escritório? Ótimo, intensifique o marketing jurídico.

Percebeu que os clientes estão insatisfeitos com a recepção? Ótimo, ajuste, treine, troque pessoas se necessário.

A pesquisa é apenas um meio. Agora, se o seu negócio não obedece a regra da Disney de vários canais de comunicação, como o cliente pode dizer o que pensa?



Lição número 6:
Recompensa, reconhecimento e comemoração.

Você já se perguntou porque um funcionário trabalha?

Melhor ainda, você já questionou ele do porque ele trabalha para você?

Muitas respostas são do tipo:

"gosto de trabalhar aqui, o ambiente é bom".

"me sinto como em família".

"o escritório é bom, moderno, importante trabalhar aqui".

Respostas que parecem boas, mas apenas demonstram que os funcionários não estão adaptados a realidade de mercado. Porque? Trabalhamos para sermos remunerados por isto.

Esta é a grande verdade.

De novo: Trabalhamos para ser remunerados por isto.

Se você pensa que existem outros motivos, está enganado. Os outros motivos são acessórios. O principal é sermos remunerados.

Sabe por que?

Porque o funcionário que trabalha apenas pelo amor a camiseta, na primeira discussão ideológica com o chefe ele vai embora.

Porque o funcionário que pensa que o ambiente é bom e isso é tudo, não vislumbra crescimento, nem plano de carreira, nem nda disto...

Porque o funcionário que vê nos colegas o seu futuro, não sabe o que é melhor para si.

Queremos funcionários coleguinhas que não podemos dizer como fazer isto ou aquilo?

Não. Queremos pessoas comprometidas com o projeto da empresa, que sabem que no futuro da empresa existe a real possibilidade de ser remunerado e crescer adequadamente.

Você investe em recompensas, reconhecimentos e comemora o sucesso com a sua equipe?

Este é um enorme diferencial competitivo....



Lição número 7: 
Todas as pessoas são importantes.

Você tem alguma dúvida em relação a sétima lição?

Existem muitos profissionais que ao alcançarem degraus altos dentro de empresas, ao obterem reconhecimentos por estudos e títulos pensam que são mais do que outras pessoas.

É a famosa fama.

Um porque é doutor, outro porque tem cargo de chefia, outro ainda porque pensa que pode.

Ledo engano.

Pelo menos, eu disse pelo menos, dois motivos são fundamentais para que todas as pessoas sejam importantes para você.

1. Humildade;

2. Mercado;

Ser humilde é uma benção. Uma pessoa humilde conquista muito, seja pela simplicidade, seja por estar ao lado de todos o tempo todo. Quem aceita pessoas grosseiras ou pedantes é porque não é humilde, é burro. Humildade não é submissão. Humildade significa não querer ser mais do que ninguém, é trilhar o seu caminho sem pisar nas outras pessoas.

Se você é humilde, você sabe que todas as pessoas são importantes.

Agora, se você não é, quem sabe o mercado lhe mostre o quanto isto é importante.

O mercado não perdoa: Se você ficar mal falado, propaganda não resolve, investimento em treinamento pouco adianta, você cria uma marca em volta de você, contra você.

Se você humilha a moça do cafezinho, se você destrata porteiros, se você age como a única pessoa importante fosse você, cuidado, o seu ego pode lhe engolir.

Pesquisas de mercado mostram que o povo gosta daquilo que é próximo dele. Ou seja, se adquire produtos ou serviços por características regionais.

Ao maltratar pessoas, você está agindo de maneira contrária ao mercado. O mercado quer produtos e serviços que se importem com cada um. Ser um número não é diferencial.

Se assim fosse, as empresas de telefonia não seriam campeãs de reclamações no PROCON. Elas tratam as pessoas como número e não com a singularidade que elas merecem.

Você quer ser mais um ou alguém? Comece fazendo isto na sua empresa, no seu dia a dia.

Pense nisto.

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Fonte: Artigo escrito por Gustavo Rocha
Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
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gustavo@gestao.adv.br

Hasta la vista, Baby!!!!


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