quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Liderança estratégica

“Você sabe que está no caminho certo quando é capaz de despertar, em vez do medo, o respeito e a admiração de sua equipe”. É o que o advogado Cristiano Vargas procura transmitir a seus colaboradores. Para o fundador e atual diretor da Vault, empresa especializada em blindagem arquitetônica e sistemas de controle de acesso, um ambiente de trabalho harmônico, com profissionais comprometidos e produtivos, comprova a adoção das melhores práticas de gestão.

Reconhecido pelos colaboradores como um líder motivacional, Cristiano dá a receita para desenvolver um bom planejamento de gestão que, como na Vault, reflita positivamente na produtividade da equipe:

Facilidade de expressão – Quando o líder sabe se comunicar e expressar suas ideias e opiniões, fica mais fácil para os seus subordinados absorverem as informações e colocarem em prática o que foi proposto.

Profissionalismo – É fundamental que o líder saiba, antes de tudo, ser profissional. Descarregar seus problemas pessoais nos subordinados ou deixar que interfiram em seu trabalho não é postura de líder, afinal, o que está em jogo não é a sua pessoa, mas a sua empresa.

Promover a cultura do bom relacionamento interpessoal – O verdadeiro líder é aquele que incentiva o respeito e o bom trato entre os profissionais, criando um ambiente de cooperação e amizade entre a equipe.


Criatividade – Saber lidar de maneira criativa com conflitos é característica de um bom líder. O ideal é transformar uma situação complexa ou divergente em algo positivo, proporcionando melhorias no relacionamento entre as equipes.

Feedback – Todo profissional gosta de saber como seu líder está avaliando seu trabalho. Não hesite em fornecer feedback para engajar e estimular as pessoas. Se ele for negativo, aposte na crítica construtiva e, ainda assim, evite fazê-lo na frente de outros funcionários.

Equilíbrio emocional – Bons resultados não são conquistados na base do autoritarismo ou do descontrole emocional, o que costuma inibir e desmotivar funcionários.

Investir na equipe – Cursos de capacitação, palestras, ginástica laboral, treinamentos periódicos... qualquer tipo de investimento que signifique crescimento profissional aos funcionários é estimulante – e sempre bem-vindo!

Objetivos comuns – Possibilitar que o profissional enxergue os objetivos da empresa e as conquistas realizadas é essencial para que ele entenda que todos estão crescendo juntos e que cada um é responsável por esse crescimento.
Flexibilidade – Ser flexível significa saber adotar determinada postura conforme o perfil do funcionário e o caso em questão. É fundamental que o líder saiba como agir em qualquer tipo de situação.
Descontração – Promover encontros fora da empresa, como happy hours ou eventos envolvendo familiares dos funcionários, é extremamente importante para aproximar os profissionais e permitir que interajam longe do ambiente de trabalho.

Um grande abraço e até a semana que vem.

Fonte:Júlio Clebsch
Editor da revista Liderança

Hasta la vista, Baby!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!