terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

As necessidades básicas do seu hóspede

Trabalhar com hotelaria é viver a experiência de receber pessoas com todos as necessidades básicas "`flor da pele". Quando se diz que turismo é "vender sonhos", estamos nos referindo ao desejo do hóspede de ter satisfeito todas suas necessidades básicas ao mesmo tempo no seu hotel, na viagem que programou e no divertimento que espera vivenciar.

1- necessidade básica de dormir, tomar banho, comer, se abrigar. Para isto escolheu o seu hotel.

2- necessidade de segurança - é notório como os hóspedes chegam aflitos para guardarem seus carros no estacionamento. Este é um dos aspectos da sensação de "falta de segurança" que permeia toda a sociedade. O hotel tem que "vender e garantir segurança".

3- necessidade de inserção social. Aí entra a capacidade do corpo de funcionários receber bem o hóspede e fazê-lo se sentir "em casa". Para isto a comunicação tem que ser clara e facilitadora. O nível de informação do hotel para com as necessidades do hóspede tem peso significativo para que ele se sinta bem recebido, integrado com o meio que lhe é desconhecido. Afinal ele está fora de sua casa, muitas vezes visitando pela primeira vez a região, a cidade ou seu hotel.

4- Auto-estima já é mais difícil de trabalhar. Não sabemos o que passa dentro do hóspede. Mas uma coisa é certa: ele viaja para se sentir mais importante do que normalmente é. Hospedar-se realiza um sonho de status. Seu hotel é um lugar que ele normalmente não tem. É como se fosse um "salto" para algo maior (desde que o hóspede não seja alguém em bancarrota financeira). Dê ao seu hóspede a sensação que "ele subiu na vida" nem que seja apenas por um dia.

5- Auto-realização. Se seu hóspede já chegou neste estágio é você que irá aprender com ele.
 
Fonte: UFV - Universidade Federal de Viçosa

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