O preço é o atributo menos importante para que as empresas sejam consideradas companhias que respeitam o consumidor. Ao menos esta foi uma das conclusões apuradas na oitava edição do estudo sobre “As Empresas que Mais Respeitam o Consumidor”, realizado pela Shopper Experience em parceria com o Grupo Padrão.
Considerando as cidades participantes do estudo - São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte -, os habitantes da capital gaúcha são os que mais consideram o preço um requisito importante, quando se trata de respeito ao consumidor, com 30% de citações. Em seguida, aparecem Belo Horizonte e Rio de Janeiro, com 27% e 25% das indicações, respectivamente.
Pernambuco, por outro lado, é a cidade onde o preço foi o menos citado entre os atributos que definem se uma empresa respeita ou não os consumidores, com índice de 10%.
Outros atributos
No geral, a qualidade do atendimento foi eleito o item mais importante, quando se trata de respeito ao consumidor, sendo citada por 48% dos entrevistados. Por localidade, neste item, o destaque foi Belo Horizonte, com índice de 63%. Logo a seguir, estão Porto Alegre (58%) e Recife (50%).
Em segundo lugar no ranking dos fatores mais importantes quando se trata de respeito ao consumidor está a qualidade do produto, com 42% de menções. O índice que é ainda maior na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo (55%), no Rio de Janeiro (47%) e mesmo na capital paulista (46%).
Já quando o assunto é a imagem da empresa, item citado como importante por 34% dos entrevistados, o destaque fica com o Rio de Janeiro, onde houve 43% de menções.
InfoMoney
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Adoreiiiii este artigo. Eu também prefiro pagar mais um pouquinho mas ser bem atendida do que pagar menos e ter que ser maltratada numa loja. Muito bom o seu blog, Marcelo. Tô acompanhando há um tempinho. Trabalho na área de turismo e encontrei nestes textos um garnde suporte. bjs
ResponderExcluirEstes dados interessantes mostram como as empresas inteligentes usam do atendimento como diferencial competitivo perante sua clientela. Estarei repassando aos meus colaboradores esta pesquisa.
ResponderExcluirOs empresários que ainda acreditam que preço está em primeiro lugar, esta pesquisa mostra 2 coisas; Que eles estão errados e que eles estão obsoletos!!!!!
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