quinta-feira, 23 de julho de 2009

Qual exercício é melhor para a saúde?

Bom dia!!!!
Hoje é dia de leitura sobre saúde.
Então segue abaixo um pequeno texto sobre o melhor tipo de exercício a ser fazer.
Obrigado minha amiga Alessandra pela foto. Boa Leitura.
Os chamados exercícios aeróbicos, que exigem do pulmão e coração, no mínimo 60% da freqüência cardíaca máxima (FCMáx = 220-idade em anos) de esforço. Entre essas atividades físicas podemos citar: caminhada, natação, dança, andar de patins, andar de bicileta, entre outras. Deve-se priorizar na escolha uma atividade física que seja prazerosa para a pessoa. Quem faz o que gosta, beneficia o corpo e a mente também, e é isso que torna o exercício um hábito. Quando a atividade física é prazerosa, deixa de ser um sacrifício. As pessoas a incorporam as suas vidas e quando deixam de fazê-la, sentem falta. Essa necessidade não é somente subjetiva: quando um exercício está dentro de uma faixa agradável, há liberação de endorfina, um neurotransmissor que dá sensação de bem estar ao indivíduo.
.
Ginástica Localizada........X........ Musculação

..

..

..

..
[Saúde na Internet]Quais os benefícios da ginástica localizada?
Newton Santos]A ginástica localizada serva apenas para o fortalecimento muscular, traz benefício estético se não houver gordura no local. Se houver, o músculo continuará escondido pela camada de gordura. A prioridade então, é acabar com a gordura, nesse caso, o melhor a fazer são exercícios aeróbicos, que queimam infinitamente mais gordura do que os localizados, já que a gordura é fonte principal de energia que o nosso corpo utiliza para exercícios físicos de baixo intensidade e longa duração.
[Saúde na Internet]E da musculação?
.
[Newton Santos]Há indicações específicas para o trabalho de musculação. Existem pessoas com postura corporal inadequada e que precisam fortalecer os músculos do sistema paravertebral para deixar de ter dores nas costas. Ser musculoso também é bom para a aparência, ajuda na auto-estima e contribui para o equilíbrio emocional, mas pode ser péssima quando se tem um ideal de beleza impossível de ser alcançado. Essa é uma das grandes causas de desestímulo e também de desistência nas academias.
[Saúde na Internet]Até que ponto a ginástica e a musculação conseguem remodelar o corpo?
[Newton Santos]Existem diferenças morfológicas individuais que estabelecem limites para cada um. Mesmo com exercícios pesados e diários, poucos conseguiriam ter o tórax de um Schwarzenegger². Em primeiro lugar, porque ele tomou esteróide anabólico por muito tempo para ficar com aquele corpo, o que por si só já representa grave risco e ameaça à saúde. Em segundo porque ele nasceu com um determinado número e modelo de células musculares, que permitem maior resposta ao exercício com peso. O limite biológico deveria ser honestamente explicado a quem procura um programa de ginástica com objetivos estéticos.
Para melhorar a aparência física utilizando musculação e ginástica tudo depende de constância e persistência. Todo exercício físico tem resultado sobre o corpo, mas o ritmo do nosso metabolismo é o que vai determinar ganhos mais rápidos ou mais lentos. Na fase inicial o resultado é mais visível principalmente se a pessoa for sedentária, onde qualquer movimento corporal vai ajudar, porém, a partir de um determinado ponto o metabolismo começa a ficar mais lento e gradual. Nessa fase, os resultados também dependem da natureza. A genética determina quem conseguirá modificar o corpo com mais facilidade.
[Saúde na Internet]Os perigos da musculação se limitam aos adolescentes?
[Newton Santos]A musculação deve seguir sempre uma programação cuidadosa. Para cada grupo muscular trabalhado, existe outro que precisa receber carga semelhante de exercício. Quando uma massa muscular não é aumentada de forma proporcional há um desequilíbrio estético e funcional. A pessoa perde a harmonia dos movimentos, a agilidade e a flexibilidade. Fica “travada”, como se diz na gíria dos atletas.
Fonte:Newton Bittencourt dos Santos
é graduado em Educação Física e
especialista em Medicina e Ciências do Esporte
pela UFRGS - Porto Alegre.
Filiado à IAAF
(Federação Internacional de Atletismo Amador).
Hasta la vista, Baby!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!