domingo, 2 de agosto de 2009

A história da Administração no Brasil

A profissão Administração de Empresas, é um tanto nova no Brasil, pois surgiu na década de 40,com as companhias de navegações Americanas, que tinham no seu comando profissionais formados em Administração de Empresas.
Mas foi por volta de 1960 que administração começou a ser reconhecida,conquistando espaço,importância e status na atividade profissional,com ênfase no governo de Getúlio Vargas,que veio valorizar a ciência,suprindo suas necessidades de aprimoramento na Administração Pública Federal,com ordenação de mudanças,e reformas administrativas e sociais.
A lei 4769,que regulamenta a profissão só foi aprovada no dia 9 de setembro de 1965,dia em que se comemora o dia do administrador,no governo do então presidente Castelo Branco.
Com o desenvolvimento do país e a necessidade de ocupar profissionais qualificados em administração, sendo que até então as empresas eram administradas apenas por seus próprios donos.
A primeira Universidade a oferecer o curso foi a USP de São Paulo e logo foram surgindo outras, hoje existe inúmeras universidades formando por ano aproximadamente 2 milhões de bacharéis em Administração de Empresas.Apesar de parecer um número expressivo, nem perto a se comparar com os Estados Unidos, que para ser candidato a presidente da república deve dentre outros cursos ser formado em administração de Empresas,enquanto no Brasil até o momento, não teve nenhum presidente formado em Administração de Empresas.
Com a evolução dos conhecimentos,acreditamos que até se for comparado as empresas com qualificação profissional a outras, pode-se sentir notável diferença vindo a agregar ao profissional administrador sua real importância.
Por: Rosa Eliza Schmitt Taschetto – Administração UNIDERP
Hasta la vista, Baby!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!