domingo, 5 de abril de 2009

Você sabe dizer não no seu relacionamento?

Bom dia!!!
Encontrei essa matéria sobre relacionamento no site "itodas"
e resolvi compartilhá-la com você.
Você sabe dizer não no seu relacionamento? Entrevistamos a psicoterapeura Lia Padovan, de São Paulo, e descobrimos: o 'não' é imprescindível e define seu espaço dentro da relação. Veja 5 dicas infalíveis. Você vai se surpreender com a simplicidade!
Por Layla Marques
"Hoje estou me sentindo péssima, uma covarde. Não confiei em alguém... Alguém que amo mais que tudo. Meu sonho sempre foi realizar seus sonhos e fazê-lo, acima de qualquer coisa, feliz. Mas vi que não estou realmente disposta a isso. Talvez me negar seja muito difícil", declarou a personal stylist Marhieta Sampaio*, em seu blog, depois de dizer 'não' ao seu noivo. Marhieta, assim como muitas mulheres, teve que dizer 'não' para seu amado. Seu noivo queria comprar um carro, mas, como seu nome não foi aprovado, sua primeira alternativa foi pedir para ela, que não aceitou o pedido. "Foi a decisão mais difícil que tomei. Além de precisar, ele queria muito um carro. Mas algo dentro de mim me dizia para não fazer", conta a personal. Pois é, nem sempre falar essa palavra de apenas três letras é fácil, mas, segundo a psicoterapeuta de casais, de São Paulo (SP), Lia Padovan, é imprescindível. "O não define seu espaço dentro da relação", afirma ela. Por que você não consegue dizer 'não'? Você é do tipo que cede a todos os pedidos do seu parceiro? Cuidado, ele pode estar te confundindo com Jeanne, a geniazinha camarada. É preciso aprender a falar 'não' na hora certa e, claro, com muita cautela para não resultar em brigas ou desentendimentos. O primeiro passo é identificar por que motivo você não consegue deixar de ceder, é necessário identificar as causas. "Muitas mulheres têm medo de dizer 'não' por insegurança, medo de chatear o outro, de não serem aceitas e, principalmente, por medo de perderem o afeto do parceiro", explica a psicoterapeuta. Lembre-se: negar algo para seu amado não significa que você não o ame ou goste menos dele, apenas demonstra o que você concorda ou discorda dentro e fora de seu relacionamento. Ela só sabia dizer 'sim', mas aprendeu a dizer 'não' A secretária Sofia Rosa* namora há dois anos e tinha muita dificuldade em falar 'não' para seu parceiro. "Eu nunca soube falar não. Sempre que ele me pedia alguma coisa eu ia lá e fazia. Claro, se estivesse ao meu alcance. Não media esforços, sabe! Eu pensava que, se negasse, ele poderia achar que não gostava mais dele. Me sentia mal em fazer coisas que não queria só para agradá-lo, mas pensava que haveria recompensa. Sentia-me submissa e dependente dele. Foi quando parei e me perguntei: peraí, por que não estou conseguindo falar não? Será que ele sente o mesmo por mim? Foi aí que tomei uma decisão. Conversei com ele para nos entendermos", desabafa. Sônia tinha acabado de descobrir o primeiro passo para aprender a dizer 'não' quando necessário. Ela percebeu, conforme explica Lia Padovan, que se ela continuasse em uma posição de aceitação total, seu namorado iria lhe exigir ainda mais. "Às vezes, a responsabilidade não é só de quem exige, mas de quem aceita ser exigido também. Este alimenta a crença do outro e, pelo medo, acaba cedendo", explica a psicoterapeuta. Mas a decisão da mudança não é fácil, nem para quem decide falar 'não', quanto para quem passa a ouví-lo. "No começo da minha mudança, ele achou estranho quando me negava a fazer algo que me pedia. Algumas vezes sinto que ele fica com um pé atrás, como se meu sentimento tivesse mudado. Às vezes, quando nego, ele se sente inseguro... E eu? eu me sinto mais segura", conclui Sônia Rosa. TOME CUIDADO: Ceder não é ruim. Dependendo da situação alguém tem que fazê-lo. Porém, não se abstenha do que acredita e, principalmente, não se negue apenas para fazer o outro feliz. Dicas infalíveis: Para dizer 'não', atacar o outro é a última coisa que você deve fazer. Diga não e explique que tem a ver com você. Por exemplo, ele está louco para transar, mas você teve um dia cansativo no trabalho e tudo que quer é uma ducha gelada e uma boa cama. Não vá falar apenas um seco 'não', explique que está indisposta, ele vai entender... Fale com calma, firme e com acertividade. Não rodeie muito. Ele pode achar que você está enrolando e não vai aceitar com tanta facilidade o seu 'não' Quando você cede sempre, o outro deixa de te admirar. Você corre o risco de perder o brilho. Homens gostam de conquistar, ser submissa demais empaca esse instinto masculino. Por isso, equilibre os seus 'sims' e 'nãos' Autoconhecimento é a chave para o sucesso. Você só saberá dizer 'não' sem se sentir mal ou achar que vai ser constrangedor para ele se realmente souber quem você é, do que gosta e o que quer. Tenha flexibilidade. Olhar o outro e se olhar é extremamente necessário. Coloque-se no lugar dele e desenvola empatia. Assim, tanto falar 'sim' como 'não' será mais fácil do que você imagina "Dizer 'não', não é errado. Quando tomei essa decisão em relação ao carro que meu noivo queria comprar, lembrei também que amar alguém é se amar também. E, se ele me ama, respeitaria minha opinião! E foi o que ele fez! Eu disse não naquele instante, mas disse 'sim' para ele criar coragem e mudar sua vida! Quando falamos 'não', abrimos o outro para dizer 'sim' e correr atrás do que não podemos fazer por ele", conclui Marhieta Sampaio.
* À pedido das entrevistadas os nomes foram trocados.
Guia dos Curiosos
Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
A galinha. Todos os seres descendem de outros, a galinha é um estágio evoluído de outro animal. Dessa forma, ela, como a conhecemos, surgiu antes de pôr o primeiro ovo.
Hasta la vista, Baby!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!