quinta-feira, 30 de abril de 2009

Não alimente ainda mais os seus problemas

"É importante ter consciência do seu direito de conseguir a felicidade plena.
Não é preciso viver de partes da felicidade"
Se você observar, vai perceber que boa parte dos seus problemas continua vida afora, apesar de você se esforçar para resolvê-los. A maior parte das pessoas conhece a causa deles, sabe como resolvê-los, e, no entanto, eles persistem. Pergunta: você não está cuidando deles como se fossem as flores mais belas do seu jardim?Aqui estão algumas das maneiras como as pessoas “cuidam” de seus problemas: sabotagens, trapaças e escudos fazem parte de um sistema derrotista, que acaba levando o indivíduo a manter um problema vida afora. Qual é a diferença entre eles?O escudo é algo ou alguém que a pessoa coloca entre si e a situação evitada para manter um problema. Por exemplo: uma pessoa com dificuldades de se relacionar afetivamente pode dar como desculpas o filho, o trabalho, a prova do dia seguinte, etc. para não sair com alguém.A trapaça é uma conduta estimulada pelo grupo social, mas que mantém a pessoa dentro de um esquema de vida prejudicial. Por exemplo: uma pessoa que trabalha quinze horas por dia, sete dias na semana, frequentemente recebe carícias por ser trabalhadora, enquanto suas relações familiares vão afundando.A sabotagem são as condutas que a pessoa ou o grupo sabe que vão levá-la ao fracasso. Condutas típicas de sabotagem são adiar, esquecer, negligenciar, etc.Pense em um problema seu e veja se você está usando alguém como escudo e quais são suas trapaças e sabotagens. Um problema que persiste é geralmente uma maneira de evitar intimidade, desfrutar, ter êxito e/ou autonomia (e dessa forma tornar-se um vencedor). Essas são as fontes para obtermos a plenitude da nossa existência.A intimidade é a capacidade de compartilhar com os outros as emoções autênticas. O desfrutar é aquela sensação de estar aproveitando cada momento da vida. O êxito é a capacidade de alcançar os objetivos. E a autonomia é a capacidade de autorrealização, é saber dirigir a própria vida!Outras vezes, os problemas persistem porque as pessoas não acreditam no direito de serem felizes plenamente. Então, seus problemas funcionam como penitência ou castigo. Aquela briga nas férias depois de dez anos sem férias, ou a dor de cabeça no momento de amor.É importante ter consciência do seu direito de conseguir a felicidade plena.
Não é preciso viver de partes da felicidade — ela pode ser integral!
por Roberto Shinyashiki
Hasta la vista, Baby!!!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Atendimento em primeiro lugar

Pesquisa inédita feita com exclusividade pelo IBRC - Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente - para a revista Consumidor Moderno e publicado no número 76 da revista, mostra que o atendimento é o ítem que o consumidor brasileiro mais valoriza numa empresa. Foram pesquisados 11 categorias de empresas: Alimentos, Automóveis, Bancos, Cias. Aéreas, Eletroeletrônicos, Farmacêutica, Governo, Saúde, Telefonia Celular, Telefonia Fixa e Varejo. A pesquisa ouviu 1.800 pessoas em seis cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.
A pergunta feita foi: “O que é mais importante para que uma empresa respeite o consumidor?”
E o resultado foi:
- 43% Atendimento;
- 29% Qualidade;
- 17% Responsabilidade Social;
- 9% Preço;
- 2% Propaganda.
Assim, em todas as 11 categorias e em todas as cidades pesquisadas, o ítem atendimento foi escolhido em primeiro lugar. E, mais uma vez, uma pesquisa séria nos mostra que “preço” não é o ítem principal. Nesta pesquisa aparece apenas em 4o. Lugar, com apenas 9% ! Assim, mais uma vez, quando pensamos e dizemos que “nossos clientes só querem preço” estamos redondamente enganados. Eles valorizam, antes de preço, o atendimento, a qualidade dos produtos e a responsabilidade social da empresa, que engloba respeito às pessoas, ao meio-ambiente e uma ativa participação comunitária. Nesta semana quero sugerir que você mostre esta pesquisa aos seus colaboradores e faça um debate sobre as suas conclusões e o que isso tudo tem a ver com a sua empresa. Analise como é o atendimento em sua empresa e o que pode ser feito para melhorar ainda mais o que já existe.
Pense nisso!
Boa Semana. Sucesso!
Escrito por Luis Marins

terça-feira, 28 de abril de 2009

Para equilibrar energia é preciso cuidar de mente, corpo e espírito

Já notou que na história de praticamente todos os Grandes Homens e Mulheres ligados à espiritualidade, nas mais diversas tradições da humanidade, sempre há uma narrativa sobre o deserto e a montanha? Você precisa de muita energia para atravessar “o deserto” e subir a “montanha”. Há períodos de “aridez” e “escalada” na vida de todos nós. Para vencê-los, precisamos associar energia física, mental e espiritual. Há uma antiga expressão latina que diz mens sana in corpore sano ("mente sã em corpo são"). Somos um todo, mente, corpo e espírito precisam estar alinhados para atingirmos a nossa melhor performance. Todos os grandes atletas, artistas e gênios da humanidade sempre foram unânimes em afirmar que precisamos estar de “corpo e alma” naquilo que fazemos para fazê-lo bem. Tudo que existe precisa de nutrição para continuar a existir. Precisamos nutrir o corpo, a mente e a alma se quisermos possuir a energia necessária para vencer todos os obstáculos. Não despreze as necessidades do corpo, cedo ou tarde, ele cobrará o seu preço. Um corpo sem energia pode não impedir você totalmente de todas as realizações, mas seguramente, tornará muito mais difícil atingi-las. Uma mente exaurida, desnutrida não consegue manter-se ativa e focada por muito tempo. E um espírito afastado da luz perde seu próprio brilho.
Lembre–se de alimentar seus três tipos básicos de existência: físico, mental e espiritual.
Para cuidar do físico lembre-se das palavras de Hipócrates, o pai da medicina ocidental: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio".
Cuide da sua nutrição. A nutrição funcional (nutrição que utiliza alimentos na prevenção de doenças) será uma poderosa aliada na cura de muitos problemas de saúde e na obtenção de níveis superiores de energia para ir em busca de seus sonhos. Como diz a nutricionista funcional, Dra. Juliana Geraix: “Não existe dieta, apenas mudanças no estilo de vida".
Atividade física também é fundamental, você não precisa ser uma atleta, mas precisa que todos os seus sistemas funcionem muito bem. Exercícios aeróbicos, um pouco de fortalecimento muscular e muito alongamento estão entre os melhores investimentos que você pode fazer. Além de procurar ter um sono de qualidade (é preciso aprender a dormir). Cuide da mente. O novelista americano F. Scott Fitzgerald (1896-1940) propunha que uma mente é superior quando possui a habilidade de manter duas ideias opostas, simultaneamente, e continuar funcionando sem paralisar-se pelo paradoxo. Nossa mente possui capacidade ideoplástica – nossos pensamentos assumem formas, se exteriorizam e criam aspectos da realidade ao nosso redor. Quanto mais alimentamos a mente, mais ela é capaz de superar-se. Se ensinarmos uma coisa inteiramente nova para duas pessoas, uma com pouco conhecimento e outra com muito conhecimento, a que sabe mais sobre mais coisas, aprenderá primeiro. Seu cérebro possui mais conexões neurais e maiores possibilidades de associação. A meditação e o relaxamento são maravilhosos remédios para a mente e, associados à busca constante por conhecimento, leitura e solução de problemas, continuam sendo a melhor maneira de manter nossa energia mental em alta. Cuide do espírito
Albert Einstein dizia: “Minha religião consiste em uma humilde admiração do ilimitado espírito superior que revela a si mesmo nos mínimos detalhes que somos capazes de perceber com nossas frágeis e débeis mentes”. Nossa existência não possui apenas características passíveis de explicação somente pela ciência ou pela lógica formal. Independente de qualquer vinculação a essa ou aquela doutrina religiosa, as repercussões da força espiritual, ético/moral do Homem são inegáveis. Experiencie o poder da oração e suas repercussões e comprove, por si mesmo, a fantástica característica transcendente de sermos humanos conectados à fonte da vida.
Amor, Entusiasmo e Fé são os verdadeiros remédios para a alma, nenhum mal pode resitir à ação conjunta desses gigantes. Dedique mais tempo a cuidar da vida em seus três aspectos propostos. Se você acredita não possuir tempo para todos, posso lhe garantir, não é problema de tempo e sim de prioridade. Se ainda assim você preferir se defender dizendo que lhe falta tempo para tudo, ao menos não esqueça de dedicar mais tempo ao amor.Você precisará de muita energia para atravessar o deserto e subir a montanha. Acredite, a travessia valerá a pena, e a escalada revelará cenários inesquecíveis e reflexões fundamentais.
Lembre que:
Seus filhos crescem, os amigos partem, o corpo envelhece, o sexo se modifica e a oportunidade para amar, ainda que sempre exista, nunca contará com a mesma quantidade de tempo disponível. Vida é tempo! Viva a vida na plenitude, viva com energia.
Cuide do corpo, da mente e do espírito!
por Carlos Hilsdorf
Hasta la vista, Baby!!!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

10 Dicas para ser um Empreendedor

Nunca como hoje, as empresas precisaram de verdadeiros "empreendedores". Cada funcionário deve ter a atitude e comportamentos de "dono do negócio" e as empresas de sucesso são aquelas que tem em seus quadros verdadeiros "empreendedores". Quais as principais características de um "empreendedor"? Aqui vão elas: 1. Boas idéias são comuns a muitas pessoas. A diferença está naqueles que conseguem fazer as idéias transformarem-se em realidade, isto é, implementar as idéias. A maioria das pessoas fica apenas na "boa idéia" e não passa para a ação. O empreendedor passa do pensamento à ação e faz as coisas acontecerem; 2. Todo empreendedor tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz. Paixão faz a diferença. Entusiasmo e Paixão são as principais características de um empreendedor! 3. O empreendedor é aquele que consegue escolher entre várias alternativas e não fica pensando no que deixou para trás. Sabe ter foco e fica focado no que quer; 4. O empreendedor tem profundo conhecimento daquilo que quer e daquilo que faz e se esforça continuadamente para aumentar esse conhecimento sob todas as formas possíveis; 5. O empreendedor tem uma tenacidade incrível. Ele não desiste! 6. O empreendedor acredita na sua própria capacidade. Tem alto grau de auto-confiança; 7. O empreendedor não tem fracassos. Ele vê os "fracassos" como oportunidades de aprendizagem e segue em frente; 8. O empreendedor faz uso de sua imaginação. Ele imagina-se sempre vencedor; 9. O empreendedor tem sempre uma visão de vários cenários pela frente. Tem, na cabeça, várias alternativas para vencer; 10. O empreendedor nunca se acha uma "vítima". Ele não fica parado, reclamando das coisas e dos acontecimentos. Ele age para modificar a realidade! Pense nisso. Você tem estas características? Como é o seu pessoal? Você já pensou em criar programas para desenvolver no seu pessoal o necessário espírito empreendedor para enfrentar os desafios deste século XXI?
Escrito por Luis Marins

domingo, 26 de abril de 2009

Manual de sobrevivência no mercado de trabalho: seja visível, fácil e humano

Ter uma carreira de sucesso e se dar bem no mercado de trabalho não é das tarefas mais fáceis hoje em dia. Afinal, as empresas estão procurando super-profissionais, com características difíceis de encontrar em uma multidão.Em primeiro lugar, elas querem alguém fácil e flexível. De acordo com a vice-presidente da AAPSA (Associação Paulista dos Gestores de Pessoas), Erika Knoblauch, no contexto atual, que é de muita competitividade entre as empresas, os profissionais precisam estar preparados para assumir diferentes papéis nas organizações e se adaptar às situações mais adversas, que podem ocorrer tanto dentro da empresa quanto no ambiente macro, por exemplo, em âmbito econômico.Manual de sobrevivência no mercadoOutra característica que pode salvar sua pele: seja humano. Isto é, saiba se relacionar com pessoas. Estas, muitas vezes, serão totalmente diferentes de você, bem como terão visão oposta com relação a determinados assuntos. Mas o relacionamento interpessoal é essencial para sobreviver, não só em uma empresa como também no seu ramo de atuação como um todo. Quando você consegue manter um bom relacionamento com profissionais de sua área, tem maior empregabilidade. Se um dia precisar de emprego, certamente surgirão muitas oportunidades, porque as pessoas te conhecem e têm uma visão positiva acerca de seu caráter e seu trabalho.Por fim, seja visível. Não adianta encarar desafios profissionais e se esforçar ao máximo para atingir as metas, se ninguém nota. Uma forma de ser reconhecido é pedir um feedback para a chefia acerca do seu trabalho. Na ocasião, aproveite para dar um feedback a respeito de seus projetos. Conte as dificuldades que enfrentou e, de forma humilde, revele que está satisfeito por ter conseguido transpô-las. Outra ideia para ser visível é, de acordo com Erika, participar de grupos fora da empresa, como associações de seu ramo de atuação, e dar palestras. "Isso aumenta a visibilidade do profissional no mercado e não o deixa tão sozinho. É uma segurança a mais", finaliza a vice-presidente da AAPSA
Do Infomoney
Hasta la vista, Baby!!!

sábado, 25 de abril de 2009

Funcionários que bajulam chefes prejudicam empresas

Se no seu trabalho houver um pouco mais bajulação explícita e entusiasmo declarado do que o normal, não se surpreenda.Quer isso seja chamado de puxar o saco, bajular o chefe ou administrar uma situação, especialistas dizem que os comportamentos bajuladores estarão em alta nos locais de trabalho na medida em que os funcionários temem perder seus empregos nestes tempos econômicos difíceis.Mas, segundo eles, esse tipo de comportamento pode prejudicar as empresas."As pessoas que fazem isso querem que as outras pessoas percebam o que estão fazendo", explicou Max Caldwell, especialista em eficácia da força de trabalho na consultoria Towers Perrin."É uma mentalidade de 'não apenas quero fazer um bom trabalho, como quero que vejam que estou fazendo um bom trabalho".Esse tipo de comportamento aumenta quando as apostas em jogo são altas, disse Jennifer Chatman, professora de comportamento organizacional na Universidade da Califórnia em Berkeley."É o que fazemos quando nos sentimos vulneráveis às decisões de outros", ela explicou. "Eu imagino que, se colhêssemos dados neste momento, veríamos que esse tipo de coisa anda acontecendo em grande escala, porque as pessoas estão se sentindo mais vulneráveis."Num ambiente como esse, subordinados podem elogiar decisões equivocadas de um chefe e evitar falar com franqueza ou transmitir más notícias, disse ela."Manter puxa-sacos pode ser prejudicial para a empresa", disse Chatman. Segundo alguns pesquisadores, porém, a adulação funciona.Contestar menos o que diz um executivo-chefe, fazer mais elogios a ele e lhe fazer favores pessoais aumentam em 64 por cento a probabilidade de um funcionário ser chamado para integrar o conselho de direção de empresas, constatou um estudo da Universidade do Texas.
Chegar cinco minutos mais cedo
Em um estudo separado feito por Chatman foi constatado que candidatos a empregos que agem de maneira insinuante têm 20% mais chances de conseguir o emprego. É a natureza humana, disse ela. "Pessoas que trazem informações positivas, que fazem o chefe se sentir bem com as decisões que tomou, que reforçam a confiança dele, essas pessoas se saem melhor."A treinadora profissional Frances Cole Jones, autora do livro "How to Wow" (Como fazer sucesso), diz que não é preciso envergonhar-se desse tipo de comportamento. O conselho dela para tempos de dificuldade econômica é: vá para o trabalho mais cedo, fique até mais tarde, assista às reuniões e ofereça-se como voluntário para fazer trabalho extra. Mas alguns especialistas, como Bill Hanover, autor de "No Sucking Up" (algo como "não à bajulação"), desaprovam por completo o comportamento bajulador." Se você valoriza o respeito próprio, o respeito de seus pares e líderes, então bajular um superior para conseguir uma promoção deixará você sentindo envergonhado e carente", ele escreveu. "Não o faça."
escrito por Ellen Wulfhorst
agência Reuters
Bom fim de semana e
Hasta da Vista, Baby

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Descubra o seu' talento essencial'

Quando ouvimos ou utilizamos a palavra talento, logo nos vem à mente algo subjetivo de conteúdo positivo e que serve para designar a expressão do que existe de melhor em cada um de nós. No entanto nem sempre foi assim, esta história teria se iniciado na Grécia: Anacreonte foi presenteado com cinco talentos por um soberano da época. A partir daí, o talento tornou-se uma importante moeda grega que logo depois passou a ser utilizada também pelos romanos. Desta forma, o talento era uma moeda de metal como as moedas de ouro que surgiram mais tarde.É interessante como alguns acontecimentos se repetem na história da humanidade. Assim como as moedas de ouro, que perderam lugar e status para o PIB (Produto Interno Bruto) dentro da economia padrão, o talento também deixou de ser moeda metal visível e palpável. No entanto seu status nos dias atuais desfruta de forças jamais imagináveis.Na 'Era da Economia do Conhecimento', talento passa a significar uma série de aptidões naturais do ser humano, todas elas classificadas com qualidades presentes desde a mais tenra idade ou mesmo adquiridas com extrema facilidade em idades mais avançadas quando comparadas à população geral.Então basta ter talento para gerar riqueza? Não, não é bem assim. Ter talento é um bom começo, mas talento todos nós temos! Se talento expressa o que há de melhor em nós, para descobrirmos nosso ou nossos talentos primeiro devemos saber muito bem quem somos. Sócrates já nos dizia isso há muito tempo atrás: "conhece-te a ti mesmo".Cada ser humano é único e tem um talento essencial para expressá-lo nesse mundo. Podemos ter alguns talentos e com empenho expressá-los todos. Já o talento essencial é aquele que justifica nossa existência, é a resposta que silencia os nossos porquês mais diversos. Ele transcende nossa vida, na forma que estamos acostumados, ele nos abre conexões universais.Nem sempre descobrimos facilmente nosso talento essencial, principalmente sozinhos, mas nunca devemos desistir de alcançá-lo. Isto também não impede que exerçamos outros talentos desde que eles tenham energia de conexão entre os mais diversos setores sociais. Afinal, somos fragmentos de um todo - UNO -, criador e detentor de um conhecimento universal.Desta maneira podemos definir realização pessoal como ato de descobrir os próprios talentos e poder expressá-los no mundo em que vivemos. A realização pessoal, onde todas as demais estão incluídas (profissional, afetivo, familiar, social), gera um estado de felicidade que repercute no corpo, na mente e no espírito.Agora podemos definir com precisão o que é RIQUEZA e como podemos gerá-la na 'Era da Economia do Conhecimento', onde poucos recursos naturais restam para serem explorados e o recurso inesgotável e gerador de lucro é produção de conhecimentos inovadores e revolucionários.A riqueza gerada pelo conhecimento é muito mais do que produzir dinheiro e acumular bens materiais. Esta riqueza é, antes de tudo, um estado de bem-estar e começa pela constatação das potencialidades infinitas do universo e do ser humano. Podemos gerar riqueza por estar em sinergia com o mundo externo (os relacionamentos, o respeito aos bens naturais) e com o mundo interno (harmonizando pensamentos, sentimentos e atitudes). Esta Riqueza faz a diferença e é capaz de atravessar os tempos através de seu legado para as próximas gerações. É a única verdadeira Riqueza e que levamos tanto tempo para perceber e aprender.Estava tudo aí, o material externo e o interno para que gerássemos a riqueza de fato. Mas somente quando o material externo escasseou pudemos reparar e extrair nosso ouro interno: o talento e a organização deste por cada ser humano. Como diz o ditado popular "antes tarde, do que nunca", então mãos à obra.Vivemos em uma economia que é movida a talento. Ele é capaz de gerar boas, novas e ousadas idéias e são estas que, transformadas em produtos ou serviços, geram riquezas ou promovem mudanças que podem mudar o mundo para melhor.Investir no talento é condição fundamental para as empresas não se tornarem organizações estagnadas. O investimento feito em tecnologia, máquinas, sistemas operacionais são necessários e muito importantes, no entanto, o mais valioso dos investimentos é aquele que se aplica em profissionais talentosos. No setor da informática isto é uma verdade que vem sendo consolidada nos últimos anos e podemos constatar este fato pela afirmação de Steve Ballmer, o homem responsável pela contratação de novos funcionários da Microsoft: "a coisa mais importante que fizemos é contratar as melhores pessoas". Para a Microsoft o seu maior ativo é a sua talentosa força de trabalho. Seu objetivo explícito é contratar pessoas pelo que elas podem fazer no presente e principalmente num futuro próximo (5-10 anos) e não pelo que fizeram.Hoje os especialistas admitem que os talentos podem ser de vários tipos e que devemos ter a habilidade de identificar e desenvolver os mais expressivos e valorizados em cada pessoa. Talento é quase o "Santo Graal" no mundo das empresas. As histórias de sucesso profissional em geral são bem parecidas. São enredos que descrevem alguém que identificou algo que sabe fazer bem e canalizou este dom para sua vida profissional e, principalmente, percebeu que essa sua qualidade tinha grande valorização no mercado de trabalho.Desvendar aquilo que se faz com competência e de forma diferenciada pode ser fruto de um longo processo de autoconhecimento. Por esta razão que educadores e psicólogos preconizam que este processo seja matéria presente em todas as fases do processo educacional de cada indivíduo. Afinal de contas com o tempo todos nós teremos que administrar nossas personalidades, é o que podemos chamar de "persona-economia". A meu ver, na busca do autoconhecimento e da descoberta do talento essencial é necessário que se percorra os seguintes caminhos:1. Sonhe;2. Saiba mais seus pontos fortes e fracos;3. Tenha determinação, disciplina e persistência;4. Estabeleça uma união inseparável entre idéias e ações;5. Mantenha sempre a mente aberta para a próxima realização;6. Não esqueça do todo. Assim, para termos direito a esse talento, desenvolvê-lo e utilizá-lo temos que fazer a nossa parte, o que vem ao encontro do poema "Receita de Ano Novo" do talentoso Carlos Drummond de Andrade: "Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo".

Por Ana Beatriz B. Silva

Hasta la vista, Baby!!!

Receita da sexta 24/04/2009

Maminha ao Molho de Cebola e Champignon Por Karina Bizarria Ribeiro Zimmerman de Mattos (Mais Você)

Ingredientes

1,2 kg de maminha 5 cebolas grandes 150 g de champignon fatiado 1 lata de creme de leite 3 tabletes de caldo de galinha salsinha a gosto 4 colheres de óleo
Modo de Preparo
Coloque o óleo na panela de pressão e frite levemente a carne. Descasque as cebolas e corte-as em lascas grandes. Adicione as cebolas e os tabletes de caldo de galinha à carne. Feche a panela e deixe na pressão, em fogo baixo, por aproximadamente 45 minutos. Passado o tempo, verifique se a carne está molinha e corte em fatias. Ao molho que se formou na panela, misture o creme de leite, os champignons e a salsinha. Sirva com arroz branco e farofa.
Não se esqueça de me convidar.
Hasta la vista, Baby!!!!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Quanto custa ser feliz?

"...felicidade depende muito do cultivo de uma riqueza e estabilidade interiores, a partir do momento em que as necessidades materiais básicas estejam sanadas"
Lembrei-me de uma conversa com um amigo, desses que as pessoas julgam afortunados: ainda bastante jovem, ganhou uma herança substancial que o permitiria não trabalhar mais, se este fosse seu desejo. Mas, em uma conversa, pouco após separar-se de sua ex-esposa, ele soltou uma frase que gerou polêmica durante um jantar em que ele era o único “não-proletário”: “Gente, posso dizer para vocês por experiência própria que dinheiro não traz felicidade!”. Aposto que, assim como a maioria dos convidados daquele jantar, o leitor deve estar se perguntado: "Como?"Bem, a partir deste ponto gostaria de fazer algumas considerações, como a que Eduardo Giannetti coloca na contracapa de um de seus livros:“Discutir a felicidade significa refletir sobre o que é importante na vida. Significa ponderar os méritos relativos de diferentes caminhos e pôr em relevo a extensão do hiato que nos separa, individual e coletivamente, da melhor vida ao nosso alcance”O que acredito trazer felicidade para mim, talvez não traga para o outro, em especial se ele já desfrutou do que estou buscando, e esteja neste momento tentando sanar alguma outra carência. Por outro lado, quantos de nós fizemos alguma pausa proposital, consciente, apenas para refletir sobre o que nos traz felicidade? Será a felicidade algo inatingível como acreditam os mais pessimistas, ou será objeto de consumo rápido e fácil como vendem alguns livros de auto-ajuda? Dalai LamaEsta necessidade de uma reflexão, para traçar estratégias para a conquista da felicidade possível, é ressaltada pelo próprio Dalai Lama:“A adoção da felicidade como um objetivo legítimo e a decisão consciente de procurar a felicidade de modo sistemático podem exercer uma profunda mudança no restante de nossas vidas” Envolvidos na luta pela sobrevivência muitos sequer questionam o que estão fazendo nas suas vidas e com suas vidas. “Tenho que trabalhar e pronto. Não interessa se gosto ou não do que faço. As crianças estão lá em casa e precisam que eu trabalhe”. “Este negócio de felicidade é prá gente rica e de vida boa”. É possível que muitos pensem assim, mas hoje em dia já existem pesquisas a respeito de fatores que podem influenciar a felicidade que parecem revelar informações surpreendentes. Por exemplo, em uma revisão de literatura, *Ferraz e colaboradores concluíram que a felicidade “É um fenômeno predominantemente subjetivo, estando subordinada mais a traços psicológicos e socioculturais do que a fatores externamente determinados”, contrariando a visão de muitos que acreditam que estar bem depende essencialmente da busca e conquista de objetivos externos. Isto me faz lembrar uma entrevista da atriz Regina Casé com um garoto de família humilde do Nordeste, que adorava ir para a praia surfar com sua pranchinha amarela junto com os amigos. Quando questionado a respeito de riqueza e felicidade, ele disse em sua simplicidade que ele era feliz e que estava satisfeito com o que tinha (a tal pranchinha amarela), com um sorriso verdadeiro típico de uma criança. Por outro lado, creio que muitos já nos deparamos com uma cena em uma loja de brinquedos, em que uma criança mimada faz escândalo pelo fato do pai se recusar a comprar o videogame de última geração. Felicidade passageiraTive o privilégio, há alguns anos atrás de assistir a uma palestra do prêmio Nobel de economia Daniel Kahneman e de participar de um grupo de discussões com ele em seguida. Uma de suas pesquisas a respeito de fatores relacionados à felicidade mostrava o quanto eventos aparentemente transformadores como um casamento ou ganhar na loteria tinham um efeito menos permanente do que a maioria de nós imagina. Em um gráfico ele mostrava que o nível de “felicidade” no momento do casamento ou logo após ganhar na loteria, tinha um aumento incrível, mas que logo após alguns meses, voltava a um patamar muito semelhante ao anterior a esses eventos. Em um primeiro momento isso pode ser inacreditável, mas é só nos lembrarmos de alguns exemplos conhecidos como o da princesa Diana, e seu casamento literalmente de contos de fadas, e os fatos que se sucederam após este evento, incluindo traição, perda da liberdade, perseguição pela imprensa e transtornos mentais como a depressão. Parece que, de alguma maneira, depender muito de eventos externos para atingir um estado de felicidade mais ou menos permanente, não é uma boa alternativa. Recentemente, lendo um livro de Mathieu Ricard, um francês PhD em biologia molecular, que hoje vive no Nepal, ex-aluno de um prêmio Nobel no Instituto Pasteur e que desde a década de 70 tornou-se um monge da tradição budista, pude capturar mais alguns indícios de que a tal felicidade depende muito do cultivo de uma riqueza e estabilidade interiores, a partir do momento em que as necessidades materiais básicas estejam sanadas. Ele conta que apesar de ser filho de um famoso filósofo agnóstico e de uma artista plástica e tendo tido o privilégio de conviver com grandes intelectuais, ele descobriu que muitas dessas pessoas não podiam ser consideradas exemplos de vida. Durante suas viagens para o Oriente, porém, ele descobriu em mestres praticantes de meditação, que viviam em pequenas cabanas, uma humildade e sorriso verdadeiros, aliados a uma inabalável fortaleza interior frente às adversidades. E, como ele mesmo descreve, dentro de um espírito científico, ele sentiu uma irresistível necessidade de descobrir este caminho de vida.A partir da leitura deste texto e principalmente dos livros e artigo sugeridos abaixo, sugiro uma profunda reflexão: do que depende e quanto custa minha felicidade?
por Elisa Kozasa
Dicas de leitura:
1. Giannetti E. Felicidade. Companhia das Letras, São Paulo, 2002. -
2. Dalai Lama e Cutler HC. A arte da felicidade: um manual para a vida. Martins Fontes, São Paulo, 2000.
3. Ricard M. Felicidade: a prática do bem estar. Ed. Palas Athena, São Paulo, 2007.
4. *Ferraz RB, Tavares H, Ziberman. Felicidade: uma revisão. Revista de Psiquiatria Clínica 34(5):234-242, 2007.
Hasta la vista, Baby!!!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

"Eu só trabalho aqui" .

Eu não acreditava no que estava ouvindo! Eu perguntei à pessoa que atendeu uma coisa, duas coisas, três coisas a respeito da empresa e da loja, dos produtos que vendia. Ela não sabia quase nada! Quando disse a ela que ela parecia não conhecer muito sobre a própria empresa, ela respondeu: "- Eu só trabalho aqui..." Parece mentira mas há pessoas que realmente são colocadas na loja, e não recebem sequer um mínimo de treinamento. Quando muito são "adestradas" em dizer "bom dia" ou "boa tarde". Ou mesmo no uso de um equipamento telefônico, mas não se lhes é explicado o que é a empresa, a loja, qual a sua linha completa de produtos ou serviços, o que ela realmente faz, quem são seus principais clientes, quem são as pessoas com as quais mais se relaciona, quem são os principais fornecedores, etc. As pessoas são colocadas a trabalhar sem que passem por um treinamento de integração com os demais funcionários, o que a empresa ou loja pretende ser no futuro, se faz ou não parte de uma cadeia de lojas, de franquia. Se franquia ou filial, quem é o franqueador, de onde vem, como é nos outros lugares, etc., etc.. Se é uma empresa que tem franqueados, quem são esses franqueados. Se tem filiais, onde estão, como são, etc. Não são apresentadas formalmente à própria marca, não fazem degustação ou experimentam os produtos que a empresa fabrica e comercializa. São simplesmente jogadas em situação de trabalho e por isso não sentem-se comprometidas com a empresa e só podem dar a resposta que a atendente me deu: "- Eu só trabalho aqui..." E é assim que realmente se sentem. Não vêm a hora em que o expediente acabe para ir embora. Não se interessam por nada, pois que não sabem sequer pelo quê deveriam se interessar. Ficam como verdadeiros autômatos que no final do dia vão para casa e no final do mês recebem um salário. E aí o patrão reclama, a patroa reclama dizendo: "Não se faz mais empregados como antigamente...". A verdade é que antigamente as pessoas sabiam mais sobre a empresa, sobre a loja em que trabalhavam, os produtos eram em menor número, os concorrentes também. Hoje o número de concorrentes, produtos, marcas, fornecedores é imenso. Tudo mudou! Sempre ouço que os funcionários de hoje não são comprometidos com a empresa, com a loja e nem mesmo com o cliente. Muitas vezes isso é realmente verdade. Há funcionários ruins mesmo. Mas por que são tão ruins? Será só má vontade? Muitas vezes os patrões inferem que os subordinados saibam as mesmas coisas que eles patrões sabem. Isso é um grande erro. O patrão, o lojista, o empresário, o dono ou dona, tem contatos o dia todo que seus funcionários não têm. Têm um nível e gama de informação que seus funcionários não têm. Sem comunicar constantemente essas informações, visão de futuro, etc., aos seus funcionários, como exigir que eles se comprometam? Para que seus funcionários sejam realmente comprometidos é preciso que sejam treinados, treinados e treinados. Do contrário você terá em sua empresa um time que "só trabalha lá" e que dará a seus clientes "momentos trágicos" ao invés de "momentos mágicos".
Pense nisto.
Sucesso!
Escrito por Luiz Marins
Hasta la vista, Baby!!!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Você tem consciência do que pensa e sente?

"Se a vibração dos seus pensamentos corresponde aos seus desejos, suas emoções são de alegria e entusiasmo. Porém, se você se concentrar na ausência do que deseja, suas emoções serão negativas e você sentirá desânimo, insegurança, depressão, pessimismo e frustração"
Você tem observado seus pensamentos? Tem observado suas emoções? Você está concentrando sua atenção no objeto de seu desejo ou na ausência dele? Tem se sentido deprimido, desanimado ou motivado e contente? Aceita as pessoas e os acontecimentos como são ou deseja que sejam diferentes? Tem sentido raiva, irritação, inveja dos outros, ou você sente gratidão pelo que tem? À medida que tomar consciência de suas emoções, você passará a entender melhor o que acontece com você. Saberá como se orientar e se direcionar para alcançar seus objetivos. Se a vibração dos seus pensamentos corresponde aos seus desejos, suas emoções são de alegria e entusiasmo. Porém, se você se concentrar na ausência do que deseja, suas emoções serão negativas e você sentirá desânimo, insegurança, depressão, pessimismo e frustração. Lei da atração De acordo com a Lei da Atração, “Você atrai para si a essência daquilo que ocupa predominantemente seus pensamentos. Por isso, se pensar intensamente nas coisas que deseja, sua experiência de vida refletirá essas coisas. Mas, se estiver pensando constantemente nas coisas que não deseja, sua experiência de vida também refletirá essas coisas”. Em vez de se preocupar, agradeça que já está alcançando seu desejo. Entre em harmonia vibrátil com o que você deseja. Quando se preocupa, você usa a imaginação para criar algo que não deseja. Assim não prejudique a você mesmo, sofrendo e imaginando o que não quer. Quando tomar consciência do que está pensando, você terá mais autodomínio. Quando compreender que obtém o que pensa, você vai escolher melhor seus pensamentos e vai entender melhor essa Lei. Por exemplo, se você deseja ser feliz no amor com seu companheiro ou companheira, observe seus pensamentos, emoções e atitudes. Entenda a diferença de vibração entre os pensamentos de amor e os seus pensamentos de rejeição, desejando que a pessoa seja diferente ou se modifique como você quer. O relacionamento entre duas pessoas reflete seus sentimentos predominantes. Tanto os conflitos como a boa convivência são criados pelas duas partes de uma relação. Para um bom convívio, é necessário respeitar a individualidade, as aspirações e a liberdade da outra pessoa. Aceitando-a sem cobranças, você a faz mais feliz. E, consequentemente, ela vai querer lhe fazer feliz. Muitas brigas são evitadas se você mudar seu modo de ver o outro e descobrir suas qualidades em vez de ficar focado em seus defeitos. Através de seus pensamentos você pode emitir boas vibrações e isso trará mais harmonia entre vocês. Sem renúncias de ambas as partes, o relacionamento se torna difícil. Mas fique atento: não se pode renunciar ao que é essencial para nós. Muitas coisas podemos fazer ou deixar de fazer, porém não é bom renunciar ao que essencial para nossa realização pessoal. Outro exemplo: se você deseja prosperar e ter sucesso, perceba se sente inveja de seus amigos ou companheiros de trabalho. O desejo de melhorar sua situação financeira fica bloqueado se a vibração de seu desejo e a vibração de seus sentimentos de inveja forem diferentes. É importante entender que colhemos o que plantamos com nossos pensamentos, vibrações, emoções e sentimentos. Lembre-se, então que “as vibrações de seus desejos e de suas crenças devem estar sintonizadas para que você receba o que deseja”. Abra seu coração e sua mente para o fluxo da Energia Universal, permitindo que a harmonia, a saúde, a prosperidade flua para dentro de você. Aceite que você merece o melhor, que merece ser feliz. Uma boa maneira de aprender a dar permissão para essa Energia Universal fluir é relaxar por uns quinze minutos. Experimente relaxar. Técnica de relaxamento Deite-se confortavelmente, sentindo-se bem à vontade, em um lugar tranquilo. Se quiser, pode colocar uma música bem suave para lhe ajudar. Feche os olhos. Sinta todo o seu corpo se soltando. Sinta que solta sua nuca e descansa a cabeça. Concentre sua atenção nos músculos da testa e sinta-a fresca e lisa. Maxilar e língua ficam pesados. Braços e pernas largados e pesados. Dedos das mãos e dos pés soltos e pesados. Relaxe a região glútea e sinta que ao fazer isso o seu corpo relaxa mais ainda.Sinta que pode relaxar cada músculo das costas da cintura até os ombros.Volte sua atenção para a respiração. Perceba o ar entrando e saindo. Você inspira e expira lentamente.Inspire lentamente. E sinta o conforto de soltar o ar mais lentamente ainda.Você pode repetir mentalmente, acompanhando o ritmo da respiração: estou inspirando, estou expirando. Sinta o fluxo natural da respiração relaxando você.Não se preocupe com seus pensamentos. Deixe-os ir e vir como hóspedes que vão e vem.Sinta-se bem em sua própria companhia. Nesses momentos de relaxamento, você acalma sua mente e se liberta dos seus pensamentos de resistência. Você não pede nada, apenas se entrega, equilibrando suas emoções e elevando suas vibrações. Relaxando regularmente, você começa a entrar no estado de permissão, se conectando com um espaço tranquilo em seu interior, fonte de sabedoria, alegria e serenidade. Com a prática, esse estado de tranquilidade vai envolver seu dia-a-dia e você se sentirá mais calmo. Você será capaz de reconhecer quando concentra sua atenção em algo que causa uma baixa em suas vibrações. E, poderá, com mais facilidade, mudar seus pensamentos negativos para voltar ao equilíbrio. Nada vem sem esforço ou sem mérito, mas compreenda que muito depende de você. Liberte-se de qualquer pensamento que faça você rejeitar esse fluxo do bem-estar e dê permissão para atrair o melhor para sua vida.
Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda Deus em você!
por Emilce Shrividya Starling
Hasta la vista, Baby!!!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

É vital equilibrar todas as áreas da vida.

"Imagine uma equipe de rafting formada por oito remadores, quatro de cada lado do bote. Se as duas duplas da esquerda simplesmente deixarem de remar, enquanto os quatro remadores da direita mantiverem sua atividade a plenos pulmões, é certo que o barco começará a girar intensamente e entrará em um parafuso sem fim, rodando como um pião, sem jamais sair do lugar. Quem prioriza apenas um ou dois aspectos da vida e deixa os outros em segundo plano acaba girando no mesmo lugar, como um barco desgovernado". A maioria das pessoas acha que para ter sucesso precisa deixar a vida afetiva de lado. Outras pensam que uma vida afetiva saudável depende do abandono da carreira. Infelizmente, há aqueles que acreditam que ter sucesso significa deixar seus valores de lado. Outros acham que para ter muito dinheiro não podem ser pessoas espiritualizadas. À medida que vamos amadurecendo, aprendemos que não precisamos escolher entre uma coisa e outra, mas sim descobrir formas de integrar as várias coisas que nos são importantes. Você não tem de escolher entre o amor e a carreira. Viva o amor e a carreira ao mesmo tempo! Você não tem de escolher entre o dinheiro e a espiritualidade. Viva a espiritualidade próspera! Um rei quis presentear um sábio, como gratidão por tudo o que ele havia feito pela família real. Deu-lhe, então, uma tesoura de ouro. Quando o sábio recebeu o presente, confessou:— Fico muito grato por seu presente, mas preferia uma agulha que costurasse e mantivesse juntos os tecidos. Toda a minha vida eu vivi como uma tesoura, dividindo e separando. Agora quero viver para unir as partes. Quero ajudar os filhos e seus pais a se amar mais. Ajudar as pessoas que vivem comigo a ser mais cooperativas. Estimular os casais a conviverem melhor. Quando as pessoas restringem suas escolhas a “ou isto, ou aquilo”, estão com uma imensa tesoura na mão, cortando e separando. É melhor assumir a postura da linha e da agulha, unindo, acrescentando, somando pontos; criar união, saber ampliar os horizontes e as possibilidades. Viver com abundância é saber integraras várias partes da vida. Você não precisa descuidar da sua carreira para cuidar do namoro. Um jovem inseguro pode, por exemplo, imaginar que a namorada suprirá as doses de carinho e segurança que os pais deixaram de lhe proporcionar e ficar preso somente ao amor, deixando os outros aspectos da sua vida de lado. Toda relação afetiva é benéfica quando nos dá força para crescer. Mas quando um relacionamento faz a pessoa trabalhar mal, com o tempo ela vai querer que o companheiro também relaxe no trabalho e, dessa maneira, os dois cairão em um abismo, assim como a relação. Se só pensamos em trabalho e não nos sobra tempo para o amor, isso é sinal de que o trabalho está sendo usado como fuga — provavelmente do medo de amar. Talvez a timidez nos impeça de procurar alguém para compartilhar nosso afeto. O medo da rejeição pode nos fazer optar pela solidão, embora essa nunca seja uma solução razoável. Quando alguém começa a namorar e deixa de lado os amigos, isso é sinal de que esse relacionamento se tornou um esconderijo em vez de proporcionar descobertas e aprendizados em conjunto. Manter os amigos é fundamental para estimular o crescimento do indivíduo. Finalmente, não há amizade, nem carreira ou relacionamento afetivo que se sustente se não estiver alinhado com a consciência, os valores e a paz interior. Somente assim poderemos viver em verdadeiro equilíbrio. Quando você escolhe fazer suas travessias de maneira equilibrada, adquire a paz interior necessária para trabalhar todos os aspectos de seu ser. A consciência de que todos os pilares da vida precisam ser arquitetados com esmero e construídos simultaneamente vai, decerto, proporcionar-lhe uma vida mais coerente e feliz. Quando há dedicação somente a uma dessas áreas, a tendência é que você perca o rumo da sua vida. Imagine uma equipe de rafting formada por oito remadores, quatro de cada lado do bote. Se as duas duplas da esquerda simplesmente deixarem de remar, enquanto os quatro remadores da direita mantiverem sua atividade a plenos pulmões, é certo que o barco começará a girar intensamente e entrará em um parafuso sem fim, rodando como um pião, sem jamais sair do lugar. Quem prioriza apenas um ou dois aspectos da vida e deixa os outros em segundo plano acaba girando no mesmo lugar, como um barco desgovernado.
Pense nisso!!!
por Roberto Shinyashiki
Hasta la vista, Baby !!!

domingo, 19 de abril de 2009

Aqui, só melhores do que eu!!!

Uma das principais razões do sucesso dos líderes é que eles contratam e chamam para trabalhar somente pessoas melhores que eles próprios. Não têm medo de pessoas competentes. Não vêem, em seu subordinados, um concorrente, mas um aliado que os ajudará a levar a empresa adiante e sempre para o sucesso. A ilusão de contratar pessoas medíocres que serão sempre subservientes, submissas, obedientes, etc. faz com que muitas empresas experimentem o fracasso. O "chefe" (sempre todo poderoso) tem a falsa impressão de ser um líder autêntico. Mas de que adianta liderar um grupo com baixo desempenho? Qual o valor de ser um líder de pessoas pouco competentes, pouco comprometidas, pouco eficientes? O verdadeiro líder é apoiado e suportado por um grupo de pessoas competentes e comprometidas. O verdadeiro líder faz questão de ter em seu grupo sempre pessoas melhores que ele próprio. Uma vez conheci um empresário de grande sucesso que me disse: "- Aqui, só melhores que eu !" E, analisando a razão do seu sucesso, todos concordavam que ela estava na qualidade da equipe que ele conseguira reunir sob sua liderança – um melhor que o outro! Assim, você que está numa posição de liderança, perca totalmente o medo de contratar pessoas melhores que você. Com autoconfiança e espírito aberto, você será capaz de reunir pessoas que farão a diferença para você e sua empresa. Essas pessoas reconhecerão a sua liderança, apoiarão você e todos sairão ganhando. Pense nisso. Contrate só os melhores! Melhores que você!
Sucesso!
Escrito por Luiz Marins
Hasta la vista, Baby!

sábado, 18 de abril de 2009

Ambiente bem humorado favorece produtividade

Ainda hoje, muitas empresas acreditam que manter o funcionário ansioso e estressado torna-o mais produtivo. A curto prazo, isso pode ser aparentemente verdadeiro, pois as pessoas correm contra o tempo e vivem em função daquela tarefa, em detrimento de quaisquer outros aspectos de sua vida. Estimular a competição entre funcionários tem o mesmo efeito, mas a longo prazo estas políticas podem se voltar contra a produtividade das empresas. Trabalhadores submetidos a ambientes estressantes e chefias desagradáveis tendem, com o passar do tempo, a associar trabalho com desprazer e sofrimento e culpam a empresa pelo prejuízo em suas vidas pessoais, perdendo assim o senso de pertencimento e 'time' que as empresas tanto cobram, mas não estimulam. Por outro lado, quem não gosta de ir a um determinado local, em que irá encontrar um ambiente mais leve, em que você poderá rir e destacar o lado cômico de situações que seriam apenas trágicas e estressantes? E por que o trabalho não pode ser este local? Um ambiente de trabalho em que a pessoa pode permitir-se ser bem humorada na dose certa – sem ser taxada de displicente – é fundamental para o aumento da produtividade e satisfação no trabalho. Atitudes simples, como deixar revistas de humor e em quadrinhos na área do cafezinho da empresa, ajudam os funcionários a confraternizarem e arejarem a mente por alguns instantes. A empresa americana Southwest Airlines, não pára de crescer, é conhecida por adotar políticas humanísticas no trato com seus funcionários. A empresa parte da premissa simples de que com funcionários felizes seus clientes estarão satisfeitos. Nessa empresa, o potencial de bom humor do empregado é avaliado desde a fase de recrutamento e seleção, em que se pede que o candidato conte algum problema profissional, que ele soube contornar com bom humor. Ambiente de trabalho em que falta humor e bons relacionamentos aumentam em muito a probabilidade de os funcionários desenvolverem doenças causadas por estresse, indo de uma simples gripe à depressão e ansiedade aguda. O estresse que empresas equivocadamente consideram benéfico, será multiplicador dos casos de absenteísmo mais tarde. Muitas pessoas deixam empregos em busca de outras colocações, procurando por maior qualidade de vida. Os prejuízos causados às empresas por elevada rotatividade de pessoal são bem conhecidos. Portanto, acumulam-se prejuízos de ordem financeira e produtiva. O bom humor estimula a criatividade, a solidariedade e diminui a ansiedade. Através dele, funcionários podem vislumbrar saídas para questões complicadas – pois tiram a 'lente vermelha' da qual enxergam o assunto – e podem ser mais eficientes na tarefa de conquistar e manter o cliente. Claro que bom senso é fundamental e não se trata de fazer piada de tudo ou não levar nada a sério. Na verdade, bom humor no trabalho deve ajudar a não deixar-se dominar por raiva, ressentimento e temor, sentimentos que afloram em empresas dominada pela 'política do estresse'. Se as pessoas precisam passar a maior parte de seus dias em seu ambiente de trabalho, convivendo com colegas, é melhor que este ambiente seja fraterno, estimulante, agradável e – por que não? – divertido.
Fonte: Ana Beatriz Silva é psiquiatra
site: Vyaestelar
Hasta la vista, Baby!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Receita da Sexta - 17/04/2009

Hoje é sexta-feira.
Nada como um pratinho diferente e delicioso pra variar.
Abobrinha recheada com ricota e atum Esta receita vai fazer sucesso durante as refeições
INGREDIENTES
2 abobrinhas grandes cortadas em rodelas de 3 cm de altura (600 g)
1 xícara (chá) de ricota amassada (110 g)
1 lata de atum em água e sal, escorrida
3 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado
Tempero à base de peixe
MODO DE PREPARO
Com o auxílio de um boleador ou de uma colher, escave as rodelas de abobrinha, formando cavidades, e reserve a polpa. Tempere a parte interna com o tempero à base de peixe e disponha-as em uma assadeira grande, untada. Pique a polpa reservada e disponha-a em uma tigela. Junte a ricota e o atum, misturando bem. Recheie as abobrinhas e polvilhe o queijo ralado pela superfície. Leve ao forno médio (180 graus), pré-aquecido, por 30 minutos, ou até gratinar e a abobrinha ficar macia. Retire do forno e sirva em seguida.
Rendimento:
4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos (+ 30 minutos de forno)
DICA
Se preferir, forre a assadeira com papel-alumínio para facilitar a posterior higienização do utensílio.
Receita cedida por
www.ajinomoto.com.br
Já disse: Se gostar, me convide pra experimentar.

21 escorregões explicam por que você não emagrece

O ponteiro da balança só desce quando as birras ficam de lado
Você vive de dieta, mas o ponteiro da balança parece conspirar contra você. Ele permanece estável, sem levar em consideração todo o esforço que você anda fazendo para manter a boca controlada. Antes de colocar toda a culpa em cima da balança e achar que tudo não passa de uma rixa pessoal, cheque a lista abaixo com 21 motivos que fazem você não emagrecer. Além de apontá-los, a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, ensina como inverter o jogo a seu favor.
(encontre a dieta ideal para você, clique aqui)
1-Esquecer de pôr fibras no cardápio.As fibras estão relacionadas à maior saciedade. Ou seja, menos fibras é igual a mais comida e, portanto, mais calorias. Cereais integrais, frutas, legumes e verduras respondem como boas fontes do nutriente. Provavelmente, uma alimentação carente nestes alimentos é composta por ingredientes mais calóricos, o que leva ao ganho de peso. (5 ótimas razões para você incluir aveia no cardápio) 2- Repetir sempre o mesmo menu.Pessoas que desejam emagrecer seguindo uma alimentação monótona desistem mais fácil do projeto de emagrecimento , constata Roberta. Variar os tipos de alimentos, texturas e sabores é um dos segredos para perder peso com saúde. (na hora das compras, ponha aliados da dieta no carrinho)
3- Pular refeições. Ao pular refeições, você só faz com que a fome se acumule. Fome acumulada pode significar descontrole e excesso alimentar em algum período do dia , alerta Roberta. (Compulsão alimentar engana seus sentidos). Além disso, não realizar, pelo menos, cinco refeições por dia, faz com que a quantidade de nutrientes importantes para o corpo não seja fornecida adequadamente. 4- Estipular metas difíceis de serem atingidas. Segundo a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, estabelecer metas de grande perda de peso, em pouco tempo, pode surtir efeito contrário e levar à desistência do projeto. Estabeleça pequenas metas durante o processo de emagrecimento. As vitórias ao longo do caminho servem como estímulo e mostram que é possível chegar ao peso desejado , aconselha. (22 dicas para você persistir na dieta). 5- Beber pouca água Zero calorias e muitos benefícios.Mesmo assim, muita gente faz cara feia na hora de beber água (2 litros é a dose mínima por dia). Além de fundamental para se manter bem hidratado, o consumo de água durante o dia retarda a sinalização de fome. Portanto, ela está envolvida com a menor ingestão de alimentos, diminuindo as calorias diárias. (Águas saborizadas ajudam a atingir a recomendação diária de líquido).
6- Comer depressa demais. Quando você faz refeições rápidas demais não dá o tempo necessário para o cérebro entender que o estoque de alimentos foi reposto e que, portanto, você pode parar de comer. De acordo com Roberta Stella, é preciso reservar, pelo menos, 30 minutos para fazer as refeições. Ingira os alimentos calmamente, em um ambiente tranquilo, evitando comer na frente do computador ou da televisão , completa. (Faça até a dieta render na hora do expediente). 7- Extrapolar na quantidade dos alimentos. A moderação é mais um segredo para ver o ponteiro da balança descer. Ingerir uma quantidade de alimentos além da necessária leva ao excesso calórico que, por sua vez, resulta no ganho de peso. 8- Dar importância desmedida ao regime. Focar toda a sua atenção à dieta, não é nada estimulante. Pensar no cardápio equilibrado a todo momento leva a uma sensação de privação e punição por ter adquirido os quilinhos extras. Veja positivamente sua mudança de hábitos alimentares. Quando menos esperar, o emagrecimento vai aparecer , incentiva a nutricionista. 9- Beliscar o tempo todo.Beliscar o dia todo faz com que você perca a noção da quantidade de alimentos ingeridos , afirma Roberta. O melhor a fazer é estipular horários para pequenos lanches entre as refeições principais. Isso ajuda muito a evitar qualquer tipo de excesso , garante a especialista. 10- Dispensar legumes e verduras.Fazer dieta, para você, é sinônimo de cortar calorias (a inclusão de alimentos saudáveis é só um adicional). Grande engano, já que legumes e verduras são indispensáveis na mesa. Além dos inúmeros nutrientes que oferecem, os vegetais são ricos em fibras e saciam sua fome mais rapidamente. Deixar de ingeri-los leva a um maior consumo de alimentos e calorias, prejudicando assim, o emagrecimento , conta a nutricionista do Minha Vida. (Use o cardápio a favor da sua beleza) 11- Ignorar as informações dos rótulos. As informações contidas nos rótulos dos alimentos são as melhores armas para os consumidores encherem o carrinho de compras saudáveis. Analisando as tabelas, dá para saber se a porção do alimento tem calorias excessivas, nutrientes importantes, ou ainda, se é rica em gorduras e açúcares. (Traduza os rótulos e escolha bem os alimentos) 12- Sofrer com a ansiedade pelos resultados. Evite se pesar em diversos momentos do dia. A variação apontada pela balança é normal em diferentes horários e até em dias consecutivos. Essas mudanças, principalmente quando o ponteiro sobe, podem desanimar quem está de dieta , conta Roberta Stella, nutricionista do Minha Vida. Por isso, pese-se somente a cada sete dias, com menos roupas possíveis, no mesmo horário e na mesma balança. 13- Cometer deslizes nos finais de semana.Muitas pessoas fazem um pequeno deslize se transformar em início da desistência do projeto de emagrecimento. Para se prevenir, fuja de situações que incentivam o excesso. Caso já tenha extrapolado, volte à dieta logo em seguida, sem restrições exageradas para compensar as calorias a mais , ensina a especialista. 14- Não praticar exercícios.Por aumentar o gasto calórico, as atividades físicas são excelentes meios para acelerar o emagrecimento. Outros pontos positivos dos exercícios é que eles diminuem a porcentagem de gordura corporal e aumentam a massa magra. Como os músculos queimam mais calorias, as atividades físicas ainda ajudam na manutenção do peso. 15- Ser fã dos chopinhos nas happy hours.O típico encontro com os amigos após o expediente pode ser uma armadilha para quem quer emagrecer. Chope, batata frita, amendoim e salgadinhos esbanjam calorias e nunca faltam nas happy hours. Você não precisa deixar de sair com os amigos, mas proponha bares e restaurantes que oferecem opções de petiscos mais saudáveis. (Veja as calorias das bebidas). 16- Não substituir as frituras pelos grelhados. Se você ainda não se convenceu de que precisa substituir os alimentos fritos pelos grelhados, aí vai uma boa causa: eles têm o dobro ou mais calorias que suas versões assadas ou feitas na chapa. Prefira sempre o grelhado , enfatiza a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida. (Todas as razões para trocar as frituras pelos grelhados, definitivamente). 17- Ceder aos doces. Na lista de campeões em gorduras e açúcares, os doces certamente levam a um excesso calórico. O conselho da nutricionista Roberta Stella é resistir ao máximo. Se a vontade for muita, opte pelas menores porções. (Faça substituições inteligentes) 18- Acreditar em dietas milagrosas.Segundo Roberta, as dietas altamente restritivas são caminho certo para o abandono do plano de emagrecimento. Opte por uma dieta equilibrada que faça com que a redução de peso seja gradual, mas efetiva , aconselha. (Ficar só na sopa, chá, shake ou proteína arrasa sua dieta) 19- Deixar de incluir lanches entre as refeições principais.Deixar intervalos grandes entre um prato principal e outro faz você chegar faminto às refeições. Não fique mais que quatro horas sem se alimentar. Garanta isso fazendo pequenos lanches , diz a nutricionista. 20- Exagerar na determinação Quando a vontade por alguma tentação aperta, você resiste bravamente. A atitude exemplar nem sempre é a mais ideal. Acumular vontade pode levar a um descontrole mais adiante , alerta Roberta Stella. Se a vontade de comer um doce for muito grande, por exemplo, coma um bombom ou uma barrinha pequena de chocolate. Assim, você evita comer a caixa de bombons inteira em algum outro momento. 21- Tomar refrigerantes Roberta explica que as bebidas gaseificadas dão uma falsa sensação de saciedade. O que acontece é que, logo após uma refeição, você volta a sentir fome mais cedo e passa a beliscar. Para acompanhar as refeições, opte por um copo de água ou de suco natural.
Extraído do site minhavida.com.br
Por hoje é só pessoal, amanhã tem mais.
Hasta la vista, baby!!!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

As Leis do Chefe.

Para sua reflexão.... As leis do CHEFE:
(Que pode muito bem ser o seu!!!) 1. O Chefe tem razão. 2. O Chefe tem SEMPRE razão. 3. Ante a improvável hipótese de que um empregado tivesse razão, entrariam imediatamente em vigência os arts. 1 e 2. 4. O Chefe não dorme em serviço, repousa. 5. O Chefe não come além do hórário, se nutre. 6. O Chefe não bebe demais, degusta levemente. 7. O Chefe nunca se atrasa, algo ou alguém o atrapalha. 8. O Chefe nunca abandona o trabalho, é requerida sua presença em outro lugar. 9. O Chefe nunca lê jornal no escritório, se informa. 10. O Chefe não se familiariza com subalternos... os educa. 11. Quem entra no escritório do Chefe com idéias próprias, deve ajustá-las às do Chefe. 12. O Chefe pensa por todos. 13. Quanto mais se pensa como o Chefe, mais se sobe na vida.
14- O CHEFE É.... O CHEFE.
Guia dos Curiosos Por que quando estamos em pé, mas com o tronco do corpo tombado, as pessoas dizem "foi assim que Napoleão perdeu a guerra"? Porque quando o exército de Napoleão estava voltando da Rússia, os soldados estavam tão exaustos e havia tanto gelo que eles mal conseguiam andar. Fatigados, eles acabavam tombando na neve, com as pernas e o tronco formando um ângulo de 90 graus.
Hasta la vista, Baby!!!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Festa do Trabalhador - 2009

Festa do Trabalhador 2009
Você está convidado a participar de um dia cheio de atrações que o SESC/MG estará oferecendo a todos os trabalhadores!!!

  • Data: 1º de maio de 2009
  • Local: SESC Pousada de Juiz de Fora/MG
  • Rua do Contorno, S/N - Bairo Nova Califórnia
  • Horário: de 09:00h as 17:00h
  • Informações: 32 3233-1005 -
  • Orkut: Comunidade: "SESC Pousada Juiz de Fora"

Atrações da Festa:

  • Apresentação do CORAL ARCO-ÍRIS
  • Dança Folclórica com o GRUPO MACAUÃ
  • Dançoterapia com a Prof. ADRIANA POLISSENI
  • Torneio de Futebol Society
  • Torneio de Vôlei - BARATA ESPORTES
  • Barraquinhas
  • Estação Saúde (aplicação de flúor) com a equipe ODONTOMASTER
  • Equipe ESTÁCIO DE SÁ de Recreação, Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia.
  • Style Dance Gueto + Teatro Curumim
  • Aulão de Boxe, Tae Bo e Mangá da Academia PUMPING IRON
  • Roda de Capoeira
  • Street Dance e Street Fitness com o GRUPO EXPRESSÃO & ARTE
  • Desfile de Modas com a equipe do JOSÉ CARLOS CORDEIRO
  • Música ao vivo com o cantor FLAVIO LOPES

VENHA E TRAGA SUA FAMÍLIA!!!!

A ENTRADA É FRANCA!!!