sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Como vai o seu Marketing Pessoal?

Criar e difundir uma imagem profissional positiva é o objetivo de quem faz marketing pessoal. Para tanto, normalmente investimos no modo de nos apresentar, cuidamos do vestuário, aperfeiçoamos a maneira de falar e cultivamos uma ampla rede de contatos, o famoso networking. Essas atitudes são importantes, sem dúvida, mas não são tudo, pois compõem a parte “exterior” do marketing pessoal. É preciso cuidar também da parte “interior”, da postura que vem de dentro, e aqui considero essenciais três coisas: profissionalismo, entusiasmo e habilidade de relacionamento.
.
Profissionalismo, em minha visão, é a soma da competência com o empenho em realizar o trabalho da melhor maneira possível. A pessoa verdadeiramente profissional persegue a excelência e não se contenta em fazer o que se espera dela – na verdade, procura superar as expectativas. É confiável, cumpre compromissos, respeita prazos. E ainda surpreende. .
Já o entusiasmo é a expressão da paixão por realizar alguma coisa – no caso, o trabalho que se realiza. O profissional entusiasmado esbanja brilho e energia, o que o faz ser percebido pelos outros como alguém bem sucedido no que faz. .
Habilidade de relacionamento dispensa definições e é tão importante que sua falta pode levar por água abaixo os efeitos positivos do entusiasmo e do profissionalismo. Afinal, de que adianta ser apaixonado pelo que se faz e ter alto grau de profissionalismo quando se é inábil para tratar com as pessoas?
Já vi gente com muita garra e competência ser afastada do trabalho ou ter sua ascensão profissional comprometida por não ser capaz de estabelecer bons relacionamentos com clientes e parceiros, superiores, subordinados e colegas.
Agora reflita: como está seu marketing pessoal em relação a esses pontos? .
O que você tem feito em prol de uma imagem de profissionalismo?
Você se satisfaz em cumprir com "a sua parte" ou procura fazer mais do que lhe é pedido?
É superficial ou profunda?
É restrita ou abrangente?
Faz as coisas sempre da mesma maneira e preocupa em inovar?
É uma profissional commodity ou luta para se diferenciar? E seu entusiasmo pelo trabalho, como está?
Será que ele tem resistido às dificuldades do dia-a-dia, da concorrência acirrada e da instabilidade que reinam hoje no mundo dos negócios? Avalie também qualidade dos seus relacionamentos profissionais.
Você sabe ouvir os outros, valoriza as opiniões alheias e aceita críticas sem se sentir ofendida?
É preocupada em se fazer compreender e diz com franqueza o que pensa?
Você coopera quando solicitada e pede ajuda quando precisa? .
Com entusiasmo, profissionalismo e habilidade de relacionamento, você pode irradiar uma imagem profissional altamente positiva, assertiva e vendedora. Veja que não estou falando de frases prontas, gestos calculados e atitudes artificiais, mas de uma postura que vem de dentro, mostrando quem você é, o que sabe e a que veio.
.
Até a próxima!
Fonte: Leila Navarro, palestrante
Hasta la vista, Baby!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!