terça-feira, 1 de setembro de 2009

Empreendedorismo: Exemplo do Mr.Camiseteria

Entrevista com o Mr. Camiseteria.
A Camiseteria é uma loja on-line brasileira que vende camisetas de uma maneira muito democrática, personalizada e divertida. Eu conheci os caras anos atrás e desde então acompanho o negócio por ser apaixonado por qualquer iniciativa que desafie um dos paradigmas mais antigos do mundo dos negócios: a Lei de Pareto. Confira a entrevista que eu fiz com o Fábio Seixas, o Mr. Camiseteria. O Fabio é blogueiro, confira a Fabio versão txt.
. "O Camiseteria foi eleito o segundo melhor site de Ecommerce brasileiro pela Academia iBest.
Quem escolheu o primeiro lugar ainda não conhecia a gente.
;)" Fabio Seixas, Camiseteria.com
. 1. O que é a Camiseteria, como andam os negócios, quantos clientes, quantos funcionários, quantos designers etc já fazem parte do negócio? Você já está milionário? O Camiseteria é uma empresa que promove um concurso permanente de estampas para camisetas onde qualquer pessoa pode participar e concorrer a R$ 1.000 em prêmios. As estampas vencedoras do concurso são produzidas e vendidas em nosso site. O Camiseteria nasceu há 3 anos e já é lider em venda da camisetas pela Internet no Brasil, vendendo mais que qualquer outra loja online. São mais de 85 mil usuários cadastrados no site que além de comprar camisetas, enviam estampas, votam nas suas preferidas ou simplesmente conhecem pessoas através do site. Atualmente a equipe é composta por 7 pessoas que são absolutamente apaixonadas pelo que fazem. Nesses 3 anos, mais 100 designers já emplacaram suas estampas no concurso do Camiseteria onde já produzimos mais de 200 produtos diferentes. Ainda não estou milionário e para ser sincero nem é essa a minha motivação principal. Prefiro pensar que dinheiro é consequência do sucesso e de um objetivo maior que no nosso caso, é valorizar o mercado de design nacional colocando poder na mão dos usuários e clientes. .
2. Eu imagino que você nunca investiu em propaganda de massa para crescer, você acredita que propaganda ainda é a alma do negócio? Eu acredito que estamos vivendo uma época onde as opções para fazer uma empresa crescer são muitas e acessíveis. Acredito em propaganda de massa como ferramenta, mas também acredito que, em determinados mercados, essa é uma ferramente que não precisa, necessariamente, ser utilizada. A propaganda continua sendo a alma do negócio, seja a propaganda paga, de massa, ou a propaganda gratuita e espontânea do boca-a-boca.
. 3. Eu imagino que a Camiseteria copiou o conceito do negócio da
Threadless, certo? Se a Threadless viesse para o Brasil HOJE, você conseguiria competir com os caras? Nos inspiramos no modelo de negócio bem sucedido do Threadless. Se o Threadless visse para o Brasil hoje, teriamos perfeitamente condições de competir de igual para igual. Mas prefiro ver isso como oportunidade e não como ameaça. Se o Threadless quisesse vir para o Brasil, poderia fazer isso através do Camiseteria que, além de consolidado, conhece melhor o mercado local.
. 4. Qual foi o maior furo n´água da Camiseteria até agora? Como você lidou com o fracasso? Durante os 2 primeiros anos, não soubemos lidar com a demanda maior do que a produção. Tivemos que rever nossos processos de planejamento de produção para melhorar uma imagem que começava a se formar de que nunca havia produto disponível no Camiseteria. Felizmente, conseguimos reverter o quadro rapidamente.
. 5. Qual é a inovação que eu encontro apenas na Camiseteria? Pessoas. Pessoas são únicas e inovadoras a seu modo. No Camiseteria as pessoas fazem a diferença pelas pequenas inovações diárias que trazem para a empresa. .
6. O sucesso da Wikipédia, Google, Flickr, Softwares de Open Source mostra que o Amadorismo está em ascensão, o povo não está fim de pagar o preço cobrado pelos profissionais de fotos, imagens, conhecimento, designer etc. Você acredita que esse tipo de comportamento vai nivelar o mundo pela mediocridade? Acho que os modelos que permitem a operacionalização do Open Source ou Crowdsourcing não buscam a mediocridade, mas sim encontrar a excelência onde seria difícil encontra-la por outros métodos. É a busca na cauda longa do que está justamente bem acima da mediocridade.
. 7. Eu vi que você saiu fora do WeShow, o que era e porque saiu? O WeShow é um site que agrega videos online de vários sites de vídeos. É a idéia que que se você quer ver vídeos interessantes, é melhor ir no WeShow onde está tudo filtrado e organizado do que ir no YouTube onde tem de tudo um pouco com todo nível de qualidade. Sai do WeShow pois preferi apostar minhas fichas no Camiseteria, onde vislumbrei maiores oportunidades de fazer a diferença e mudar o mundo de alguma forma.
. 8. Quem é o seu guru? Seth Godin.
. 9. 5 livros que todo mundo deveria ler. -O Ponto de Desequilíbrio, de Malcolm GladwellRe
-Imagine de Tom Peters
-Idéias que Colam de Chip Heath
-Wikinomics de Don Tapscott e Anthony D. Williams
-Feitas para Vencer de Jim Collins .
10. 5 web site ou blogs que todos deveriam freqüentar.
-Trizle
. 11. 3 tecnologias de internet marketing que você aposta para os próximos 5 anos. Social Media em geral, Mobile Marketing com relevância local e humanização da comunicação online. .
12. Qual é o recado que você dá para aqueles que gostariam de ser empreendedores? As vezes é importante não dar ouvidos para conselhos que podam suas idéias. Apostar nas suas idéias com planejamento bem feito é o melhor caminho.
Fonte:Camiseteria.com
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Hasta la vista, Baby!!!

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