quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O que as Organizações esperam de suas lideranças?

Temos observado, através da mídia e das organizações, que o cenário nacional e internacional, ora de crise, ora de crescimento, representa um grande desafio para as empresas, principalmente no que diz respeito à gestão de talentos. São muitas as questões que se formulam e velozes são as mudanças nestas respostas:
* O que as organizações esperam de suas lideranças?
* Como preparar e gerir talentos de alta performance?
* Como envolver o capital humano na direção das estratégias e demandas do negócio?
* Como alinhar o perfil do gestor às demandas do negócio?
A grande maioria das empresas apresenta dificuldades para atrair e reter talentos, com competências específicas. A análise de competências e perfis específicos dos funcionários é a ferramenta necessária para as empresas alcançarem resultados no curto prazo.
A Rota de Desenvolvimento é um conceito que vem sendo cada vez mais utilizado. É uma prática na qual a empresa identifica as carreiras existentes nos seus diferentes níveis ou estágios de maturidade, baseados em competências e desempenho dos seus colaboradores. A ampla análise de perfil e competências do profissional, alinhada à Rota de Desenvolvimento, torna as empresas capazes de identificar a existência de gaps e, dessa maneira, os colaboradores são estimulados a se autodesenvolver, uma vez que os programas de capacitação oferecidos pelas empresas podem não atender de modo pleno as demandas de desenvolvimento. Assim, para que o executivo ou o talento alcance a alta performance desejável e a adequação à estratégia de negócios, aos valores e à cultura das empresas é preciso aliar o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes frente às demandas atuais e futuras do negócio.
O mercado pede perfis mais abrangentes, que tenham visão estratégica e habilidades multifuncionais. A capacidade de aprender e a constante lapidação das competências são estratégias fundamentais para o êxito dos executivos. Além da busca por MBAs, cursos de pós-graduação e de extensão, os profissionais devem ficar atentos a tudo que se relaciona ao negócio com o qual eles estão engajados (artigos, livros, palestras, seminários, congressos etc.). Com isso, sempre poderão sair na frente.
A constante reflexão de carreira deve ser uma prática, pois as exigências das organizações apontam cada vez mais para a necessidade de diferenciais competitivos no capital humano para atender as expectativas do mercado globalizado.
Foco no negócio passou a ser imprescindível.
Abraço e até a próxima!!!
Fonte: HSM On-Line Alberto Pirró Ruggiero
Hasta la vista, Baby!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!