terça-feira, 15 de setembro de 2009

Empreendedorismo: Dica de Livro

Inovação, autonomia e criatividade, características vistas em grandes empreendedores que, cada vez mais, são cobradas pelo mercado. Mas afinal, como é ser um empreendedor? Existe um manual com regras a seguir? Para consultor e professor universitário Marcos Hashimoto, empreender é muito mais uma atitude pessoal, ou seja, saber como usar características pessoais de acordo com as oportunidades. Em seu novo livro Lições de Empreendedorismo, Marcos traz 28 artigos sobre o assunto, uma coletânea de seus textos mais comentados, publicados durante o período em que escreveu para o site da revista Você S/A, somados a alguns artigos inéditos e outros escritos, exclusivamente, para a publicação. A proposta do autor é trazer a teoria para uma linguagem mais fácil e acessível. Falamos com ele por e-mail e pedimos de antemão, uma degustação de um dos capítulos, baixe já em PDF!
O livro traz muitas dúvidas vistas em sala de aula? Sobre o que mais os alunos têm dúvidas? Marcos Hashimoto - As principais dúvidas são sobre a identificação de oportunidades para ter uma boa idéia de negócio. Muitas destas dúvidas estão apresentadas no livro. O importante é deixar claro que não é um livro acadêmico, embora eu seja professor universitário. Procurei traduzir a teoria em uma linguagem bastante simples e acessível, sem os jargões científicos típicos da área. O livro retrata estórias e histórias que vivenciei na minha prática como consultor, executivo, pai e professor.
. As universidades dão ferramentas aos alunos para estimular o empreendedorismo? Hashimoto - Algumas dão, são poucas universidades e são poucas as ferramentas. Acho que, comparado com universidades americanas, nós estamos a anos-luz de distância no que diz respeito à educação e formação empreendedora. Aqui no Brasil, as escolas que implementam o ensino de empreendedorismo ainda estão presas ao paradigma do ensino de planos de negócios. Mas empreendedorismo é muito mais do que planos de negócios.
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Você diz que empreendedorismo não se resume à abertura de pequenos negócios… Hashimoto - Empreender é acima de tudo, uma atitude pessoal. Se repararmos em todas as características típicas de empreendedores bem sucedidos, como ousadia, determinação, criatividade, perseverança, visão, coragem, não é difícil perceber que são características que qualquer pessoa precisa desenvolver para ser bem sucedido em qualquer ramo de atuação, seja como empreendedor, como executivo, como autônomo, como funcionário ou como dona-de-casa.
. É possível aprender a ser empreendedor? Hashimoto - Sim, é possível, embora seja importante saber utilizar características inatas da pessoa. Os empreendedores não são todos iguais, eles possuem características diferentes entre si. O que diferencia um empreendedor bem sucedido de um mal sucedido não é o conjunto de características e sim como se adere as características empreendedoras da pessoa com as oportunidades que surgem. Nem todos os empreendedores são criativos. Mas na hora de conceber uma idéia de negócio é preciso ser criativo ou, se não for, se associar a alguém que tenha boas idéias e usar as outras competências para fazer a idéia acontecer. Empreendedorismo é sempre coletivo, nunca ou dificilmente é individual.
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Em que situações você mais vê o novo empresário errar: na fase do planejamento, execução ou busca por investidores? Hashimoto - Segundo pesquisa elaborada pelo Sebrae sobre mortalidade de empresas nascentes, os erros mais comuns dos empreendedores estão na fase de planejamento do negócio. A maioria dos pequenos empresários tem dificuldade em estruturar de forma adequada sua idéia de negócio, antecipando os problemas e com pouca flexibilidade para se adequar às circunstâncias externas.
. Quando ouve depoimentos como “Isso não vai dar certo!” ou “Não tenho tempo para pensar em novas idéias” e ainda, “Não tenho dinheiro para abrir um negócio”, qual é a sua percepção sobre esse tipo de comportamento? Sente que as pessoas têm medo de ir contra as idéias já estabelecidas, inovar e pensar em novas soluções? Hashimoto - Sim, este é um grande problema dos empreendedores brasileiros, o que é um paradoxo, pois o brasileiro é conhecido como um dos povos mais criativos do mundo. O que se diz é que o empreendedor típico brasileiro é um empreendedor por necessidade, ou seja, ele acaba abrindo um negócio próprio porque não conseguiu um emprego, é diferente do empreendedor por oportunidade, que identifica uma oportunidade, se prepara e só então abandona seu emprego para perseguir o seu sonho. O empreendedor por necessidade é criativo porque PRECISA se virar de alguma forma, é a criatividade sob pressão. Quando se encontra em uma posição cômoda e confortável, ele tem resistência de mudar o status quo e sair do equilíbrio conseguido.
. Há artigos no livro que ainda não foram publicados, estão fresquinhos. Pode adiantar algumas dessas lições para a gente? Hashimoto - Um dos que mais gosto chama-se ‘Momentos da verdade’ e trata da dura realidade de que, por mais competente que o empreendedor seja, ele jamais vai ter controle absoluto sobre seu negócio e, fatalmente, alguma coisa errada vai acontecer. A grande questão é que o empreendedor não pode ter a ilusão de que vai conseguir evitar que os erros aconteçam. O importante é que, se ele não vai evitar o erro, ele deve saber o que fazer quando o erro acontecer. Neste artigo eu conto uma historinha que aconteceu comigo quando fui a um restaurante, fui mal atendido e sai sem pagar a conta. Nunca mais voltei a este restaurante. Um ano depois eu tive que voltar para acompanhar um cliente e, ao pedir a conta, o maitre disse que eu não precisaria pagar, pois fui mal atendido da última vez que fui lá, UM ANO ATRÁS. É mole? Não preciso nem dizer que eles me reconquistaram como cliente. Mais importante do que impedir que um erro aconteça é a sua atitude quando o erro acontece.
Hasta la vista, Baby!!!

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