sábado, 12 de setembro de 2009

Organizar a rotina ajuda a economizar tempo

Organização é fundamental na vida de qualquer pessoa e isso não é nenhuma novidade. Quem trabalha fora e cuida de uma casa sabe que o tempo é algo precioso e hoje em dia, para se ter um pouco deste tesouro, é necessário uma vida regrada com tudo no seu devido lugar. Você já parou para pensar quanto tempo você perde procurando a chave do carro? Ou aquela conta de luz que você precisa pagar, mas não sabe onde guardou? E o tempo perdido à procura daqueles comprovantes de votação necessários na hora de fazer o seu passaporte? Pois é, uma pessoa organizada deixa a chave sempre no mesmo lugar, sabe onde estão os canhotos de votação e tem uma pasta só para guardar as contas que ainda não foram pagas, isso sem falar em organização da vida profissional de agenda e compromissos, cumprimento de metas e etc. Preparamos algumas dicas rotineiras que te ajudarão economizar tempo, se organizar e melhorar a funcionalidade do seu dia-a-dia:

1- Cada pequeno objeto no seu devido lugar: Não hesite em comprar um porta-chaves bacana e deixá-lo ao lado de sua porta.

2- Um mancebo facilita a vida e você saberá que o guarda-chuva estará sempre ali.

3- Eleja um local da sua casa para carregar o seu celular, mais precisamente uma única tomada e carregue-o sempre no mesmo lugar. Isso faz com que você não perca o seu carregador ou perca instantes procurando onde ele poderia estar.

4- Acabou a luz e você tinha certeza que as velas estavam na gaveta da cozinha? A lanterna você nem imagina onde esteja e você simplesmente esqueceu-se de comprar fósforos na última compra do mês? Que tal guardar estes itens juntos em um mesmo local. Uma pequena caixa organizadora pode resolver o seu problema de espaço e otimizar seu tempo em momentos de blackout.

5- Tire do lugar aquilo que você não usa: Você tem uma belíssima cafeteira de café expresso, mas nem se lembra quando foi a última vez que você utilizou e ela ocupa um enorme espaço na sua cozinha? Bom, aqui o conselho é, guardá-la, vendê-la ou utilizá-la. Não tem sentido ter um "fantasma doméstico" (que você não usa) na sua cozinha ocupando espaço.

6- Organize seus documentos: Este é um item importantíssimo, principalmente para quem trabalha em casa que acaba misturando a papelada caseira e a papelada profissional. Separe por assuntos como: contas a pagar, contas pagas, documentos e recibos de IPTU, condomínio, licenciamento de veículos... Para isso, pastinhas etiquetadas são grandes aliadas da organização.

7- Monte um cronograma de afazeres e pagamentos de contas. Reserve um dia da semana para pagamentos e afazeres domésticos como compras, limpeza e arrumações. Isso poupará o seu tempo e aquelas idas diárias ao supermercado para comprar um único item, ou ter que ir ao banco várias vezes na mesma semana por desorganização.

8- Espalhe alguns lixos em pontos estratégicos, exemplo: perto da escrivaninha ou no escritório ajuda a evitar o acúmulo de papéis desnecessários.

Hasta la vista, Baby!!!

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