quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Desconte na malhação

Timidez, insegurança, raiva, ansiedade e estresse. Eles podem acabar com seu humor. Mas algumas atividades ajudam a espantá-los para beeem longe!
. A situação pode parecer familiar para muita gente: ao chegar em casa depois de um dia estressante no trabalho, você abre a geladeira e escolhe sem moderação: bolo, refrigerante, massas congeladas e por aí vai. Resultado? Uma sensação de alívio hoje e muitos quilos a mais no fim do mês. .
É certo que não há como fugir dos sentimentos que incomodam você no dia-adia, mas é possível escolher formas mais saudáveis de extravasar. Da timidez à raiva, confira a seleção de exercícios que Vida Natural & Equilíbrio montou para você terminar o dia relaxado e em paz com a balança!
.
Fúria de leão!
Diagnóstico: raiva
Solução: atividades intensas
Sugestão: BOXE
.
Uma das modalidades mais procuradas, o boxe permite que o aluno extravase a raiva de forma segura. "É o tipo de aula que tem maior procura no período noturno para as pessoas tirarem a tensão do dia", explica a diretora técnica da academia Runner, Samara Queiroz. Nas primeiras aulas, o praticante exercita a coordenação motora, aprende os golpes e o posicionamento correto dos braços e das pernas. Uma vez passada essa fase, pratica exaustivamente os diferentes tipos de ataque. Apesar do treino intenso, as aulas disponíveis no calendário das academias têm como objetivo o condicionamento físico. "Não pretendemos formar atletas", afirma. Para que a sessão de relaxamento seja mais eficiente, o aluno pode combinar a aula de boxe com alguma atividade mais calma, como o alongamento. "Os efeitos relaxantes pós-atividade física favorecerão a retomada do equilíbrio emocional", explica o diretor técnico da academia Bio Ritmo, Saturno de Souza. E mais: a atividade ajuda a evitar lesões no cotovelo, no ombro e no punho, áreas mais sobrecarregadas durante o exercício. Além de se preocupar com as articulações, antes de iniciar a atividade, o aluno deve conferir o estado de saúde do coração. "O ataque é responsável por sobrecarregar a frequência cardíaca", conta a profissional da Runner. O ideal é praticar o exercício até três vezes por semana e intercalá-lo com treinos de musculação que fortalecerão os músculos e evitarão lesões. O ritmo intenso da atividade proporciona ainda uma elevada perda de calorias, ou seja, além de sair mais relaxada da aula, em pouco tempo você conquista um corpo mais seco e definido.
.
Passinhos para lá, amigos para cá
Diagnóstico: timidez
Solução: atividades que proporcionam o convívio
Sugestão: DANÇA
. Engana-se quem pensa que para se matricular em alguma aula de dança, é necessário já levar o par. "As pessoas geralmente se juntam na hora de acordo com o nível de cada um", explica Samara. E, para começar, não se exige muito. "É preciso ter o mínimo de ritmo, uma sapatilha e vontade de aprender", afirma. Durante a aula, os alunos exercitam passos de diversas modalidades. Samba-rock, salsa e forró são as mais populares. A cada aula, os passos ficam mais difíceis, então, é fato: os alunos evitam faltar para não ficarem defasados. "É a modalidade com o grupo mais fiel", diz Samara. E não é raro encontrar os alunos fora das salas de aulas: muitas vezes eles combinam baladas para praticar o que foi aprendido durante a sessão. Dependendo do ritmo escolhido, o gasto calórico de cada aula é alterado. No entanto, os benefícios se estendem por diversas áreas: postura, coordenação motora e condicionamento físico.
.
Mergulhe sem traumas
Diagnóstico: insegurança
Solução: atividades desafiadoras
Sugestão: NATAÇÃO
. Se você é do tipo de pessoa que sua frio antes de entrar na piscina ou no mar, mas morre de vontade de passar o verão perto da praia, é necessário criar coragem e enfrentar o medo. É o que defende Souza. Para que a pessoa conquiste segurança, as aulas começam aos poucos. Primeiro, exercita-se o batimento de pernas; depois, se aprende a sincronizar os movimentos das pernas e dos braços, usando uma prancha; por fim, treinase a respiração. "A ideia é ajudar os participantes a vencer seus temores e torná-los mais seguros de si", explica o profissional.As altas temperaturas do verão fazem com que os alunos não percam uma aula. Já no inverno, a história é outra. "As pessoas não deixam de vir, mas a frequência é menor", admite a diretora da Runner. Em qualquer estação, porém, o público que opta por essa atividade é bem especifico e, muitas vezes, dispensa as outras modalidades disponíveis na academia. De alto gasto calórico, a atividade é conhecida por beneficiar todas as partes do corpo. No entanto, é necessário prestar atenção na postura para não sobrecarregar o ombro, área mais exigida durante a execução do exercício. .
Sofrendo por antecipação
Diagnóstico: ansiedade
Solução: exercícios que liberem adrenalina
Sugestão: PILATES
. Um estudo elaborado pelo International Stress Management Association Brasil (ISMA) comprovou que a ansiedade já esteve presente na vida de 91% dos brasileiros pelo menos uma vez. Apesar de não ser considerada uma doença, há formas de tratar esse tipo de sentimento. Uma das opções é a técnica do Pilates, que faz com que o aluno se desligue dos problemas e se concentre nos exercícios que precisa executar. Ao contrário da ioga, o Pilates não usa como base lições de meditação. O foco da modalidade é o condicionamento físico, priorizando postura, respiração, flexibilidade, coordenação e harmonia corporal. Apesar da ansiedade também atingir crianças, o tratamento nesse caso não passa pelo Pilates. "É difícil fazê-los se concentrar", lembra Suzana. Para os pequenos, a solução é outra, segundo especialistas: a prática de esportes não competitivos, que estimulam o lazer. E o melhor? Nada impede que essa alternativa também seja usada entre os adultos.
.
O mal do século
Diagnóstico: estresse
Solução: atividades aeróbicas
Sugestão: JUMPING na academia, CORRIDA fora dela
. Quem vive em grandes cidades, já está familiarizado com a palavra estresse. Até porque, segundo outro estudo do ISMA, 70% da população sofre com o problema. "Para conseguir extravasar a tensão causada pelo estresse, nada mais indicado do que aulas que exigem esforço do aluno, como o jumping", afirma Samara. A ideia não é descontar a raiva que você sente de alguém ou de uma situação, mas de esquecer o que tenha deixado naquela situação. Com aulas intensas, pré-coreografadas e que exigem a superação de obstáculos, o jumping exige concentração do aluno. "No limite do seu desempenho, o praticante se sentirá aliviado", afirma Souza. Outro fator que alivia as tensões é a música agitada, característica durante a aula, que ajuda a animar o grupo. No aspecto físico, a atividade é de alto gasto calórico e ajuda a modelar pernas e glúteos.
.
.
Não pode frequentar uma academia? Calma, isso não impede você de se livrar do estresse. Atividades como a corrida, que pode ser praticada ao ar livre e em qualquer horário, é uma boa alternativa. Responsável por liberar substâncias que geram bem-estar, o exercício precisa ser acompanhado por um profissional para não causar lesões no corpo do aluno. Prestar atenção na postura, acompanhar seu ritmo e trocar o tênis regularmente são algumas dicas que evitam machucados.
Fonte: Caroline Afonso
Revista Vida Simples
Hasta la vista, Baby!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar o texto? Fique à vontade!!!!